Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

30/08/19

...

---------------------------------

Na quarta feira, primeiro dia do ano de 2020, o Teatro Sá de Miranda de Viana do Castelo recebe pelas 5 da tarde o Concerto de Ano Novo com a Orquestra Clássica do Centro. A entrada gratuita, mas bilheteira obrigatória. Os bilhetes estarão disponíveis apenas no dia do evento, 2 horas antes do espetáculo.

-------------------------------------------------

Vila Nova de Cerveira recebe esta terça feira a passagem de ano no Terreiro, que à semelhança dos anos anteriores, a ‘Noite Velha’ 2019/2020 arranca com a atuação do Grupo Musical Costa Verde, prosseguindo com 13 DJ’s em 3 espaços diferentes do Castelo. Animação não vai faltar na ‘Vila das Artes’ para a despedida de 2019 e a receção à década de 20 deste século XXI! A Câmara Municipal, em colaboração com alguns comerciantes do centro histórico, preparou mais um Reveillón repleto de diversão, num ambiente acolhedor quer para famílias quer para grupos de amigos.  Mais uma vez, a autarquia cerveirense oferece champanhe, uvas passas e um espetáculo de fogo-de-artificio para dar as boas-vindas a 2020 com toda a pompa e circunstância.

--------------------------------------------------------

A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, realiza a 7 de Janeiro em Valença o debate em que o temna versa, sobre o futuro do desenvolvimento do Vale do Minho pelas comunidades, a abordagem ao LEADER e desafios para o futuro. O objetivo desta ação passa por contribuir para refletir sobre prioridades e estratégias de futuro para o Vale do Minho e contará com a intervenção de diversas entidades representativas dos vários sectores socioeconómicos do território, nomeadamente o Presidente do Município de Valença, Manuel Rodrigues Lopes, oPresidente da Direção da ADRIMINHO, Manoel Batista, o Presidente da CCDRN, Fernando Freire de Sousa, a Diretora Regional de Agricultura, Carla Alves, o Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues e o 1º Secretário da CIM Alto Minho, Júlio Pereira. A esta ação associa-se um momento que pretende comemorar os 25 anos da ADRIMINHO.

------------------------------------

A Igreja Matriz de Caminha, recebe na quarta feira, primeiro dia do ano, pelas 5 da tarde o concerto de Ano Novo, pela Banda Musical Lanhelense, sendo esta uma iniciativa de Camara de Caminha

-----------------------------------------------------------------

Em Vila de Punhe este domingo tem lugar a partir das 9 da manhã, um passeio solidario de bicileta, com umpercurso de cerca de 40 quilometros. a receitya do apurado, reverte a favor do Berço, Centro de Acolhimento termporario para crianças de Viana do Castelo

------------------------------------

Em Viana do Castelo foi apresentado o Tomo 53 dos Cadernos Vianenses, uma publicação de agrega textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de figuras da cultura vianense, abordando diversos temas e estudos. Os Cadernos Vianenses assumem-se como um repositório da cultura vianense, conjugando a sabedoria e as memórias dos autores. Nos Estudos Vários, o Tomo 53 integra “Os governos da Câmara de Viana do Minho durante o Antigo Regime” e conhecer mais sobre ”Viana em Camilo: Estrelas Propícias”. Destaque ainda para “Boaventura Maciel Aranha: biografia de Dom Rodrigo de Moura Teles”, bem como “João da Providência Sousa e Costa: ‘Um ilustre vianense’ na Universidade de Coimbra”. Os Cadernos Vianenses incluem ainda um texto sobre “Dois amigos: Raúl Brandão e João da Rocha”, bem como um artigo sobre “O associativismo agrícola em Viana em finais do século XIX”. Nesta edição, é também apresentado um texto sobre os “100 anos de história da GNR em Viana do Castelo”. “O mítico relicário da Irmandade de Nossa Senhora das Dores de Afife”, “A evolução da frota bacalhoeira”, “Heráldica em Viana do Castelo: Património a revalorizar” e “Nos 170 anos da Assembleia Vianense” são outros estudos variados publicados.

-----------------------------------------

No concelho de Caminha a freguesia de Venade, vai manter uma tradição antiga, que é a Benção dos animais, que acontece a 12 de janeiro na Ermida de Santo Antão. Assim está marcada para as 3 da tarde a Benção de Santo Antão, aos animais domésticos. O paroco da freguesia convida todos aqueles que tem animais domésticos, como, cães, gatos, galinhas e outros a levarem-nos, bem como os que não tem, a marcar presença.

----------------------------------------------------

Em Monção o Executivo Municipal aprovou o plano e orçamento para 2020, no valor global de 26.milhões de euros e agora vai ser analisado em Assembleia municipal na quinta feira.

-----------------------------------------

O Município de Esposende aprovou, em reunião de Câmara a atribuição de um apoio financeiro de 2 500 euros à Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, para apoio à organização do evento MusiCórdia – Temporada de Música MMXIX. Este apoio é sustentado pela qualidade do evento e sucesso que tem vindo a alcançar, bem como pelo inegável interesse público da iniciativa para o desenvolvimento cultural do concelho e promoção da música.

--------------------------------------------

Em Castro Laboreiro, no penúltimo dia do ano, queima-se a figura do pai velho e deixam-se votos de um excelente 2020. A partir das 23h00, em ambiente de grande folia, o povo sai à rua e despede-se do Ano Velho com um momento único, onde reinará a boa disposição, a animação, muitas surpresas e malvadezes da Bruxa “Meiga Mariluche”. A “Queima do Ano Velho” tem concentração junto ao posto de turismo e igreja, no centro de Castro Laboreiro. Esta é já uma tradição da vila e que, a cada ano que passa, atrai cada vez mais curiosos. A tradicional queimada galega e os sons celtas, muito assentes nas tradicionais gaitas de foles, serão trazidos para este evento relembrando outros tempos. O grupo musical “Os Rampeiros” protagonizará um momento de música ao vivo. «O grupo distingue-se pela popularidade e musicalidade do seu reportório, que nos transportará para tempos ancestrais, fazendo emergir a vontade de deixar o corpo acompanhar os ritmos, entregando-se ao baile e à folia a que nos transportam as gaitas de foles».

-------------------------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira a 19 de janeiro, cumpre-se a tradição de ‘Cantar as Janeiras, nesse dia vários grupos da comunidade cerveirense reúnem-se, anualmente, numa tarde de domingo do mês de janeiro para desejar boas festas publicamente. O evento ‘Cantar as Janeiras’ 2020 está agendado para o Cineteatro, e as inscrições já se encontram abertas até ao dia 8. Pelo 11º ano consecutivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira lança o convite a associações culturais, recreativas e desportivas, escolas, IPSS’s e outros grupos da comunidade para representar a tradição de cantar as janeiras, contribuindo para a preservação e promoção do património etnográfico e imaterial do concelho e da região.

------------------------------------------------

Em Valença a festa de Passagem de Ano, vai acontecer no Largo da Estação, com muita animação, em recinto coberto e com entrada livre, com a organização da camara Valenciana, vai contar com fogo de artifício, grupo musical, dj's, oferta de champanhe e uvas passas, num evento onde a festa e a diversão prometem uma noite de passagem de ano memorável. O evento realiza-se no Largo da Estação, em recinto coberto, com aquecimento, decoração, muita animação e serviço de bar.A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença em parceria com os bares e discotecas de Valença.

-----------------------------------------------------------------

 Valença quer reforçar a atratividade, o investimento e a fixação de pessoas, com medidas fiscais excecionais, para 2020, das mais competitivas de Portugal. O pacote de medidas, aprovado pelo Município de Valença, implica grandes benefícios para os investimentos, sobretudo, nas áreas da industria e turismo, na recuperação de imóveis no centro histórico e no reforço da oferta habitacional. Para o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Lopes “Valença tem as melhores condições estratégicas e de incentivos para atrair investimentos dinamizadores do concelho e da região transfronteiriça”.

------------------------------------------------------

Foi adiada para  sábado---o dia 28, a fogueira de Natal no Largo das Neves, uma vez que está previsto mau tempo para os próximos dias segundo adiantou a organização. A terceira edição desta iniciativa popular, que deveria começar este sábado, e prolongar-se até quarta-feira, pretende promover o convívio natalício das populações do vale do Neiva. A organização, está a cargo do grupo Lenhadores do Largo, juntou mais de 50 toneladas de lenha para manter acesa durante os cinco dias a fogueira de Natal, no largo das Neves, comum às freguesias de Barroselas, Mujães e Vila de Punhe. O movimento cívico que organiza a fogueira de Natal vai oferecer mais de uma centena de árvores para serem plantadas na zona onde agora foi realizado o abate seletivo de arvores, para a fogueira..

------------------------------------------------

Os últimos moradores do prédio do Coutinho de Viana do Castelo, vão ser alvo de uma ação judicial interposta pela Vianapolis, onde esta pede ser indemnizada por “todos os custos que está a ter com o adiar da desconstrução do edifício”. A Vianapolis adiantou que a “ocupação ilegal” das frações onde residem os últimos moradores no edifício de 13 andares “obrigou a nova prorrogação do prazo de vida da VianaPolis, por mais um ano”. A ação judicial está a ser ultimada e deve dar entrada até final de janeiro reclamando uma indemnização por todos os custos associados à desobediência das decisões judiciais”, segundo refere a sociedade. A VianaPolis é detida em 60% pelo Estado e em 40% pela Câmara de Viana do Castelo

-----------------------------------------------

A Câmara Municipal de Ponte de Lima deliberou aprovar a Empreitada de “Construção do Campo Municipal da Facha. O empreendimento adjudicado à empresa Edibarra – Engenharia e Construção, S.A., tem o valor de 1.098.000,00€ (+ IVA a 6%). Neste sentido, e no âmbito do programa de equipamentos desportivos, o Município de Ponte de Lima pretende implementar a construção de um campo de jogos de relvado sintético, bem como, as instalações dos serviços de apoio e bancadas. Este é o sétimo campo municipal que a autarquia quer instalar junto a centros educativos do concelho, para apoiar a comunidade escolar e a população em geral.

---------------------------------

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho, aprovou o plano de atividades e orçamento para 2020 em Assembleia Geral, que se realizou em Valença, sendo o orçamento de cerca de 300.000 euros, em parte cofinanciado pelo Programa Interreg V A. O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho - é uma pessoa coletiva de direito público, constituída em fevereiro de 2018 pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e pela Deputación Provincial de Pontevedra, com vista a promover a cooperação territorial transfronteiriça.

------------------------------------------------

Dia 27, sexta feira, reúne a assembleia de freguesia de Afife, a sessão esta marcada para as 9 da noite na sede da junta de freguesia e vai ter 4 pontos a fazer a ordem de trabalhos, destacando-se, a apreciação das atividades da junta e a discussão e votação das opções do plano e orçamento para 2020,

--------------------------------------------------------------

Em Esposende o Município em parceria com a Esposende 2000, promove, ao longo do ano de 2020, mais uma edição dos Jogos Desportivos Escolares. A zona ribeirinha da cidade de Esposende vai acolher, a 24 de janeiro, entre as 8h30 e as 13 horas, os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e do Secundário das escolas do concelho, para disputarem provas da primeira modalidade em competição, o Atletismo. Os Jogos Desportivos Escolares são um projeto de valor desportivo e pedagógico comprovado que se desenvolve ao longo do ano letivo e pretendem proporcionar aos jovens um espaço desportivo capaz de mobilizar toda a comunidade escolar e que se traduza numa atividade apelativa capaz de influenciar positivamente o gosto pela prática desportiva, complementando as atividades já desenvolvidas no âmbito do desporto escolar.

--------------------------------------

A Eurocidade Monção – Salvaterra promove no próximo dia 28 , sábado, mais uma edição da Prova Solidária S. Silvestre com um percurso de cinco quilómetros pelas ruas e praças das duas localidades fronteiriças ligadas, há mais de duas décadas, por uma ponte internacional sobre o rio Minho. “A componente social é um excelente pretexto para os jovens de 8 anos e os seniores de 88 praticarem desporto” afirmou João Oliveira, secundado por opinião semelhante de Edgar Martinez: “o mais importante é desfrutarem, fazendo o bem junto das pessoas que precisam”. Ambos participam na prova, cuja partida tem lugar na Praza do Concello, em Salvaterra, pelas 19h00 (HP), e a chegada na Praça Deu-la-Deu, em Monção. Quem quiser participar nesta prova solidária apenas terá de entregar um alimento não perecível que, numa fase posterior, será distribuído pelas famílias com dificuldades económicas de ambos os municípios.

-------------------------------------------------

Estão abertas as inscrições para a IV Corrida de Ano Novo, de Esposende, que decorrerá no dia 11 de janeiro de 2020, numa organização do Município de Esposende, com o apoio da Associação de Atletismo de Braga. O evento integra uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de 8 quilómetros, sendo que a novidade desta edição é a Kids Run, uma prova direcionada para os mais novos. Com uma distância de1 Milha (1609m), a Kids Run será disputada nos escalões de Infantis (2007/2008), Iniciados (2005/2006) e Juvenis (2003/2004), masculinos e femininos, e terá início às 16h00, com partida do Largo Rodrigues Sampaio, no centro da cidade.Do mesmo local partem, às 18h00, a corrida e a caminhada, estando a cerimónia de entrega de prémios prevista para as 19h30. A Corrida de Ano Novo integra a estratégia de desenvolvimento desportivo e turístico do Município, visando a promoção da prática desportiva, bem como a dinamização do comércio local. Este evento enquadra-se também no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne a Saúde de Qualidade (ODS 3) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

-------------------------------------------------------------------------

O Município de Caminha vai realizar, no  (dia 17 de janeiro, a primeira Gala do Desporto. A cerimónia, que decorrerá no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, é organizada pela Câmara Municipal e visa distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos que, durante a época desportiva, mais se notabilizaram. Diversas são as categorias que a Comissão de Avaliação terá de analisar, como: Associação ou Clube Desportivo do Ano; Equipa do Ano; Dirigente do Ano; Atleta de Mérito do Desporto Escolar; Atleta do Ano; Treinador(a) do Ano; Atleta Revelação; Mérito Desportivo. A Comissão de Avaliação será composta por um conjunto de personalidades ligadas ao processo desportivo local.

---------------------------------------------------

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub