Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

23/03/20

...

 

-------------------------------

---------------------------------- 

O executivo municipal de Viana do Castelo, inaugurou, em Vila de Punhe, a Porta do Neiva do Geoparque de Viana do Castelo, um dos três centros de acolhimento turístico-educativo e vocacionado para a valorização do património identitário da margem esquerda do Rio Lima. A Porta do Neiva tem como tema “Do Mel ao Caulino” e foi alvo de uma candidatura ao Programa Operacional Norte 2020 a cargo da Junta de Freguesia de Vila de Punhe.

-------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou , a edição “A Ourivesaria Popular no Norte de Portugal e a sua vivência em Viana do Castelo, Trata-se de um trabalho  da autoria de Rosa Maria dos Santos Mota.  Este trabalho, foi classificada pelo Presidente da Câmara Municipal como uma “viagem bem organizada e sistematizada pelas histórias, pelas oficinas, pelos dotes e pelas heranças”, integra diversos capítulos dedicados ao ouro, designadamente o “ouro popular e o ouro de Viana”, “Das oficinas às arcas de família”, “Vivências associadas ao ouro popular” ou “Quando, em Viana, o Ouro sai à rua”.

------------------------------- 

Em Vila Nova de Cerveira, a Câmara Municipal vai investir 500 mil euros, em intervenções que vão requalificar a Estrada Municipal 512, assim como várias ruas de Reboreda e Nogueira e  a antiga EN 302 em Covas.  Estas intervenções, vão ser um investimento da autarquia Cerveirense.

------------------------------

A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo,  está a efetuar um plano de capacitação para profissionais do setor, em curso desde março. A primeira edição conta com mais de cento e setenta participantes, de cerca de noventa empresas do concelho, das áreas da restauração, alojamento, atividades turísticas, transportes turísticos e comércio, e termina no final de junho. No âmbito da Rede Municipal de Turismo, foi apresentado, em reunião de trabalho, o balanço do plano de capacitação para profissionais do setor. Os percursos formativos, que incluem módulos como marketing digital, atendimento e gestão de reclamações, inglês, novas tendências em gastronomia, património natural e edificado, entre outros, vêm reforçar a qualidade da oferta turística e garantir, às empresas participantes, o selo “Destino de Qualidade”, que será atribuído pela autarquia e parceiros, na primeira semana de julho.

------------------------------

 Executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou foi até Perre, onde inaugurou o painel “Contradança” de Mário Rocha, que está instalado no agora requalificado Largo Souto Barrigas, em Perre. A cerimónia integrou uma passagem pelo Miradouro do Calvário, mas também pela requalificação do Largo Barrigas Souto, onde está agora instalado um painel do artista Mário Rocha, denominado “Contradança”. A visita assinalou também os 36 anos do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Perre, fundado em 1985 como Grupo Teatral de Danças e Cantares de Perre e que, desde a sua criação, tem difundido as tradições, usos e costumes da freguesia por países de todo o mundo.

----------------------------------

O Presidente da Câmara Municipal e o responsável pela APPACDM de Viana do Castelo assinaram um protocolo de cooperação e apoio financeiro para apoiar o valor referente à contrapartida nacional da candidatura, no valor de 40 mil euros, para uma candidatura que visa melhorar as condições de equipamentos na área social. O protocolo surge na sequência da abertura de uma candidatura do Programa Operacional Regional do Norte – 2020, para contribuir para a melhoria do acesso das populações aos equipamentos de apoio social, bem como dotá-los de meios físicos, tecnológicos e humanos satisfatórios para uma resposta de qualidade nos cuidados prestados.Para a APPACDM de Viana do Castelo, serão atribuídos 40 mil euros, o valor referente à contrapartida nacional à candidatura a este aviso do Norte 2020.

------------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Gabinete de Apoio à Família, assinaram) um protocolo de cooperação e apoio financeiro para a construção de uma  (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. Agora, este protocolo tem por objeto o estabelecimento de uma plataforma de cooperação entre o Município de Viana do Castelo com vista a implementação de uma estrutura de acolhimento residencial para pessoas idosas destinada a mulheres vítimas de violência doméstica, estabelecendo ainda o regime do apoio financeiro concedido pelo Município à execução do projeto da infraestrutura acima mencionada.Com esta assinatura, o Município de Viana do Castelo atribui ao GAF um apoio financeiro no valor de 135.300 euros para contratar os estudos, levantamentos e projeto de execução necessário à candidatura ao AVISO-NR-NORTE-42-2021-91 (Equipamentos Sociais Estrutura R

-------------------------------

Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva, vai poder dar continuidade as obras de requalificação das suas instalações, uma vez que foi já establecido um protocolo de cooperação com a camara Vianense, onde esta vai apoiar com a verba de 50 mil euros, que se destinam à primeira fase da obra. O executivo camarario Vianense, fez uma   visita às obras no espaço da futura sede associativa e com vista a poder retomar a atividade associativa em condições de dignidade para esta Instituição de Utilidade Pública, com um vasto historial de 46 anos de existência de serviço à comunidade,

-----------------------------------

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, está a comemorar o seu 81º ano de atividade, assim  no próximo dia 30, pelas 11 da manhã,  vai participar na Eucaristia da Igreja Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, para celebrar assim os seus 81 anos de actividade. O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo foi fundado em 28 de Maio de 1940 na freguesia de Portuzelo, no concelho de Viana do Castelo. Fez a sua primeira actuação em público na cidade de Guimarães, durante o terceiro centenário da Restauração da Independência. Desde então, tem sido solicitado para participar em diversos festivais e romarias, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Este sábado, Arcos de Valdevez, pelas 5 da tarde no Paço de Giela tem lugar o  Inside concerto, que pretende deste modo assinalar o dia internacional dos museus. I Inside, é um projeto composto pela (soprano) Marlene Rodrigues, pianista Pedro Carlos,  guitarrista José Alberto Pinto e a violetista Carla Lopes.

--------------------------------

Foi cancelada a edição, de 2021, da Feira do Cavalo de Ponte de Lima, á semelhança, daquilo que havia acontecido o ano passado, devido à pandemia de COVID 19. A marca “Ponte de Lima Destino Equestre Internacional” que tem como base a Feira do Cavalo, evento premiado pelo Turismo de Portugal, continua a afirmar-se como uma das capitais portuguesas da cultura equestre, evidenciando-se como destino equestre internacional. Agora, tudo aponta que a feira possa regressar no proximo ano, primando pela qualidade da organização; pela qualidade dos eventos que são realizados ao nível do desporto equestre; pela qualidade dos expositores e obviamente pela qualidade das infraestruturas construídas ao longo dos ano.

---------------------------------

Os meios de combate aos incêndios rurais vão ser reforçados, passando a estar no terreno até ao final deste mes,  8.537 operacionais, 1.940 viaturas e 37 meios aéreos.Entre os meios, a Diretiva Operacional Nacional prevê, para este período, cerca de 3.156 elementos pertencentes aos bombeiros voluntários, 240 operacionais da Força Especial de Proteção Civil, 2.176 militares da GNR e os mais de 2.000 sapadores florestais. Em funcionamento, está a Rede Nacional de Postos de Vigia, composta por 77 postos de vigia para prevenir e detetar incêndios. O combate aos incêndios rurais vai contar este ano com um novo instrumento para melhorar a coordenação entre as entidades envolvidas na deteção e vigilância dos fogos, denominada Diretiva Integrada de Deteção e Vigilância de Incêndios Rurais que vai ficar na tutela da Guarda Nacional Republicana. Dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas  indicam que até hoje deflagraram 2.317 incêndios que resultaram em 8.119 hectares de área ardida.

--------------------------------

São mais tres campos de futebol do concelho de Viana do Castelo, que vão beneficiar de piso sintetico, uma vez que a camara de Viana vai adjudicar por um valor global de 800 mil euros as empreitadas nos campos do Perre, Deocriste e Vila Franca. A autarquia Vienense, refer que este investimento vai ao encontro da aposta que tem sido feita pelo Município, na última década, para a transformação profunda do tecido desportivo e dos equipamentos desportivos do concelho, o que irá permitir a Viana do Castelo ser Cidade Europeia do Desporto em 2023.

-------------------------------

Em Esposende, este  sábado, pelas 9 da noite, o  Auditório Municipal, vai acolher o  concerto da Orquestra da Costa Atlântica, intitulado “Génios Ilustres e Desconhecidos do Classicismo”, trata-se de uma  organização do Município, o concerto tem entrada livre, mas está sujeito à limitação do espaço,

-----------------------------

Em Moledo, está decorrer na rua do Fêlo, uma empreitada, de construção da rede de águas residuais, obra esta orçada em  237 mil euros. Esta vai abranger 35 ramais, 220 metros de coletor gravítico e 200 metros de conduta elevatória. A obra ainda abrange a execução de uma estação elevatória.  É de referir ainda que as Águas do Alto Minho na área de intervenção estão a substituir a conduta de abastecimento de água. Esta empreitada vai permitir construir rede de saneamento em Venade, Azevedo, Moledo e Âncora, e expandir a rede de abastecimento de água em Moledo. Na globalidade, esta intervenção vai servir 493 habitações e 558 habitantes.

---------------------------------

Ate ao final deste mes, em Pardes de Coura,  os courenses são desafiados a participar numa  iniciativa solidária, que visa angariar o maior montante para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esta ação iniciou-se com uma corrida, em que o valor de cada inscrição, foi um donativo à consideração de cada um dos interessados na participação na Corrida para a Vida e o valor total reverteu para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

---------------------------------

O Município de Paredes de Coura , começou a proceder á  substituição das luminárias do concelho. Ao todos são mais de 6 mil luminárias de iluminação pública existentes por todo o território courense, que a partir de agora serão dotadas de tecnologia LED de última geração, para  tal autarquia Courense vai dispor de  um esforço financeiro  na ordem dos 1,5 milhões de euros. Os trabalhos foram iniciados esta semana.

-----------------------------------

Na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, está disponível para visita a exposição “Oficina de Afectos”, de Marta Madureira, que inclui a obra gráfica publicada em livros, revistas e jornais.A mostra, pode ser visitada até 4 de julho, 

------------------------------------

Está no terreno uma campanha de sensibilização, com vista á protecção do borrelho de coleira interrompida, pequena ave que nidifica nos areais das praias da nossa região. A campanha vai no sentido de alertar as pessoas que sempre que encontrem ovos no areal, que devem alertar as autoridades, no sentido de ser colocada em redor uma faixa de proteção, para evitar o aproximar de pessoas e animais. Recorde-se que esta é uma campanha que acontece todos os anos, entre maio e junho, altura em que estas aves nidificam e que tem dado efeitos positivos, pois esta ave encontrava-se em fase de desaparecer e neste momento, são varias as colónias destas aves que são avistadas nas praias, especialmente a norte de Viana do Castelo.

------------------------------------

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub