Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

24/04/19

...

--------------------------------

-------------------------------------

Em Monção, a freguesia de Longos Vales, realiza este domingo a partir das 2 e meia da tarde, uma antiga tradição, que consiste naquilo que o povo aplida de o levantamento do pau, que assinala o arranque das festividades em honra de S. João Baptista, que decorre entre 20 e 24 de junho, constando do levantamento de um pau de eucalipto com uma altura variável entre 30 e 40 metros e que junta sempre muitos curiosos no lugar do Mosteiro. Para tal, os elementos da comissão, entre quatro e seis pessoas, retiram o pau de uma carrinha de caixa aberta e, com a ajuda de quatro cordas entrelaçadas e muitos populares, procedem à sua colocação vertical num trabalho de equipa, onde é necessário habilidade, força e estratégia coletiva. A tradição será animada pelo Grupo de Bombos “Os Ceboleiros”, seguindo-se a arrematação de ofertas.

-----------------------------------------------------------------------

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo investiram mais de 12.500 euros na aquisição de trinta painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica. Os painéis adquiridos registam uma produção de 3500KWH e são para autoconsumo das instalações situadas na Avenida de Cabo Verde, permitindo assim uma maior sustentabilidade, reduzindo o custo com a energia elétrica. Os SMSBVC têm a funcionar, desde 2011, vinte painéis fotovoltaicos, também instalados naquelas instalações, para venda de energia à rede elétrica, representando uma poupança na fatura de energia elétrica de cerca de 39% no ano de 2018.

-----------------------------------------------------

Viana do castelo prepara-se para regressar à idade media, com a realização da feira medieval da cidade que ocorre em pleno casco histórico da cidade entre esta quinta e domingo.

---------------------------------------

Em Caminha, está a decorrer a empreitada de recuperação do pontão flutuante na Foz do Rio Minho, num investimento de 22 mil euros, da Polis Litoral. O objetivo desta empreitada, é garantir a segurança dos utilizadores, banhistas e pescadores. Trata-se de uma obra importante, pelo serviço que o pontão presta às embarcações ali ancoradas mas, sobretudo, por ser a forma de permitir o rápido auxílio da Marinha a alguma situação de emergência que possa acontecer na barra

---------------------------------

Em Viana do Castelo, do antigo armazem da Quimigal, abandonado, há cerca de 30 anos, vai ser demolido, para dar lugar a habitações de luxo, num investimento de uma empresa da cidade, que vai ali investir cerca de 10 milhões de euros e a demolição deve acontecer já em setembro. Naquele espaço serão construídos 22 apartamentos de luxo e duas lojas comerciais, com um prazo de execução de 24 meses. O empreendimento vai ocupar uma área de 5.550 metros quadrados, com cave, rés-do-chão e dois andares, vai ser em  forma de ‘U’, projetado pelo arquiteto Fernando Jorge, vai nascer totalmente virado para o rio e o mar e terá, a meio, uma praça verde, aberta à comunidade.

-------------------------------------------------

 Abre portas esta sexta e para durar até domingo, a 26ª feira mostra de Produtos Regionais do Alto Minho de Paredes de Coura, que ocorre no Largo Hintze Ribeiro. Organizada pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Mostra Coura, por esta XXVI Feira Mostra vão passar sete dezenas de expositores, bem como 20 tasquinhas a representar as associações culturais deste concelho do coração do Alto Minho e que farão desta feira uma montra privilegiada para a promoção e escoamento dos seus produtos.

Do Alto Minho e de outros pontos do país, esta XXVI Feira Mostra tem também patente artesanato diverso, com a presença de mais de três dezenas de artesãos alguns dos quais a trabalhar no local as suas próprias peças. Na tarde de sábado merece também particular destaque o Concurso do Bolo do Tacho e Biscoitos do Minho, dois incontornáveis produtos da nossa terra cuja característica forma de os confecionar atravessa gerações.

-----------------------------------------------------

O Plano de Ordenamento da Orla Costeira Caminha – Espinho está “essencialmente concluído”, estando “a ser aprovado” para o presidente da Agencia Portuguesa do Ambiente este foi um diálogo de muitos meses, onde as posições foram convergindo e permitiu, por isso, de facto aprovar o plano”,. Referiu ainda que “a gestão do território é predominantemente municipal” e que o próximo passo, é transpor para os Planos Diretores Municipais , o novo Plano de Ordenamento da Orla Costeira Caminha-Espinho que prevê a demolição de 34 edifícios e centenas de habitações. O plano limita, e em muitas zonas até proíbe, a construção de habitações frente ao mar e preconiza o recuo planeado de 14 aglomerados, dos quais 12 em “áreas críticas” expostas a fenómenos extremos e ao risco de erosão e de inundações. Em causa está a retirada progressiva de edifícios em risco ou ilegais em cima das dunas nas praias da Amorosa, Pedra Alta (Viana do Castelo), Pedrinhas, Cedovém, Suave Mar, Ofir Sul (Esposende), A-ver-o-Mar (Póvoa de Varzim) Congreira, Mindelo, Pucinho (Vila do Conde), Marreco (Matosinhos), Madalena, Valadares (Gaia) e Paramos (Espinho).

-------------------------------------

Liliana Silva a deputada social democrata, eleita pelo distrito, voltou à carga na defesa do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, pois refere que o Porto de Mar tem inúmeros problemas que se têm agravado ao longo dos tempos e portal a necessidade urgente de uma intervenção, para dignificar o trabalho dos pescadores e dar-lhes a segurança necessária para a faina. A deputada, enviou fotografias do estado atual do Porto de Mar à Ministra do Mar Ana Paula Vitorino, apelando a uma intervenção urgente, porque existem queda de pedras de um dos pontões que está a colocar em causa a segurança do mesmo, e uma escada, extremamente necessária para o desembarque, que não tem condições para circulação de pessoas, estando degradada e partida. Liliana Silva refere ainda na sua nota, que  deveria ser pensada uma medida de exceção para que em alturas de assoreamento ( que ultrapassa a vontade de qualquer pescador ir trabalhar) fossem concedidos regimes especiais no pagamento do aluguer desses armazéns, nomeadamente descontos ou isenções.”

----------------------------------------------------

Em Esposende a Câmara Municipal vai apoiar a Associação Cultural e Recreativa Amigos de S. João, de Esposende, na organização das Marchas Populares 2019. O Município vai contribuir com o montante de 2 500 euros para a realização desta atividade, a realizar no âmbito das festividades populares dedicadas a S. João, em junho.

--------------------------------------------------------------------

Em Caminha a ponte sobre o rio Coura, vai ser alvo de uma intervenção, de proteção anticorrosiva e substituição de travessas da ponte num investimento por parte da Infraestruturas de Portugal de 1,5 milhões de euros e tem um prazo de execução de 250 dias”.De acordo com a IP, “os trabalhos serão desenvolvidos sem causar impactos na circulação ferroviária”.

----------------------------

Cerveira e Tomiño , vão no dia 16 comemorar os 15 anos de abertura da Ponta Internacional da Amizade, com a realização da II Caminhada Saudável Eurocidade Cerveira-Tomiño. Esta tem Inscrições gratuitas, mas obrigatórias e trata-se de uma caminhada de dificuldade média-baixa, o percurso entre os dois concelhos tem uma duração estimada de 2h30, com saída do Espaço da Fortaleza de Goián às 09h00 hora portuguesa.

--------------------------------------------------------------------

A beneficiação da EN 301, que liga Caminha a Vilar de Mouros vai continuar. O troço, alvo recente de um investimento superior aos 600 mil euros, vai ter uma nova iluminação, com tecnologia LED. Mas as novidades não ficam por aqui: a ligação desde o Nó da 28 até aos limites do concelho também vai ser requalificada. As boas notícias foram conhecidas sábado, durante a cerimónia de inauguração da obra, que contou com a participação do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.

---------------------------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira, vai decorrer de 22 a 25 de Agosto, a edição 2019 da Festa da História, que conta com a organização da Câmara Municipal em parceria com a Associação Velha Lamparina, De momento e até 7 de junho, encontram-se abertas inscrições, para aqueles que quiserem participar, como Mercadores, taberneiros, artesãos e associações interessados, devem submeter a respetiva inscrição junto dos serviços culturais da Câmara Municipal ou da Associação Velha. Este certame conta com uma vasta e animada programação minuciosamente elaborada, não vai faltar o habitual cortejo medieval, um conjunto diversificado de espetáculos de teatro, música, falcoaria real, malabarismo e acrobacias, demonstração de serpentes, danças orientais e ofícios, para além da mostra e venda de produtos artesanais e gastronómicos.

