Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

07/01/19

...

--------------------------------------

-------------------------------------

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana promove dia 23 quarta feira pelas 2 da tarde, a 3 edição da sessão, Incentivo ao Empreendedorismo, a sessão ocorre na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pelas 2 da tarde. Apresentar Planos de Negócio de ideias inovadoras, desenvolvidos pelos alunos de Biotecnologia e de Enfermagem Veterinária, é o objetivo da sessão. O alunos foram desafiados a encontrar soluções para lacunas existentes no mercado e identificaram oportunidades de negócio em produtos tão distintos como velas e incensos com feromonas; uma escova canina multifunções; uma colher para facilitar os snacks saudáveis a meio da manhã/tarde; um peitoral para arrefecimento canino; um sistema para a hidratação de cães de caça; a venda de produtos especializados para cães e gatos; um sistema de booking para animais; a venda de pacotes personalizados para gatos; temperos inovadores para substituir o sal ou palmilhas para acabar com o mau odor.

São 10 ideias inovadoras, concretizadas em Planos de Negócio desenvolvidos nas unidades curriculares de “economia e gestão” e “gestão de empresas”.

Os melhores projetos irão ser premiados pela In.Cubo.

---------------------------------------

Esta sexta feira, por volta do meio dia, em Melgaço vai estar o Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, que se faz acompanhar pela sua equipa, o Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Silva Torres, e o Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino - A comitiva irá conhecer o projeto de modernização e redimensionamento da adega da Quinta de Soalheiro. Na visita, os governantes irão ver de perto as recentes infraestruturas e equipamentos da marca de alvarinho que, ao longo dos anos, tem apostado na investigação e desenvolvimento em volta do alvarinho, contribuindo para a valorização económica e turística da região. O projeto em questão é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020), num investimento global de cerca de 1 milhão de euros.

------------------------------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai lançar o projeto “Freguesia + Próxima”, um programa de formação para os funcionários das Juntas de Freguesia do concelho. O anúncio foi feito ontem, durante um encontro do Presidente da Câmara Municipal e do executivo com as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia. O vereador com o pelouro da Coesão Territorial, Luís Nobre, explicou que este projeto visa cumprir o programa tecnológico para que os cidadãos acedam a informação da atividade municipal, licenciamentos, processos e informações variadas da autarquia.
Neste encontro, foram apresentados os indicadores económicos do concelho, tendo sido também discutida a descentralização de competências, a cooperação da autarquia com as Juntas de Freguesia, bem como o Plano de Atividades para 2019. Recorde-se que o plano reflete um aumento de 3% nas verbas a transferir para as Juntas e Uniões de Freguesia. O autarca, José Maria Costa, indicou que 2019 será um ano de muito investimento, referindo que estão programados investimentos na rede viária municipal, investimentos nos equipamentos escolares, reabilitação e alargamento das redes de água e saneamento, alargamento de caminhos e novas pavimentações.

--------------------------------------------------------------------------

O Cine-Teatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, recebe este sábado pelas 9 e meia da noite o segundo encontro de Janeiras e pelo palco vão passar: o Etnográfico de Vila Praia de Âncora, a Associação Recreativa e Cultural de Riba de Âncora - ARA; o Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense; os Amigos da Aventura; os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora; o Grupo das Janeiras do Orfeão Vila Praia de Âncora; o Rancho Folclórico das Lavradeiras de Orbacém; a Comissão Festas da Senhora da Consolação; a Academia Sénior de Caminha. Este II Encontro vai encerrar com o Grupo Festada Portuguesa.

---------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira, a Aquisição de uma nova ambulância para os Bombeiros Voluntários e “Associações em Movimento” a Aquisição de uma carrinha de apoio às organizações de âmbito social das freguesias norte do concelho são os dois projetos vencedores da edição 2018 do Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira, em que saiu vencedora a proposta intitulada “+Socorro. Com uma verba total disponível de 90 mil euros para o OP Geral de Vila Nova de Cerveira, e de entre as seis propostas, a votação recaiu sobre as ideias-projeto que abrangiam as áreas de intervenção da proteção civil e da ação social, e cuja execução decorrerá nos próximos meses. A proposta intitulada “+Socorro”, apresentada pelo cidadão João Duro, foi a mais votada, com 69% dos votos. O objetivo é adquirir uma Ambulância de Socorro para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, na ordem dos 60 mil euros, que garanta a prestação de um serviço de socorro pré-hospitalar em segurança e de qualidade.

-----------------------------------

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, vais estar esta sexta-feira, em Caminha, para falar dos números do Turismo, das relações transfronteiriças e lançar investimento público. Durante a visita, o governante reunirá com os Agrupamentos de Cooperação Territorial Transfronteiriça e lançará projetos de investimento municipal nas áreas da qualificação urbana e da valorização do território.

---------------------------------------

Em Esposende, foi iniciada a empreitada de construção da rotunda junto ao “Mini Preço”, na Estrada Nacional 13, a cargo da Infraestruturas de Portugal, S.A.. Com um valor de 194.721,14 euros e tem um prazo de execução de 120 dias. Com a construção desta rotunda, inicia-se o plano de intervenção que tem como propósito requalificar a Estrada Nacional 13. A autarquia Esposendense, refere que as intervenções foram inscritas no Plano de Proximidade 2015-2019 da entidade então denominada Estradas de Portugal, agora representada como Infraestruturas de Portugal, S.A. mas a execução desse plano foi sucessivamente adiado, devido à falta de verbas. Sensíveis aos argumentos apresentados pelo Município de Esposende, nomeadamente devido ao elevado número de sinistros ali registados, os responsáveis da Infraestruturas de Portugal S.A. abriram exceção e avançaram com esta obra tão reclamada pelos esposendenses.

--------------------------------------------------

Os municipes dos seis concelhos do Alto Minho vão ter a agua mais cara a partir de junho, altura em que a rede, em baixa, passa a ser gerida pela empresa regional agora constituída, Águas do Alto Minho. Já , o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, José Maria Costa anunciou que, nesta semana, “será apresentada a primeira candidatura aos fundos comunitários, no valor de 21 milhões de euros, para modernização e construção de redes de abastecimento”. Em causa está a criação da Águas do Alto Minho, empresa de gestão das redes de água, em baixa, e do saneamento, detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e, em 49%, pelos dez municípios do distrito de Viana do Castelo que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho. Dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, três – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – chumbaram a constituição daquela parceria. JOSE Maria Costa, referiu que vai ser feito o investimento de 70 milhões previsto para os próximos cinco anos, na qualidade, alargamento e renovação de redes, o tarifário a ser estabilizado era o praticado em Viana do Castelo”, com o preço mais elevado na região. A Águas do Alto Minho será responsável pela gestão e exploração do sistema integrado de abastecimento de água e de saneamento do Alto Minho, servindo uma população residente de 204 mil habitantes nos sete municípios envolvidos e abrangendo 5.400 quilómetros de rede. Este projeto intermunicipal de abastecimento de água e saneamento de águas residuais “tem como metas, entre outras, a redução em um terço das perdas de água e o pleno cumprimento das licenças de descarga das ETAR de pequena dimensão”.

-----------------------------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a transferência de uma verba global de 175.500 euros para oito Juntas e Uniões de Freguesias do concelho, para a execução de obras variadas. Assim, para a Junta de Freguesia de Alvarães será transferida uma verba de 30 mil euros, para mais uma fase da Requalificação do Cemitério. Para a Junta de Freguesia de Areosa será transferida também uma verba de 30 mil euros, para a 3ª fase do Edifício de apoio de S. Mamede e área envolvente. Para que seja desenvolvida a 3ª fase da Pavimentação da Estrada Velha e da Rua da Bilheteira, a autarquia vai transferir 20 mil euros para a Junta de Carreço. Serão também transferidos 30 mil euros para que a Junta de Castelo do Neiva leve a cabo encargos com instalação / remoção, energia e aluguer dos contentores de apoio à obra “Requalificação e Construção de Aprestos – 1ª fase”. Serão ainda transferidos 20.500 euros para a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro para a 4ª fase da Capela Mortuária de Carvoeiro e 25 mil euros para a que a União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã execute o passeio e desvio de paragem de transportes coletivos na Estrada de Santiago – 1ª fase. A Junta de Freguesia de Vila de Punhe vai receber uma transferência de 15 mil euros para Aquisição de Terrenos – Moinho do Inácio e Azenha do Bonfim e a Junta de Freguesia de Vila Franca vai Requalificar o Caminho do Manco com uma verba de 5 mil euros.

-------------------------------------------------------------------

Os Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora durante o ano que findou registaram um crescimento de 21,3% face a 2017 no numero de peregrinos registados. Estes valores vêm confirmar a tendência que já se verificava no final do primeiro semestre, traduzindo a procura crescente e consolidada do concelho também por este tipo de turismo. Este registo junta-se aos valores do INE, divulgados na semana passada, que apontavam para um recorde absoluto de hóspedes e dormidas no concelho de Caminha no ano de 2017.

