Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

10/10/18

...

 

 ----------------------------------------

 ------------------------------------------------

A Docapesca lançou um concurso público para a empreitada de execução de uma plataforma flutuante de apoio à pesca artesanal no Porto de Vila Praia de Âncora, com um preço base de 145.000 euros. Esta obra, que terá um prazo máximo de execução de 180 dias, tem como objetivo a melhoria das condições de segurança de pessoas e bens no embarque, atracação e acesso a embarcações neste porto.A nova estrutura é composta por dois elementos de quebra-mar flutuante em betão armado, com as dimensões totais de 40x3 metros, estando equipada com meios de amarração e proteção das embarcações. O acesso ao cais flutuante é proporcionado por um patamar com 6x2,5 metros com guarda corpos e uma ponte com 20x1,5 metros. Refira-se ainda que a frota de pesca artesanal é responsável pela totalidade das capturas de pescado transacionadas na lota de Vila Praia de Âncora. A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. é uma empresa do Setor Empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.

 ------------------------------

O Município de Esposende vai esta quarta feira, promover a apresentação do projeto pedagógico “Desafiar Estereótipos” para a comunidade escolar do concelho, designadamente para os alunos do ensino secundário, assinalando assi, o dia Municipal para a igualdade. Esta apresentação, que decorrerá às 10h30, no Auditório Municipal de Esposende, tem subjacente a promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades. Trata-se de um projeto desenvolvido pela empresa Betweien, em parceira com a cantora portuguesa Ana Bacalhau, que explora, para uma melhor compreensão da temática geral, os diversos contextos de vida, onde a discriminação em função do género acontece, nomeadamente na conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, nos contextos de Poder e de Tomada de Decisão e em casos de Violência do Género.

---------------------------------------------

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, foi convidado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico a participar no Global Parliament of Mayors Summit. A autarquia Vianense, adianta trata-se do “maior encontro de autarcas de todo o mundo que decorre em Bristol, até terça-feira, considerada a Cúpula Mundial de Presidentes de Câmara”. O município adiantou que o evento vai juntar, durante três dias, uma centena de presidentes de Câmara dos vários continentes, que terão como foco central os desafios globais da humanidade: a migração, a segurança das cidades e a saúde da população. Para José Maria Costa, refere que o convite da OCDE é encarado “como um reconhecimento da liderança e do trabalho desenvolvido” como autarca de Viana do Castelo.

 --------------------------------------

Câmara Municipal de Viana do Castelo informa que vão ser feitos cortes temporários no transito nas ruas da Picota, Manuel Espregueira e Avenida dos combatentes, com vista à substituição do lajedo. Estes condicionamentos de transito, vão ocorrer ate 16 de novembro.

------------------------------------

O Banco Europeu de Investimento concedeu um empréstimo de 60 milhões de euros à Windplus, subsidiária da EDP, Repsol e Principle Power, para o funcionamento do primeiro parque eólico flutuante no mar, em Viana do Castelo. Além do financiamento do banco da União Europeia, entram nesta fase, que prevê um investimento total de 125 milhões de euros, 29,9 milhões de euros do programa comunitário NER300, o “apoio direto de seis milhões de euros do Fundo de Carbono Português e o resto passará por investimento dos acionistas”, precisou o presidente executivo da EDP, António Mexia.

 

A primeira fase passou por verificar se a estrutura “iria sobreviver”, ao longo de cinco anos, aos mais de 15 metros de ondas da zona de Viana do Castelo. Nessa altura estavam envolvidas 210 pessoas, mais de 60 fornecedores, dois megawatts de potência instalada e um investimento de 23 milhões de euros.Agora, o projeto por três anos, vai envolver mais de 450 pessoas qualificadas, um investimento de 125 milhões de euros e 25 megawatts de potência instalada. As turbinas passam de dois megawatts para outras de 8,4 megawatts, que medem, desde o mar até à ponta da sua lâmina, 210 metros, ou seja, dois campos de futebol.

-----------------------------------

DESPORTO

Caminha vai realizar a sua primeira corrida de S. Silvestre, que tem a organização em parceria com a Associação Triatlo de Caminha e o Município de Caminhense Esta vai acontecer a 8 de dezembro, com partida e chegada junto da Torre do relogio. A I São Silvestre de Caminha é composta por uma corrida e uma caminhada. A corrida, com um percurso de 10 km, dirige-se para atletas federados e não federados. A caminhada, com um percurso de 5 km, destina-se a todas as faixas etárias e não tem fins competitivos. Esta iniciativa de âmbito desportivo está integrada na programação de Natal que o Município tem para oferecer aos caminhenses e visitantes.

-------------------------------

O PCP vai realizar esta segunda-feira um conjunto de visitas ao Concelho de Viana do Castelo, que contará com a presença da Vereadora da CDU, Cláudia MArinho e da deputada da Assembleia da Republica Carla Cruz. Assim pelas 2 e meia da tarde vão visitar a - Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo, uma hora depois visitam a- Associações de Agricultores do Distrito de Viana do Castelo   e pelas 4 e meia, encontram-se com a - Comissão Representativa dos Ex trabalhadores dos ENVC. Pelas 5 e meia da tarde no Centro de Trabalho do PCP em Viana do Castelo, vão em conferencia de imprensa, fazer o balanço destas visitas.

 -------------------------------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira tem lugar, nos dias 9 e 10 de novembro, o IX Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho. Trata-se de um encontro bienal que visa a divulgação de projetos em curso ou já concluídos, para além do debate em torno da gestão dos recursos naturais e preservação da biodiversidade associada ao rio Minho. Dinamizada pelo Aquamuseu do Rio Minho, através da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em coorganização com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – U. Porto, esta 9ª edição versa temáticas multidisciplinares na área de intervenção da bacia hidrográfica do rio Minho, nomeadamente Ecologia, Educação Ambiental, Exploração de Recursos, Legislação e Turismo.

 ------------------------------------------------ 

O Exército Português vai prolongar, até final deste mes, a vigilância na serra de Santa Luzia, já que foi agora assinado um protocolo entre o Coronel da Administração Militar, Armando Ferreira, e o Presidente da Câmara Municipal, para a vigilância de Santa Luzia, a defesa da floresta e melhoria das condições de vida das populações. Os militares estão, assim, a realizar operações de vigilância mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (CODIS, Bombeiros Municipais de Viana do Castelo) e comunicando, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo. Esta vigilância, iniciada a 9 de julho, pretende ser preventiva de incêndios nos quase 30 quilómetros quadrados de extensão da Serra de Santa Luzia. Para o autarca Vianense, o protocolo é um excelente exemplo da cooperação institucional entre o Exército Português e as autarquias, tendo sido fator relevante na dissuasão dos incêndios e excelente contributo para a prevenção de incêndios florestais em Viana do Castelo.

 ----------------------------------------

A freguesia de Lanhelas, recebe esta quarta feira a reunião mensal, descentralizada da camara de Caminha. Assim o executivo Caminhense desloca-se à Casa da Musica de Lanhelas, esta quarta pelas 6 e meia da tarde, onde os Lanhelenses tem o oportunidade de questionar a Camara, sobre os problemas da sua freguesia.

 ----------------------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou o protocolo para desenvolvimento do projeto “Juntos” com a Associação Salvador e a – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo, associações promotoras do projeto. O protocolo tem como objetivos sensibilizar a comunidade para o respeito e inclusão das pessoas com deficiência e angariar fundos para a APCPC e Associação Salvador, melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Todo o concelho de Viana do Castelo será abrangido pelo projeto, que acontece entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019, ficando a Câmara Municipal responsável pelo apoio logístico.

-----------------------------------------

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo deslocou-se à freguesia de Lanheses, para se inteirar do andamento das obras que se estão a efetuar nesta freguesia, Assim visitou as obras de ampliação do cemitério de Lanheses, empreitada que, entre aquisição de terreno e 1ª fase da obra, representa um investimento de 150 mil euros.

 -----------------------------------------

Mais de meio milhar de estudantes marcou presença no Acolhimento da Cidade aos Novos Estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo , num evento promovido no Centro Cultural pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em colaboração com o IPVC e a Federação Académica da instituição de ensino superior. Foi a primeira vez que a autarquia promoveu uma receção oficial alargada a todos os novos estudantes, reunindo mais de cinco centenas de alunos. José Maria Costa assegurou que as seis escolas do Instituto Politécnico, espalhadas pelo Alto Minho, são instituições de elevada qualidade, que contam com excelentes professores. No evento, que contou com intervenções do presidente do IPVC, Rui Teixeira, e do presidente da Federação Académica do IPVC, Daniel Leal, marcaram também presença algumas empresas da cidade para apresentarem os seus serviços aos jovens estudantes.

            ----------------------------------------------

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, José Maria Costa, anunciou, no seminário “Alto Minho 2030: Balanço 2014-2020 & Novos Desafios”, que, até ao momento, no âmbito do “Portugal 2020”, já foram garantidos 520 milhões de euros de investimento exclusivamente para o Alto Minho. O líder da CIM Alto Minho frisou que, no próximo quadro comunitário de apoio, os municípios da região terão de aprofundar a cooperação, destacando a importância de um trabalho mais profundo em áreas como a mobilidade e uma nova abordagem, mais integrada e participada na qualidade de vida das pessoas, ao nível da saúde e dos equipamentos sociais.

----------------------------------------------------------- 

O teatro Sá de Miranda de Viana do Castelo vai receber a partir das 2 e meia da tarde do dia 27, o encontro de coros de Viana do Castelo, evento que tem a organização do Centro de Estudos Regionais. O Encontro de Coros enquadra-se nas atividades comemorativas do 40º aniversário do Centro de Estudos Regionais, associação cultural sem fins lucrativos, de reconhecida utilidade pública, com sede em Viana do Castelo, cujo principal fim é a investigação, estudo e divulgação do património cultural e ambiental da região minhota.

Participam no encontro os coros: Vocal Ensemble (Braga), Madrigal (Rio Tinto), Grupo Coral da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis, Coro da Universidade Sénior Contemporânea (Porto) e o Coro do Centro de Estudos Regionais.

 -------------------------------------------------------------

Viana do Castelo acolhe, sábado e domingo, o Encontro de Cantadores ao Desafio e Repentistas Portugueses. O evento, que acontece no Teatro Municipal Sá de Miranda, contará com cerca de uma centena de cantadores e músicos, com a participação especial de poetas repentistas do Ceará, no Brasil, e de Cantadores Regueifeiros da Galiza. O programa começa na sexta-feira, na Casa do Povo de Vila Nova de Anha, pelas 21h30, com um Encontro de Cantadores ao Desafio Portugueses e Brasileiros.

No sábado, 20 de outubro, o evento começa pelas 10h00, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o acolhimento de todos os participantes, entre cantadores, músicos e convidados. As Jornadas sobre o Cantar ao Desafio, dedicadas ao Repentismo em Portugal – Cantar de Improviso, iniciam pelas 14h30, com a participação do vianense Augusto Canário e especialistas de vários pontos do país, como Braga, Murtosa, Porto, Castro Verde, Torres Vedras, Montalegre, Açores e Madeira, contando ainda com a presença de um especialista do Brasil. O Encontro é organizado pela Vianafestas – Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo e por Augusto Canário, intérprete de música tradicional portuguesa e cantador ao desafio, contando com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha.

 ----------------------------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, uma candidatura superior a 165 mil euros à Linha de Crédito para apoio à Gestão de Combustíveis em substituição dos proprietários florestais. A linha de crédito foi criada pelo Ministério da Administração Interna com a finalidade de atribuição de subvenções reembolsáveis aos municípios, destinadas a financiar as despesas em que estes incorram com a gestão de combustível nas redes secundárias, em substituição dos proprietários e outros produtores florestais que incumpriram o dever. Cerca de 600 mil euros desta verba implicaram a reflorestação da serra da Padela, de Santa Luzia e Amonde e a beneficiação de caminhos florestais no monte de Santa Luzia. O município também investiu na criação de faixas de gestão de combustíveis em 16 estradas municipais, numa extensão de 150 quilómetros, nos perímetros industriais de Lanheses e Neiva e na limpeza do Monte do Galeão, num total de 150 hectares.

----------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira já está definido o calendário das Assembleias Participativas do Orçamento Participativo 2018 a concretizar, até ao dia 24, nas sedes das Juntas de Freguesia do concelho. De forma a tornar o processo do OP o mais esclarecedor e transparente possível, as 15 freguesias do concelho, receberão uma Assembleia Participativa,

Calendarização

segundaDia 22: Lovelhe, 17h00 | Cerveira, 18h00

  • terça Dia 23: Nogueira, 18h00 | Reboreda, 19h00
  • quarta Dia 24: Sapardos, 18h00 | Mentrestido, 19h00

 -------------------------------------------

Em Esposende vai iniciar-se, dentro de dias, a obra de requalificação e ampliação da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, de Esposende. Trata-se da primeira intervenção de fundo desta que é a única escola secundária do concelho, construída há 37 anos. Com um custo de mais de 2 milhões de euros e prazo de execução de 630 dias, a intervenção será executada no âmbito do acordo estabelecido entre o Município de Esposende e o Ministério da Educação e Ciência.

