Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

12/11/18

...

---------------------------------

É este sábado pelas 9 da noite, que o Teatro do Noroeste – CDV, vai fazer a apresentação da Programação 2019, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, seguido de um concerto ao vivo pelo coletivo CLARINETES AD LIBITUM, intitulado Desconcerto.

----------------------------------------------------

No âmbito da Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu uma nova ação de plantação de 1000 espécimes de Pinus sp no Monumento Natural da Ribeira de Anha com a ajuda de empresas vianenses. No mês de novembro, recorde-se, a mesma área foi intervencionada para o corte e arranque de invasoras lenhosas. Depois, em dezembro, realizou-se uma plantação com o Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior e o Agrupamento de Escolas do Monte de Ola, num momento que envolveu mais de 250 alunos,

--------------------------------------------------------

A deputada Deputada Carla Cruz, em representação do Grupo Parlamentar do PCP, questionou o governo, sobre o projeto para a instalação de eólicas offshore, no espaço marítimo na região de Viana do Castelo, já que a situação causa enormes preocupações aos pescadores por via da falta de acautelamento dos seus direitos históricos. Segundo a nota do grupo parlamentar do PCP, a proposta de redução do alargamento da área afeta a tal projeto, que a EDP Renováveis propõe que passe de 11 km2 para 8 km2, foi veiculado que a REN (Redes Energéticas Nacionais) dispõe de um Título de Utilização Privada do espaço Marítimo para a colocação de um cabo, numa faixa de 17 km por 1,5 km, numa área de cerca de 25,5 km2, impedindo o exercício das atividades piscatórias por cerca de 32 embarcações registadas nesta zona. Referem ainda que tratando-se de uma situação que levanta inúmeras preocupações e que requer a defesa dos direitos históricos dos pescadores portugueses, entendeu o Grupo Parlamentar do PCP enviar uma pergunta ao Ministério do Mar no sentido de obter os esclarecimentos necessários quanto a esta matéria.

-----------------------------------

Liliana Silva, residente em Âncora, assumiu já funções como deputada do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República, representando o circulo eleitoral de Viana do Castelo, em substituição do valenciano Luís Campos Ferreira. Sempre com o coração em Caminha e nas suas gentes, mas abraçando todo o Distrito de Viana do Castelo como luta pessoal assume que vai“ assumir funções para ser a voz de todos os que dela necessitarem.

----------------------------------

Em Viana do Castelo a Câmara Municipal aprovou,, o projeto de regulamento municipal que vai definir os critérios de atribuição da classificação "Loja Memória" às casas comerciais com interesse histórico, cultural ou social. Este regulamento deve estar concluído "antes do verão para ser lançado um roteiro das "Lojas Memória". Para o autarca da cidade, "O objetivo é levar regulamento à próxima Assembleia Municipal de fevereiro", já que o "inventário feito por todo o concelho" identificou "várias centenas de estabelecimentos de diferentes áreas". O projeto, que conta com o apoio da Associação Empresarial de Viana do Castelo) e da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo), destina-se "a estabelecimentos comerciais e unidades de cafetaria, restauração e similares que se destaquem pela sua singularidade, valor patrimonial ou sentimental e pela sua contribuição para a identidade da cidade e qualidade da paisagem urbana de Viana do Castelo".

----------------------------------------------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou, a exposição itinerante “Em cada passo, um sentido”, no Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa. A exposição sensorial pretende dar a conhecer o Caminho Português da Costa de uma forma autêntica, através do olhar de um verdadeiro peregrino, autor das fotografias expostas. A exposição, que estará patente no edifício do antigo Hospital Velho até 27 deste mes, apresenta a experiência do Caminho Português da Costa pelo olhar de António Luís Campos, fotógrafo profissional. O objetivo é transportar os visitantes através do Caminho, quer pela experiência visual, auditiva e mesmo tátil que é proporcionada, quer pelo percurso geográfico, em que o território que acolhe o Caminho da Costa está sequencialmente representado, respeitando a ordem do trajeto no terreno.

------------------------------------------------

Valença conta com incentivos fiscais, com o objetivo de cativar empresas para o concelho e fixar população. Os incentivos já estão em vigor, têm validade de um ano e só se aplica a processos iniciados a este ano bem como aos processos pendentes ou que ainda não tenham liquidado as respetivas taxas. Segundo o documento, as operações urbanísticas relativas a novos empreendimentos turísticos ou revitalização, alteração e ampliação de existentes, beneficiam de “redução de 50 % nas taxas de emissão de alvará de licença ou admissão de comunicação prévia, da Taxa Municipal da Urbanização (TMU) e das compensações devidas por aplicação do regime de cedências” e ainda da “agilização e acompanhamento dos procedimentos de licenciamento”.

----------------------------------------------------

Em Monção a autarquia reforçou a rede Wifi gratuita no Centro Histórico da vila, Parque Desportivo Municipal e Parque das Caldas, permitindo que munícipes e visitantes possam ligar-se à rede sem fios de uma forma cómoda e segura. Além de uma maior velocidade, a autentificação revela-se também mais simples e rápida, bastando aceder e começar a navegar. Refira-se que a Praça Deu-la-Deu Martins e a Praça da República, bem como grande parte das artérias e largos do centro histórico, viram a cobertura melhorada, em virtude do reforço do sinal.

-----------------------------------------------------------

Encontram-se abertas as inscrições para a 5ª prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, que acontece a 20 deste mes em Melgaço. Aqui, podem participar atletas de todas as idades e ambos os sexos, mas que possuam licença desportiva de competição. Há ainda a possibilidade de os amantes da modalidade, e interessados na prova, poderem participar na categoria Promoção.

 --------------------------------------------------

A vila de Caminha vai receber o Campeonato Nacional de Remo Indoor no fim-de-semana de 19 e 20 de janeiro, uma competição organizada pelo Sporting Club Caminhense em parceria com a Federação Portuguesa de Remo e a Câmara Municipal de Caminha.O evento desportivo de dimensão nacional terá lugar no Pavilhão Municipal de Caminha e juntará centenas de atletas de diferentes escalões e diversas geografias de Portugal

 -------------------------------------------

Já está no terreno uma nova edição do Orçamento Participativo Jovem de Vila Nova de Cerveira. Assim, os jovens entre os 15 e os 35 anos têm até dia 18 para apresentar as suas propostas ao OP Jovem 2019. Reformulação do processo participativo por parte da Câmara Municipal procura um maior envolvimento da comunidade escolar e associativa.Com um orçamento total de 10 mil euros, o processo do OP Jovem está delimitado a projetos cujo valor máximo seja de 5 mil euros e que integrem as quatro áreas de intervenção selecionadas:

--------------------------------------------

Em, 2018 foram 81652 os peregrinos que passaram ou começaram a sua peregrinação na Eurocidade Valença Tui, registando-se assim um aumento exponencial de 130% de peregrinos oriundos de todos os cantos do mundo. Assim a aposta na dinamização e promoção do Caminho Português para Santiago, interior e da costa, está a dar, cada vez mais, os seus frutos.,Os últimos dados, fornecidos pela Oficina do Peregrino da Xunta de Galicia, apontam a Eurocidade Valença Tui, cada vez mais, como esse grande referente para quem quer começar e ou passar na sua peregrinação em direção a Santiago de Compostela. Estes valores são o reflexo, também, dos investimentos promocionais realizados em Portugal e no estrangeiro pela Câmara de Valença em parceria com Tui e a sociedade Xacobeo.

----------------------------------

Em Monção a Câmara Municipal e o Sport Clube do Porto, marcaram já dia 24 de fevereiro para a realização da 42ª edição do rali da lampreia, prova esta que se disputa na Praça Deuladeu, em pleno centro da vila raiana, Presentes vão estar vários pilotos Portugueses e Espanhois, que fazem sempre questão de estar presentes nesta prova de perícia automóvel. O rali conta com duas provas, uma a realizar da parte da manhã e outra de tarde.

-----------------------------------------------------------

Em Viana do Castelo, foi concluída a primeira fase da requalificação do equipamento escolar da Frei Bartolomeu dos Martires e assim foi o regresso dos alunos a este estabelecimento de ensino na cidade. A 1ª fase da requalificação do equipamento escolar, correspondendo a cerca de setenta por cento do total da empreitada. A segunda fase da empreitada, que começou agora, deverá estar pronta até ao Verão, sendo que tudo estará concluído a tempo do próximo ano letivo.A segunda fase da obra do equipamento escolar implica a modernização de pavilhões, a requalificação do gimnodesportivo e arranjos exteriores. A nova escola, que corresponde a um investimento da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Ministério da Educação, deverá entrar em pleno funcionamento no próximo ano letivo. Continua, no entanto, a haver limitação de utilização do espaço escolar, devido à execução das obras da 2ª fase da empreitada. A obra, no valor global de 5.3 milhões de euros financiados pelo Norte 2020, foi alvo de um acordo de colaboração entre a autarquia e a tutela para a modernização das instalações da escola, garantindo o financiamento nacional para avançar com a qualificação do equipamento de ensino.