Ainda em relação aos peregrinos, refira-se que o número dos que pernoitaram no Albergue de Caminha (gerido pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo) cresceu 30,5% relativamente a 2017.O aumento do movimento de peregrinos representa um fenómeno consolidado e que vem subindo de ano para ano. Por exemplo, em 2018, no Albergue, dormiram o triplo de peregrinos relativamente a 2015. Mais: nos últimos cinco anos, o número de pessoas que pernoitaram no Albergue cresceu 656%. Miguel Alves recorda que “o número de turistas em Caminha cresce a um ritmo superior ao país e á região e os Caminhos de Santiago são um forte veículo de atração”.

-------------------------------------

O município de Viana do Castelo vai este ano estar representado com stand próprio em cinco feira de turismo, este mês, entre 23 e 27, vai marcar presença na FITRU em Madrid com um stand de 16m2. Em fevereiro será a vez de Ourense receber o município Vianense na XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, a realizar, de 6 a 10 de fevereiro . Ainda em fevereiro de 10 a 12, Viana vai estar na FAIRWAY - III Fórum del Camino de Santiago 2019, a realizar na cidade de Santiago de Compostela.

A Câmara Municipal participará num stand conjunto com os restantes 9 Municípios que integram o Projeto de Valorização do Caminho Português da Costa – Caminho de Santiago (Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença). Em Março, marca presença entre 13 e 17 na BTL em Lisboa e entre 29 de junho e 7 de julho o município vai estar representado em Lisboa, na - Feira Internacional de Artesanato.

---------------------------------------

Em Valença durante este ano, estão agendados 15 espetaculos, para o Centro de Inovação e Logística, que vão marcar o ano cultural valenciano. O primeiro acontece já no dia 19 com um espetáculo do grupo valenciano 6tàs9 e do grupo Os Teimosos. A tradição da música popular portuguesa marca o ritmo de um espetáculo que promete casa cheia na abertura da programação anual. Para o dia 26, é o Jazz que marca presença, com o IIº Ciclo de Jazz de Valença.

-----------------------------------------

Encontram-se abertas as inscrições para a 5ª prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, que acontece a 20 deste mes em Melgaço. Aqui, podem participar atletas de todas as idades e ambos os sexos, mas que possuam licença desportiva de competição. Há ainda a possibilidade de os amantes da modalidade, e interessados na prova, poderem participar na categoria Promoção.

 --------------------------------------------------

A vila de Caminha vai receber o Campeonato Nacional de Remo Indoor no fim-de-semana de 19 e 20 de janeiro, uma competição organizada pelo Sporting Club Caminhense em parceria com a Federação Portuguesa de Remo e a Câmara Municipal de Caminha.O evento desportivo de dimensão nacional terá lugar no Pavilhão Municipal de Caminha e juntará centenas de atletas de diferentes escalões e diversas geografias de Portugal

--------------------------------------------

Em Monção a Câmara Municipal e o Sport Clube do Porto, marcaram já dia 24 de fevereiro para a realização da 42ª edição do rali da lampreia, prova esta que se disputa na Praça Deuladeu, em pleno centro da vila raiana, Presentes vão estar vários pilotos Portugueses e Espanhois, que fazem sempre questão de estar presentes nesta prova de perícia automóvel. O rali conta com duas provas, uma a realizar da parte da manhã e outra de tarde.

----------------------------------

 Em vila Nova de Cerveira a camara, parceria com o Clube de Celtas do Minho, promove 2º edição do Caminho de Santigo de Compostela, a pé e por etapas. Esta vai decorrer entre agosto e fevereiro e é imitadas a 50 participantes. Desta forma, Município e Clube Celtas do Minho avançam com nova realização das seis etapas propostas, sempre no último domingo de cada mês, entre os meses de agosto de 2018 e fevereiro de 2019 (com exceção de dezembro).

No total são 144 quilómetros divididos da seguinte forma:

2ª etapa: dia 30 de setembro, Tuy – Redondela (29 km)

  • 3ª etapa: dia 28 de outubro, Redondela – Pontevedra (24 km)
  • 4ª etapa: dia 25 de novembro, Pontevedra – Caldas de Rei (23 km)
  • 5ª etapa: dia 27 de janeiro, Caldas de Rei – Padrón (19 km)
  • 6ª etapa: dia 24 de fevereiro, Padrón – Santiago (24 km)

As partidas passam a ser junto ao Centro Coordenador de Transportes de Cerveira, onde o autocarro fará a ligação à última etapa percorrida, havendo regresso assegurado para o final da tarde.

 

  

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.