Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

09/10/18

...

 ----------------------------------------

-------------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a União das Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã inauguraram, em Deocriste, as infraestruturas de 9 lotes que foram criados para serem cedidos a jovens casais e famílias com reduzidos recursos económicos, como forma de atrair e manter pessoas na freguesia. Este foi um processo muito longo e que atingiu os 250 mil euros de investimento, tendo representado o sonho de vários executivos da freguesia. Os lotes, cujas infraestruturas foram inauguradas, pretendem promover a fixação de jovens casais e famílias carenciadas na freguesia de Deocriste, sendo que o processo de atribuição dos espaços vai agora ser iniciado.

----------------------------------------- 

O concelho de Caminha, vai assinalar este sábado em Vila Praia de Ancora as comemorações do Dia Nacional do Peregrino inserido no projeto de valorização do Caminho de Santiago - Caminho Português da Costa. Trata-se de uma ação conjunta com os restantes municípios que compõem o traçado, isto é, municípios do Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. Assim pelas 2 e meia da tarde tem lugar no forte da Largateira as comemorações que vão contar com momento musical a cargo da Academia de Música Fernandes Fão

----------------------------------------------------- 

Em Monção a Câmara Municipal comparticipou a aquisição de 70 novos fardamentos da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil. O valor global situa-se em 15.667,00 €, tendo a autarquia apoiado com metade daquele montante: 7.833,50 €. O contrato de financiamento foi assinado, pelo Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, e pelo Presidente da Direção da Casa do Povo de Tangil (Banda de Música), André Filipe Roquinho. 

Com 180 anos de existência, a Banda Musical da Casa do Povo de Tangil assume-se como um digno embaixador cultural do nosso município, projetando o nome de Monção em várias regiões de Portugal, através das atuações que realiza ao longo do ano.

 -------------------------------------- 

O pavilhão do atlantico em Viana do Castelo, é apontado pela revista Walpaper, como exemplo de excelência de arquitetura em betão,

Num artigo intitulado “Arquitetura em betão: a nossa seleção dos melhores”, o site da conceituada revista de design “Wallpaper” destacou o recém-inaugurado Pavilhão do Atlântico de Viana do Castelo como uma das melhores construções na massa de cimento. O Pavilhão do Atlântico, construído integralmente com financiamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo, corresponde a um projeto do gabinete Valdemar Coutinho Arquitectos, e é apresentado, pela publicação, como um dos melhores edifícios em betão.

O Pavilhão do Atlântico representou um investimento de 1,5 milhões de euros, tendo sido instalado na Avenida do Atlântico, num terreno em gaveto com 1785 metros quadrados entre a Avenida e a Rua Dr. Pedro Barbosa, onde está situada a escola EB 2.3 com o mesmo nome.

----------------------------------------

90 quilos de ouriços do mar, foram apreendidos pela Policia Maritima em Vila Praia de Ancora, numa ação de fiscalização ocorrida durante a noite. Assim a policia marítima detetou um individuo que se dedicava à captura de ouriços sem estar devidamente licenciado para tal, os ouriços apreendidos, foram devolvidos ao mar.

 ------------------------------------

A vila de Melgaço vai receber este sábado o 83º encontro de automoveis clássicos, numa organização que parte do Clube Lusitano do Automóvel Clássico. Aqui os mais curiosos poderão observar de perto as viaturas clássicas, a partir das 10h45, junto da Câmara Municipal (Largo Hermenegildo Solheiro). Ao longo do dia, os ‘colecionadores’ irão visitar vários espaços, nomeadamente a Torre de Menagem, o Museu de Cinema Jean Loup Passek, o Solar do Alvarinho, as Termas de Melgaço e a Quinta de Soalheiro.

 --------------------------------------------------

 Viana do Castelo acolhe, no dia 19, a Gala Alto Minho ATIVAR IPVC Business Awards 2018 numa organização conjunta do Instituto Politécnico de Viana do Castelo da – Confederação Empresarial do Alto Minho e Comunidade Intermunicipal do Alto Minho. O evento, que irá decorrer no Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 20h, vai distinguir e premiar o que de melhor se faz no Alto Minho ao nível da inovação, gestão e empreendedorismo. O evento terá ainda uma vertente solidária com o anúncio da disponibilidade dos materiais necessários para a realização de obras no Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo.

Ao todo serão entregues 12 prémios, em diversas categorias, que vão distinguir e premiar empresas e empresários que se destacaram pelas melhoras práticas ao nível da inovação, gestão e do empreendedorismo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-

È nesta sexta e sábado que a Real Confraria do vinho Alvarinho, realiza em Melgaço a cerimonia para a entronização dos novos confrades, no entanto e para sexta está agendada para as 6 e meia da tarde uma visita guiada à adega da quinta de Soalheiro para uma prova de vinhos. Jà para sábado, tem lugar a concentração dos confrades no Solar do Alvarinho, que serão recebidos pelo presidente da camara Melgacense, daqui partem para as termas de Melgaço, já que neste local vai ser assinada a geminação da confraria do alvarinho, com a confraria dos vinhos das Rias Baixas Galegas. A cerimonia da entronização vai fazer-se a partir do meio dia de sábado e o autarca de Monção, é um dos novos confrades a entronizar.