O projeto, da autoria do arquiteto Marques Franco, prevê a substituição de todas as coberturas em fibrocimento, bem como a demolição do bloco oficinal existente. Assim, será construído de raiz um novo edifício que marca a entrada da escola, interligando os diferentes edifícios existentes. Esta intervenção contempla ainda a reformulação e ampliação do atual refeitório, bem como do salão polivalente conferindo uma maior valia funcional a todo o espaço, prevendo, ainda, a requalificação das instalações sanitárias.

------------------------------------

Em Esposende o município está a investir 92 mil euros em Palmeira de Faro na requalificação da Rua das Oliveiras. Numa primeira fase procedeu-se ao alargamento da rua, em função das cedências dos proprietários confinantes, decorrendo agora os trabalhos de infraestruturação e pavimentação. A obra deverá estar concluída no prazo de quatro meses.

 ---------------------------------------

Em Apulia, no concelho de Esposende, já arrancaram as obras de reabilitação da antiga Escola Básica para Museu do Sargaço, um projeto do Município que trará à memória da população e da cultura local, a “apanha do sargaço”, aquela que foi, e ainda é, uma tradição de grande relevo para o povo apuliense.

 --------------------------------------------------

 Viana do Castelo acolhe, na sexta feira, a Gala Alto Minho ATIVAR IPVC Business Awards 2018 numa organização conjunta do Instituto Politécnico de Viana do Castelo da – Confederação Empresarial do Alto Minho e Comunidade Intermunicipal do Alto Minho. O evento, que irá decorrer no Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 20h, vai distinguir e premiar o que de melhor se faz no Alto Minho ao nível da inovação, gestão e empreendedorismo. O evento terá ainda uma vertente solidária com o anúncio da disponibilidade dos materiais necessários para a realização de obras no Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo.

Ao todo serão entregues 12 prémios, em diversas categorias, que vão distinguir e premiar empresas e empresários que se destacaram pelas melhoras práticas ao nível da inovação, gestão e do empreendedorismo.

-----------------------------------

A bilheteira do concerto de Pedro Abrunhosa vai reverter a favor da Maternidade da Unidade Local de Saúde do Alto Minho serviço que está a celebrar os 50 anos de existência. Os bilhetes, para o concerto que acontece às 22h00 de 27 de outubro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, já estão à venda. Segundo dados da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, na Maternidade do Hospital de Santa Luzia nascem, por ano, cerca de 1.600 bebés. Com esta reversão de bilheteira, a Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende presentear um serviço hospitalar que, desde 1968, serve o concelho e todo o distrito.

---------------------------------------

A Citânia de Santa Luzia, em Viana do Castelo, vai no próximo ano ser alvo de uma intervenção orçada em 100 mil euros. Esta vai ser realizada ao abrigo de um protocolo que o município estabelecerá com Direção Regional de Cultura do Norte que foi aprovado por unanimidade na ultima reunião do executivo.Esta “parceria permitirá fazer a consolidação das ruínas e um levantamento cartográfico mais apurado”, o projeto inclui ainda a publicação de uma edição com mais informação sobre aquele “elemento de referência” da capital do Alto Minho.

 -----------------------------------------

 Em vila Nova de Cerveira a camara, parceria com o Clube de Celtas do Minho, promove 2º edição do Caminho de Santigo de Compostela, a pé e por etapas. Esta vai decorrer entre agosto e fevereiro e é imitadas a 50 participantes. Desta forma, Município e Clube Celtas do Minho avançam com nova realização das seis etapas propostas, sempre no último domingo de cada mês, entre os meses de agosto de 2018 e fevereiro de 2019 (com exceção de dezembro).

No total são 144 quilómetros divididos da seguinte forma:

2ª etapa: dia 30 de setembro, Tuy – Redondela (29 km)

  • 3ª etapa: dia 28 de outubro, Redondela – Pontevedra (24 km)
  • 4ª etapa: dia 25 de novembro, Pontevedra – Caldas de Rei (23 km)
  • 5ª etapa: dia 27 de janeiro, Caldas de Rei – Padrón (19 km)
  • 6ª etapa: dia 24 de fevereiro, Padrón – Santiago (24 km)

As partidas passam a ser junto ao Centro Coordenador de Transportes de Cerveira, onde o autocarro fará a ligação à última etapa percorrida, havendo regresso assegurado para o final da tarde.

 

  

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.