--------------------------------------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira, na sexta feira, abre o parque Aquático , que funcionará gratuitamente até finais de setembro, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 19h30. O encerramento acontece todas as segundas-feiras para manutenção. Este parque temático incorpora uma componente lúdico-pedagógica singular, com diversões associadas ao troço internacional de água, com réplicas de canais, comportas, barragens, jatos e repuxos de água.

------------------------------------------------------------

O À Margem- Armazém Teatral   vai apresentar no Cine teatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora  o seu último espectáculo " A Guardiã de Retretes!" no sábado Junho pelas 21h30m. Trata-se de um espectáculo de benificência para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. O espectáculo visa obter ajuda financeira para esta associação destes homens e mulheres que se dedicam a trabalhar em prol da comunidade. Toda a receita reverterá a favor da Associação dos  Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

--------------------

Câmara Municipal de Viana do Castelo e a empresa Ciência Divertida vão promover, no âmbito do programa Bandeira Azul 2019, atividades de educação ambiental, nas oito praias de bandeira azul do concelho. As atividades “Stop ao Lixo Marinho” e “Ecossistemas Marinhos: Heróis em Ação” vão ser dinamizadas alternadamente pelas praias, entre as 10:00 e as 12h00 horas, tendo como objetivo chegar às famílias e ao público em geral, com especial destaque para as crianças. Assim, as praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo do Neiva vão ser palco de diversas atividades e, através de jogos, os utentes das praias vão responder a questões sobre a relação entre o mar e a terra, a influência que os oceanos têm em todos os aspetos da vida do planeta e os diferentes habitats dos seres autotróficos. Neste âmbito, serão ainda abordadas as fontes de poluição e as medidas a tomar no dia-a-dia para conservar o ambiente.

-----------------------------------

O mês de Junho, vai ficar marcado em Viana do Castelo com as jornadas de arte popular, que vão na sua 28ª edição e decorrem entre 1 e 29 de junho, numa organização da união das freguesias da cidade. Os jogos populares um concurso de pesca, bailaricos populares, petiscos e caldeiradas e a famosa Coroação de S. Pedro e S. Paulo no Largo de São Domingos, são alguns dos pontos que mais se evidenciam.

--------------------------------

A Comissão de Combatentes do Ultramar do concelho de Caminha, vai esta segunda feira, comemorar o 15º encontro de combatentes do concelho a ter lugar em Vila Praia de Ancora. Dentro do programa, destaca-se a concentração pelas 10 da manhã na Praça da Republica, uma hora mais tarde tem lugar uma cerimonia religiosa Ecuménica na Capela da Senhora da Bonança, em homenagem a todos os militares. Ao meio dia junto do monumento aos combatentes, tem lugar uma guarda de honra, pelos bombeiros de Vila Praia de Ancora, seguindo-se o içar da bandeira e a entoação do Hino Nacional. Haverá ainda a entrega de medalhas comemorativas da guerra do ultramar e a colocação de uma coroa de flores no monumento, pelos representantes dos três ramos das forças armadas, assim como será feita uma homenagem aos mortos. No final, tem lugar um almoço convívio.

----------------------------------------------

Em Paredes de Coura , está a realizar-se este fim de semana a 26ª feira mostra de produtos regionais, que vai contar com 70 expositores e 20 tasquinhas, geridas pelas associações do concelho. O objetivo desta ação, passa por promover os produtos regionais, assim como os produtos de fumeiro. Presente vai estar o artesanato local, onde vários artesãos vão estar em atividade, mostrando assim a sua arte.

------------------------------------------

Ponte de Lima recebe este fim de semana a edição 29 da festa do vinho verde e dos produtos regionais, o certame vai ter lugar nas instalações da Expolima, pavilhão de feiras e exposições.

----------------------------------------------------

Em Esposende a edição 2019 da Galaicofolia, vai decorrer entre 19 e 21 de julho no Castro de S. Lourenço em Vila Chã, no entanto decorrem, até 31 de maio, o prazo de inscrição de vendedores para participação no Mercado Romano e Espaço Zythos. Podem candidatar-se a estes espaços artesãos, mercadores, místicos e vendedores de produtos enogastronómicos (cerveja artesanal, cidra, hidromel, tapas variadas,.) que se enquadrem nesta recriação histórica.

A Galaicofolia é promovida pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Município, tendo como objetivo promover a cultura, a arte, o artesanato, a gastronomia e a enogastronomia do noroeste peninsular, área de influência da Cultura Galaica.

----------------------------------------------------------------------

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub