Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

19/10/18

...

--------------------------------------------

 --------------------------------------------------

Em Cerveira a Câmara vai isentar jovens entre os 18 e os 35 anos de idade do pagamento de taxas de licenciamento na construção, no concelho, de primeira habitação, própria e permanente. Aquela autarquia adiantou que o objetivo da medida é “fomentar a captação e fixação de população em idade ativa” e justificou aquele incentivo com “a escassa oferta de habitação no concelho”. Esta medida “entrará em vigor após aprovação na Assembleia Municipal, e terá um período de vigência até ao final do presente mandato autárquico”.

-----------------------------------------

A Semana Europeia para a Prevenção dos Resíduos, vai ser assinalada a partir de sexta feira e prolonga-se ate dia  22 deste em Esposende, numa organização quer parte da Esposende Ambiente e tem como objetivo de sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção. A empresa municipal associa-se a este projeto de nível europeu, através da realização de diversas ações, que visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão.

------------------------------------------

Associação Cerveira Team Running , vai a 16 de dezembro realizar um evento, não competitivo, que designou de, Eco Free Trail CTR em que o objetivo passa por desafiar os atletas a a participar numa ação de sensibilização para a reflorestação, em que o custo de 5 euros associado à inscrição é revertido na totalidade para a aquisição de árvores que serão plantadas em áreas identificadas do concelho. A verba angariada será na totalidade para adquirir espécies autóctones para reflorestar uma área previamente identificada no concelho, com o apoio da Proteção Civil Municipal.

 ---------------------------------------

José Manuel Carpinteira, deputado socialista eleito por Viana do Castelo refere em comunicado que pediu à ministra da Saúde um “reforço” orçamental para a Unidade Local de Saúde do Alto Minho , que “está há anos suborçamentada”. O pedido foi feito durante uma audição a Marta Temido, no âmbito da discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado (OE) para 2019. O socialista, adianta que, a ULSAM “está subfinanciada desde 2011, recebendo, per capita, abaixo da média nacional, apesar da complexidade e da dispersão geográfica”. José Manuel Carpinteira adiantou ter destacado que a ULSAM “tem vindo a melhorar os indicadores de acessibilidade, desempenho e qualidade”, mas que essa “melhoria na prestação de cuidados de saúde, assim como as várias medidas e alterações legislativas, têm levado a um aumento significativo da despesa, sem a devida compensação orçamental”. O deputado socialista eleito pelo Alto Minho revelou ainda que “Para ultrapassar essas dificuldades é fundamental reestruturar o financiamento desta Unidade de Saúde, porque de acordo com a Administração, a situação já ultrapassou o limite em termos orçamentais e financeiros”,

--------------------------------

A câmara de Caminha vai manter até ao fim deste ano o prazo da isenção de 50% as tarifas devidas pela ligação à rede pública de drenagem de águas residuais na freguesia de Âncora. São várias as artérias abrangidas por esta medida, na freguesia de Âncora, onde as obras de execução da rede se encontram em fase de conclusão. A decisão foi tomada pelo Executivo reunido em sessão ordinária.

----------------------------------- 

Em Monção, a autarquia, quer instalar 2 460 luminarias led, num investimento que ronda os 686 mil euros. Agora a Camara Monçanense vai fazer a apresentação de candidatura ao Norte 2020 no âmbito da eficiência energética nas infraestruturas públicas da administração local. A intervenção decorrerá na zona urbana de Monção e nas freguesias de Riba de Mouro, Tangil, Longos Vales, Ceivães, Segude, Valadares, Barbeita, Troviscoso e Bela, contribuindo para que as lâmpadas incandescentes, com produção proibida na Europa desde setembro de 2012, possam ser substituídas por um sistema mais fiável e económico.

--------------------------------------

As populações de Cerveira e Tomiño, vao  até 16 de dezembro poder votar e escolher o orçamento participativo, que decorre na plataforma online. Está assim concluído o processo de submissão de propostas à 3ª edição do Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño. No total, 18 entidades dos dois lados da fronteira apresentaram seis projetos sujeitos a sufrágio pelas populações de Cerveira e Tomiño.

 -------------------------------------------

As oito associações empresariais, oito entidades transfronteiriças e dez universidades que compõem a – Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças vão apresentar diversas propostas na próxima Cimeira Ibérica, que decorre no dia 21, em Valladolid (Espanha). As diversas entidades, que reúnem em Assembleia Geral, vão propor aos dois governos que seja efetuada a revisão da Convenção de Valência para adequar os atuais instrumentos jurídicos dos dois países às novas realidades de cooperação transfronteiriça e aos novos desafios da União Europeia, retomando assim a deliberação tomada na Cimeira Ibérica de 29 e 30 de Maio de 2016, que visava a revisão e atualização do documento.

-------------------------------------

No sábado , na Escola Básica e Secundária de Lanheses, pelas 9 da manhã, tem lugar o II Seminário “Percursos do Homem e do Garrano” que vai apresentar os resultados de dois anos do projeto dedicado à valorização dos recursos endógenos do município, nomeadamente ao garrano e aos espaços naturais onde este animal habita. Este seminário, contará com a presença de várias entidades e diversos investigadores nacionais e internacionais e assume-se como mais uma oportunidade para aprofundar e debater o conhecimento sobre esta raça autóctone, contribuir para a abertura de novas perspetivas para o turismo equestre e estimular a adoção de boas práticas de gestão do habitat do garrano, designadamente nas serras de Arga e Santa Luzia.

---------------------------------------

Ponte de Lima ocupa o 18.º lugar no conjunto dos municípios do País com menor Índice de Dívida Total, assim o município Limianos, consegue a nível nacional, conforme publicado no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2017, posicionar-se no 18.º lugar dos municípios com menor Índice de Dívida Total, sendo este um indicador da capacidade da autarquia em cumprir com os seus compromissos e obrigações ao nível dos encargos financeiros assumidos.

 ------------------------------------

O Município de Arcos de Valdevez vai realizar no fim de semana de 24 e 25 a ação, Arcos à Mesa “Rojões & Papas de Sarrabulho”- Edição 2018. Esta está inserida no âmbito da dinamização dos Ciclos Gastronómicos com destaque para a divulgação da “Gastronomia e Vinhos”, como produto de Excelência e qualidade do Concelho de Arcos de Valdevez,

----------------------------------

Está a avançar, entre Peniche e a Galiza uma investigação sobre algas marinhas invasoras, que podem vir a ser aproveitadas para desenvolver novos produtos para a indústria farmacêutica, cosmética e alimentar criados a partir dessas algas. A equipa de investigadores europeus, do projeto ‘Amália’ já identificou seis espécies de algas invasoras com potencial, sobretudo na costa de Viana do Castelo, onde aquelas predominam mais. Ao fim de ano e meio, os investigadores biotecnológicos já desenvolveram e têm em fase pré-comercial uma película natural, que não só substitui os sacos de plástico usados para conservar pescado congelado, como também aumenta a sua qualidade e o seu tempo de conservação. No espaço de dois a três anos, acreditam os investigadores, que alguns destes produtos podem vir a ser comercializados, à exceção dos farmacêuticos.

 -----------------------------------

A Câmara de Monção vai investir perto de 120 mil euros no prolongamento da ecopista do rio Minho para garantir a ligação entre aquela vila e o centro histórico da cidade de Valença.As obras, que vão começar este mês, representam a primeira fase de uma empreitada que, no total, irá assegurar um percurso de 4,3 quilómetros junto àquele rio internacional. A intervenção, já adjudicada pela Câmara, tem uma extensão de 1.050 metros, terminando na zona do posto aquícola, em Troviscoso, antes da ponte sobre a ribeira do Ameal.

 ----------------------------------- 

Em Vila Nova de Cerveira os Alunos do Ensino Superior podem-se candidatar as 10 bolsas de estudo a atribuír pelo Município. As candidaturas estão abertas ate 3 de dezembro, para tal os interessados devem consultar o regulamento específico e preencher o respetivo formulário. Toda a informação e documentação necessária está disponível no Portal do Município, em Viver – Educação – Bolsas de Estudo.

------------------------------------------

Entre esta sexta e até domingo, os rotarys de Monção e Valença, organizam um encontro para jovens do Minho, cujo objetivo é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitárias e promover valores éticos e a paz a nível internacional. Serão cerca de 30 jovens que virão até Valença e Monção para participarem no RYLA – Líderes de Futuro. O RYLA é um programa estruturante para jovens, que incide em competências pessoais e profissionais. Em complemento à qualificação das novas gerações como líderes conscientes e ativos num mundo moderno. Esta colaboração entre Clubs vizinhos tornará o evento ainda mais interessante para todos os que participarem nesta edição do RYLA. Todos os participantes e acompanhantes terão a oportunidade de conhecer Valença, como a Fortaleza e a Ponte Internacional, e Monção, como o Palácio da Brejoeira e o Museu Alvarinho.

 ----------------------------------

DESPORTO

Caminha vai realizar a sua primeira corrida de S. Silvestre, que tem a organização em parceria com a Associação Triatlo de Caminha e o Município de Caminhense Esta vai acontecer a 8 de dezembro, com partida e chegada junto da Torre do relogio. A I São Silvestre de Caminha é composta por uma corrida e uma caminhada. A corrida, com um percurso de 10 km, dirige-se para atletas federados e não federados. A caminhada, com um percurso de 5 km, destina-se a todas as faixas etárias e não tem fins competitivos. Esta iniciativa de âmbito desportivo está integrada na programação de Natal que o Município tem para oferecer aos caminhenses e visitantes.

----------------------------------------

 Em vila Nova de Cerveira a camara, parceria com o Clube de Celtas do Minho, promove 2º edição do Caminho de Santigo de Compostela, a pé e por etapas. Esta vai decorrer entre agosto e fevereiro e é imitadas a 50 participantes. Desta forma, Município e Clube Celtas do Minho avançam com nova realização das seis etapas propostas, sempre no último domingo de cada mês, entre os meses de agosto de 2018 e fevereiro de 2019 (com exceção de dezembro).

No total são 144 quilómetros divididos da seguinte forma:

2ª etapa: dia 30 de setembro, Tuy – Redondela (29 km)

  • 3ª etapa: dia 28 de outubro, Redondela – Pontevedra (24 km)
  • 4ª etapa: dia 25 de novembro, Pontevedra – Caldas de Rei (23 km)
  • 5ª etapa: dia 27 de janeiro, Caldas de Rei – Padrón (19 km)
  • 6ª etapa: dia 24 de fevereiro, Padrón – Santiago (24 km)

As partidas passam a ser junto ao Centro Coordenador de Transportes de Cerveira, onde o autocarro fará a ligação à última etapa percorrida, havendo regresso assegurado para o final da tarde.

 

  

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.