----------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo iniciou a empreitada de construção de uma nova rotunda situada na Rua de São Vicente, que deve estar concluída no final do primeiro trimestre deste ano, esta tem um custo de 330 mil euros, prevê também o reperfilamento e novos percursos pedonais naquela artéria da cidade, bem como a requalificação das estruturas de apoio aos transportes urbanos e o melhoramento da iluminação pública e tem como objetivo melhorar a circulação rodoviária num dos pontos com maior fluxo de entrada na cidade, facilitando a circulação automóvel com soluções inovadoras de segurança. Durante o período de execução da obra, vão ocorrer constrangimentos de trânsito, nomeadamente desvios do fluxo automóvel, na zona.

-------------------------------------------------------------------

A Zona de Intervenção Florestal da serra de Santa Luzia, na freguesia de Outeiro, vai ser alvo de uma plantação de pinheiros bravos por parte da Associação Florestal do Lima, que ali vai investir cerca de 110 mil euros através de uma candidatura que já está em concurso público e tem um prazo de um ano. Mas as beneficiações na Zona de Intervenção Florestal da Serra de Santa Luzia por parte da Associação não se ficam por aqui. Em simultâneo serão contruídos e/ou beneficiados pontos de água, num investimento que ultrapassa os 188 mil euros. Carreço, Outeiro, Perre e a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate e Meadela) são os locais identificados e abrangidos por esta segunda candidatura que também já está em concurso público.

----------------------------------------------------------

Em Ponte de Lima o Pavilhão de Feiras e Exposições recebe nos dias 12 e 13 deste mês a XII edição de Verde Noivos apresenta as mais recentes tendências de propostas e serviços para casamentos e vai contar com dezenas de expositores.

-----------------------------------------

Em Esposende a camara municipal instituiu o premio Literario Manuel Boaventura, que tem como objetivo de homenagear e divulgar o escritor e homem de cultura esposendense. Assim, o prazo de candidaturas  a esta segunda edição terminam no dia 15 . O Prémio Literário Manuel de Boaventura tem o valor pecuniário de 7 500 euros e contempla a modalidade da criação narrativa de Romances ou de Contos da autoria de escritores de língua portuguesa.

------------------------------------

Em Monção a camara municipal aprovou o projeto de execução da requalificação dos Paços do Concelho. Seguem-se agora os procedimentos administrativos necessários para o lançamento do concurso público e posterior adjudicação da empreitada, sendo intenção da autarquia monçanense iniciar os trabalhos no próximo ano, prevendo-se a sua conclusão em 2020. Nesse sentido, inscreveu uma verba de 351.054,00 € no orçamento e plano de atividades para 2019,

-----------------------------------------------------------

 Em vila Nova de Cerveira a camara, parceria com o Clube de Celtas do Minho, promove 2º edição do Caminho de Santigo de Compostela, a pé e por etapas. Esta vai decorrer entre agosto e fevereiro e é imitadas a 50 participantes. Desta forma, Município e Clube Celtas do Minho avançam com nova realização das seis etapas propostas, sempre no último domingo de cada mês, entre os meses de agosto de 2018 e fevereiro de 2019 (com exceção de dezembro).

No total são 144 quilómetros divididos da seguinte forma:

2ª etapa: dia 30 de setembro, Tuy – Redondela (29 km)

  • 3ª etapa: dia 28 de outubro, Redondela – Pontevedra (24 km)
  • 4ª etapa: dia 25 de novembro, Pontevedra – Caldas de Rei (23 km)
  • 5ª etapa: dia 27 de janeiro, Caldas de Rei – Padrón (19 km)
  • 6ª etapa: dia 24 de fevereiro, Padrón – Santiago (24 km)

As partidas passam a ser junto ao Centro Coordenador de Transportes de Cerveira, onde o autocarro fará a ligação à última etapa percorrida, havendo regresso assegurado para o final da tarde.

 

  

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.