Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

12/11/18

...

-----------------------------------

-----------------------------------------------------------

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, na qualidade de Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, José Maria Costa, saudou o excelente acordo do Governo Português com a Comissão Europeia para a reprogramação do Portugal 2020, afirmando que este foi um processo muito participado pelas entidades regionais e nacionais e que melhorou significativamente a arquitetura inicial do atual Portugal 2020. O autarca, que participou numa mesa redonda sobre o tema “O Portugal 2020 e o Investimento Territorial de Proximidade”, no Convento de São Francisco, em Coimbra, recordou, na sua intervenção, que o modelo inicial de contratualização do programa Norte 2020 com as CIM’s foi muito contestado na altura da negociação ainda no anterior Governo, tendo mesmo havido três CIM’s que se recusaram a assinar  o Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial.

-----------------------------------------------------------

O Município de Esposende foi, em ex aequo com o Porto, galardoado como Município Mais Azul 2018, como reconhecimento pelo excelente desempenho da empresa municipal Esposende Ambiente nas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas no âmbito do Programa Bandeira Azul. A distinção foi anunciada na Reunião Regional da Região Norte do Programa Bandeira Azul, que decorreu, em Esposende, na qual estiveram presentes representantes dos vários municípios da região, bem como as entidades que tutelam as zonas balneares, tais como a Agência Portuguesa do Ambiente/ARH-Norte, Associação Bandeira Azul da Europa e Capitanias.

----------------------------------------------------------

Viana do Castelo faz parte da lista das “10 mais bonitas cidades costeiras de Portugal”, elaborada pelo jornal “The Telegraph”. Na sua edição digital, o jornal de referência britânico afirma que, sendo “rica em mansões opulentas em estilo manuelino, renascentista e barroco, Viana do Castelo encontra-se num belo cenário no estuário de Lima”. O “The Telegraph” acrescenta que Viana do Castelo “foi proeminente no século XVI, fornecendo navios e marítimos para as grandes descobertas marítimas de Portugal” e destaca “as ruas sinuosas do centro da cidade” que “levam à atraente praça principal, a Praça da República, dominada pelos Paços do Concelho, em arco gótico”. O jornal destaca ainda as “excelentes praias que ficam ao norte e ao sul da cidade”. Recorde-se que, em abril deste ano, Viana do Castelo foi eleita, pelo jornal “The Guardian”, como a terceira melhor cidade de praia do sul da Europa

-----------------------------------------------------

Em Monção a camara lançou o desafio ao movimento associativo do concelho para a criação de um roteiro de presépios ao ar livre. 39 coletividades responderam à chamada, resultando numa rede de presépios apelativos e diversificados, que podem ser vistos até 7 de janeiro. Até ao final do mês, o programa natalício reserva ainda concertos de Natal, pela Banda Musical de Monção e Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, a chegada do Pai Natal em mota, bicicleta e barco e a Prova Solidária S. Silvestre, unindo Monção e Salvaterra de Miño.

-----------------------------------------------

O Município de Esposende vai assumir todos os encargos financeiros relativos aos seguros de acidentes de trabalho, frota automóvel, responsabilidade civil de transporte de doentes e de embarcações das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho. A medida, traduz-se num investimento global de 18.745 euros, correspondente a um período de 12 meses, e constitui mais um incentivo à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende e à Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários de Fão.

----------------------------------------------

O presidente da Câmara de Viana do Castelo apresentou o estudo prévio de uma nova ligação entre o Vale do Neiva e a autoestrada A28, orçada em 6,3 milhões de euros a candidatar ao Portugal 2030. O autarca Vianense assim deu a conhecer na conferência de imprensa realizada na Junta de Freguesia de Barroselas, para apresentação do estudo prévio da nova via que terá uma extensão de 5,2 quilómetros, tendo  duas vias de rodagem uma largura de sete metros. O autarca referiu ;"Trata-se de um projeto que está preparado para ser um dos projetos prioritários do [próximo apoio comunitário] Portugal 2030 e é para isso que vamos trabalhar e adiantou "É um bom projeto, bem sustentado, bem alicerçado e que vai contribuir para um desígnio nacional de aumentar as exportações, a competitividade dos territórios e a coesão do todo nacional. Jose maria Costa adiantou, que a nova ligação "não servirá apenas o Vale do Neiva", "uma das regiões do concelho de Viana do Castelo mais competitiva e com grande dinamismo empresarial, social, cultural e desportivo" mas também, "pela proximidade, parte do concelho vizinho de Barcelos". O investimento entre terraplanagens, drenagens, pavimentos, redes e iluminação, equipamentos de sinalização e segurança, ascende a 4,85 milhões de euros, correspondendo as expropriações a um total de 1,5 milhões de euros.

Integrado na estratégia de valorização e desenvolvimento do Vale do Neiva, o município de Viana do Castelo programou para este mandato um conjunto de projetos e ações com vista a melhorar a competitividade deste espaço territorial.

-------------------------------

Em Monção, a Câmara Municipal voltou a lançar o desafio ao movimento associativo do concelho para a criação de um roteiro de presépios ao ar livre. 39 coletividades responderam à chamada, resultando numa rede de presépios apelativos e diversificados, podendo ser visualizados, entre os dias 8 de dezembro e 2 de janeiro.

----------------------------------------

Em Valença na sexta feira, a na Escola Superior de Ciências Empresariais recebe pelas 9 da manhã o seminário, promovido pela a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Promoção e Valorização Económica de Recursos Culturais e Patrimoniais: Balanço & Perspetivas”, onde o objetivo é debater temas chave como inovação, tendências tecnológicas e estratégias de promoção e valorização económica e turística de recursos culturais e patrimoniais, através da apresentação de estudos de caso, experiências e boas práticas nacionais e internacionais. Esta iniciativa enquadra-se igualmente no presente Ano Europeu do Património Cultural, o qual visa dar visibilidade à importância e transversalidade da cultura e do património em todos os setores da sociedade. Estão já confirmadas para a sessão de abertura as presenças de José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho; Jorge Mendes, presidente da Câmara Municipal de Valença; Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC); e António Ponte, diretor da Direção Regional da Cultura do Norte.

----------------------------------------------------------------

Nesta quinta feira, pelas 3 da tarde vai ser apresentado em Viana do Castelo um projeto proposto pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Poliotecnico, inserido nas atividades da escola e designado de Sonhos de Palmo e Meio. Trata-se de um projeto solidário que vai ter como propósito o desenvolvimento de diversas ações e atividades junto de várias instituições de Viana do Castelo, como é o caso do Berço, Casa do Rapazes e do Lar de Santa Teresa. Um projeto que se insere igualmente nas ações da Escola Inclusiva do IPVC e que visa, segundo Renato Gomes, Presidente da Associação de Estudantes da ESTG-IPVC, “irmos acompanhando, com ações direcionadas, quer à idade quer à situação, os utentes destas instituições traçando para isso um plano com diversas atividades”. Renato Gomes vai mesmo mais longe e revela que “estaremos nessas instituições já com um plano mais estruturado no início do segundo semestre letivo, e teremos ações como auxiliar nos trabalhos de casa, sensibilizar para a importância de terem uma formação, criar jogos, ler histórias, ouvir, estarmos presentes e, demonstrar que podemos com este género de projetos fazer a diferença”.

------------------------------------------------

Esposende vai acolher, esta quarta feira, a Reunião Temática da Comunidade de Prática da Região Norte, subordinada à Temática "Políticas Locais, Financiamentos e Impacto Coletivo". A iniciativa decorrerá no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a partir das 14h30, onde será abordada a avaliação de impacto social nas políticas locais e as possibilidades de financiamento existentes, explorando o conceito de impacto coletivo, desenvolvido no âmbito da Comunidade Impacto Social.

Criada em 2013, enquanto programa de capacitação, a Comunidade Impacto Social tem evoluído desde então. Hoje representa o ecossistema de referência para a gestão de impacto social em Portugal, proporcionando uma plataforma de debate, partilha, capacitação e desenvolvendo uma comunidade cada vez mais diversificada de organizações e de profissionais que atuam na economia social.

----------------------------------------------

A organização do EDP Vilar de Mouros acaba de confirmar os Prophets of Rage, Skunk Anansie, Fischer-Z e Linda Martini como as primeiras bandas a subir ao palco do festival mais antigo da Península Ibérica, que se realiza nos dias 22, 23 e 24 de agosto na emblemática aldeia de Vilar de Mouros.

--------------------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai proceder à substituição das luminárias nos viadutos da cidade a partir da próxima segunda-feira. Integrada na política de eficiência energética nos espaços públicos municipais, a colocação de Led’s nos viadutos de Santo António, Avenida 25 de Abril e Carmo irá permitir poupanças na ordem dos oitenta por cento. A colocação, que decorrerá durante a noite para diminuir o impacto no trânsito, começa na próxima segunda feira a partir das 22 horas, terminando na próxima sexta-feira, pelo que a autarquia pede a melhor atenção e compreensão.

-------------------------------------------------------------
Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo estão a investir mais de 18 milhões de euros em abastecimento de água, águas residuais e em resíduos sólidos urbanos. O investimento abrange o período entre 2013 e 2018, sendo que, só este ano, estão a ser aplicados mais de 2.7 milhões de euros nestas áreas. Assim, no que toca a investimentos no abastecimento de água, os SMSBVC têm apostado em diversas áreas do concelho, com o objetivo de atingir o pleno no que toca à distribuição de água. Em 2018, foram efetuados investimentos em várias freguesias do concelho e, ao todo, foram investidos mais de cinco milhões de euros ao longo dos últimos cinco anos.  Nos próximos anos, fruto da nova Entidade Gestora das Águas - Águas do Alto Minho, o concelho vai receber um programa de intervenções fortíssimo, num montante global de aproximadamente 4 milhões de euros no alargamento das redes de água (Nogueira, Deocriste/Deão, Portela de Susã, Castelo do Neiva e Barroselas/Mujães) e de saneamento (Serreleis, Cardielos, S. Salvador da Torre, Vila Mou, Mujães, Vila de Punhe, Barroselas / Mujães, Castelo do Neiva, Mazarefes/2ª Fase) do concelho, aumentando as atuais taxas de cobertura.

------------------------------------------------------
O Centro de Mar de Viana do Castelo recebeu, pela primeira vez, um “Encontro Inicial com Investigadores”, no âmbito do projeto educativo “Cientistas do Mar”, direcionado para alunos do ensino secundário e que teve como principal objetivo proporcionar aos alunos um primeiro contacto com a investigação científica.Este encontro reuniu cerca de uma centena de participantes, entre alunos, docentes, investigadores e técnicos. Neste ano letivo, é fornecido o apoio destes investigadores de áreas distintas para auxílio à conceção e desenvolvimento dos projetos de investigação que serão apresentados pelos próprios alunos, no final do ano letivo. Nesta segunda edição dos “Cientistas do Mar” conta com a inscrição de cinco turmas, num total de 76 alunos envolvidos. O Centro de Mar garante ao longo do ano letivo apoio técnico, científico e pedagógico, assim como esquipamento e material necessários para o desenvolvimento e dinamização.

----------------------------------------------------

O Largo das Neves recebe no dia 22 pelas 4 da tarde a Fogueira de Natal com o objetivo de preservar a prática ancestral de reunir, em torno do calor e da luz do fogo, todas as pessoas que busquem e alcancem um momento de reflexão, de reencontros e de confraternização numa quadra festiva e especial. Os organizadores e as várias entidades apoiantes aguardam que, para além da ausência de chuva, todos os participantes desfrutem da fogueira natalícia, dos sabores gastronómicos, da decoração e dos sons tradicionais das concertinas, dos bombos, da gaita-de-foles e dos tambores, num espaço único de reunião, de comunhão e de convívio – o Largo das Neves.

^-------------------------------------------

Em Castro Laboreiro a 30 deste mês, vai ser cumprida a tradição de queimar queimar o ano velho, o que está marcado para as 11 da noite, em que a vila crasteja (Castro Laboreiro – Melgaço) convida para um encontro de culturas e de gerações, em jeito de despedida de 2018, em ambiente de grande folia, o povo sai à rua e despede-se do Ano Velho com um momento único, onde reinará a boa disposição, a animação, muitas surpresas e malvadezes da Bruxa ‘Meiga Mariluche’. O evento tem concentração junto ao posto de turismo e da igreja, no centro de Castro Laboreiro. «

-----------------------------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira, arrancou, o período de votação para as propostas do Orçamento Participativo 2018.  os Cerveirenses vão eleger os projetos que gostariam de ver concretizados no concelho. O anúncio público dos vencedores está previsto para dia 13 de janeiro. A área de intervenção que acolheu mais propostas foi a do Turismo, Comércio e Promoção Económica (3), e depois uma proposta para cada uma das restantes áreas previamente definidas: Ação Social; Segurança e Proteção Civil; e Reabilitação e Requalificação Urbana. No que diz respeito ao processo de votação, podem participar pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho

--------------------------------------

O Patronato Nossa Senhora da Bonança, IPSS de Vila Praia de Âncora, à semelhança dos anos anteriores, lança a sua quarta Campanha Solidária de Natal, desta vez denominada “CADERNO SOLIDÁRIO”. Esta tem como objetivo angariar fundos a favor da missão do Patronato na educação e na infância, sendo um forte contributo para apoio dos serviços e atividades que são prestados pela instituição às suas crianças e famílias. A campanha do ano 2018 consiste na venda de cadernos de capa dura, tamanho com dois tipos de ilustrações diferentes: um desenho realizado pelos meninos de creche e outro realizado pelos meninos do jardim-de-infância. Ao aderirem a esta Campanha Solidária de Natal, estão a apoiar a educação e o desenvolvimento saudável e feliz de 85 crianças dos 3 meses aos 6 anos de idade.

-----------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira, arranca a 3 de janeiro o orçamento participativo jovem, para recolher ideias-projeto até ao montante de 10 mil euros. Com o processo do Geral consolidado, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira pretende que a vertente Jovem siga o mesmo exemplo. Nesse sentido, a aposta recai numa calendarização. O Orçamento Participativo Jovem de Vila Nova de Cerveira sofreu, este ano de 2018, um interregno para redefinição da estratégia que vise um melhor aproveitamento não só da verba disponível, mas acima de tudo do conceito de responsabilidade e de participação pública junto das faixas etárias mais novas.

-----------------------------------------

Associação Cerveira Team Running , vai este domingo realizar um evento, não competitivo, que designou de, Eco Free Trail CTR em que o objetivo passa por desafiar os atletas a a participar numa ação de sensibilização para a reflorestação, em que o custo de 5 euros associado à inscrição é revertido na totalidade para a aquisição de árvores que serão plantadas em áreas identificadas do concelho. A verba angariada será na totalidade para adquirir espécies autóctones para reflorestar uma área previamente identificada no concelho, com o apoio da Proteção Civil Municipal.

----------------------------------------

 Em vila Nova de Cerveira a camara, parceria com o Clube de Celtas do Minho, promove 2º edição do Caminho de Santigo de Compostela, a pé e por etapas. Esta vai decorrer entre agosto e fevereiro e é imitadas a 50 participantes. Desta forma, Município e Clube Celtas do Minho avançam com nova realização das seis etapas propostas, sempre no último domingo de cada mês, entre os meses de agosto de 2018 e fevereiro de 2019 (com exceção de dezembro).

No total são 144 quilómetros divididos da seguinte forma:

2ª etapa: dia 30 de setembro, Tuy – Redondela (29 km)

  • 3ª etapa: dia 28 de outubro, Redondela – Pontevedra (24 km)
  • 4ª etapa: dia 25 de novembro, Pontevedra – Caldas de Rei (23 km)
  • 5ª etapa: dia 27 de janeiro, Caldas de Rei – Padrón (19 km)
  • 6ª etapa: dia 24 de fevereiro, Padrón – Santiago (24 km)

As partidas passam a ser junto ao Centro Coordenador de Transportes de Cerveira, onde o autocarro fará a ligação à última etapa percorrida, havendo regresso assegurado para o final da tarde.

 

  

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.