------------------------------------------------------

Só18 dos 308 municípios portugueses apresentaram candidaturas à linha de crédito para financiamento da limpeza da floresta, solicitando um montante, no total, de cerca de sete milhões de euros. No Alto Minho, recorreram à linha de crédito, Valença, Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo. Criada para apoiar os municípios no pagamento das despesas relacionadas com os trabalhos de limpeza de terrenos florestais, no âmbito das redes secundárias de faixas de gestão de combustível, esta linha de crédito dispõe de um montante global de 50 milhões de euros, cujo prazo de candidaturas terminou em 30 de setembro 

-----------------------------------------

2,1 milhões de euros, é quanto vai ser investido no centro histórico de Monção, abrangendo a requalificação da rua 25 de Abril, Avenida da estação, as ruas Pimenta de Castyro e Duarte Pacheco, assim como o Largo da alfandega.Estas intervenções, em pleno centro histórico da vila de Monção, tem uma estimativa orçamental global próxima de 2.1 milhões de euros, contando com apoio de fundos comunitários. De acordo com a calendarização prevista, todas as obras deverão estar concluídas até o final do próximo ano.

 ---------------------------------------

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou hoje presença no 8º Encontro Anual das Plataformas Transfronteiriças da União Europeia, em Bruxelas, onde sugeriu que sejam reforçadas as verbas para a cooperação transfronteiriça das fronteiras entre Portugal e Espanha, atendendo a que são zonas de fronteira de toda a União Europeia com menor população e menor índice de desenvolvimento. O autarca de Viana afirmou que só através do reforço dos instrumentos de financiamento transfronteiriço será possível aproximar as regiões de fronteira dos índices de desenvolvimento das regiões atlânticas.

---------------------------------------------------------

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na apresentação do programa “Havemos de ir a Viana”, promovido pela Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e que prevê a realização de três grandes eventos que deverão trazer à cidade mais de 2.000 estudantes., o autarca,, destacou a capacidade de organização dos estudantes para grandes desafios e grandes eventos, referindo que o desafio é mostrar aos estudantes que o Alto Minho tem escolas, professores e resultados de referência. Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo ano, o Encontro Nacional de Estudantes de Economia e Gestão, que deverá trazer à cidade cerca de 1.000 alunos, entre 28 de fevereiro e 3 de março de 2019. Todos os anos, os Estudantes de Economia e Gestão oriundos de todas as partes de Portugal reúnem-se no Encontro Nacional de Estudantes de Economia e Gestão (ENEEG), encontro este que acontece em Viana do Castelo para a 19ª edição.

-----------------------------------

A bilheteira do concerto de Pedro Abrunhosa vai reverter a favor da Maternidade da Unidade Local de Saúde do Alto Minho serviço que está a celebrar os 50 anos de existência. Os bilhetes, para o concerto que acontece às 22h00 de 27 de outubro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, já estão à venda. Segundo dados da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, na Maternidade do Hospital de Santa Luzia nascem, por ano, cerca de 1.600 bebés. Com esta reversão de bilheteira, a Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende presentear um serviço hospitalar que, desde 1968, serve o concelho e todo o distrito.

 ---------------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira, iniciou-se o processo do Orçamento Participativo, 2018, que se prolonga até 13 de janeiro de 2019.  Para a presente edição 2018 mantém-se a dotação de 90 mil euros que será distribuída pela ordem de votação, mas como novidade as propostas deste ano só poderão ter um valor máximo de 60 mil euros.  As quatro áreas de intervenção definidas para o OP 2018 são a Área Social; a Reabilitação e Requalificação Urbana; a Segurança e Proteção Civil; e o Turismo, Comércio e Promoção Económica.

 ------------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito das suas políticas de prevenção e promoção da saúde, aderiu ao movimento Outubro Rosa, numa perspetiva mais alargada, colocando o foco na saúde da mulher, de forma geral, promovendo uma série de iniciativas que decorre ao longo todo o mês, desde sessões informativas, tertúlias, caminhadas, entre outras iniciativas, que contam com a parceria da Escola Superior de Saúde, Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Hospital Particular de Viana do Castelo e a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Nos dias , 12, 19 e 26 e outubro, entre as 15h00 e as 18h00, o Serviço de Fisioterapia do Hospital Particular de Viana do Castelo promove Pilates Clínico para o público feminino).A 18 de outubro acontece a Conversa em Português: prevenção das doenças oncológicas na mulher, em sessões que acontecem às 10h00 e as 15h00. O evento acontece na Escola Secundária de Santa Maria Maior, sendo organizado pela Câmara Municipal e tendo como público-alvo as mulheres migrantes.Também no dia 18 de outubro a Praça da Liberdade vai ser palco de um Laço Humano, construído a partir das 17h00, com o apoio da população, numa iniciativa da Escola Superior de Saúde. A 23 de outubro será promovida uma Sessão de Literacia em Saúde sobre prevenção das doenças oncológicas, dirigida às trabalhadoras do município, numa organização da Câmara Municipal. Já no dia 28 de outubro, às 10h00, inicia na Praça da República uma Caminhada a Favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. As inscrições, com custo de 3 euros, acontecem no dia. O “Outubro Rosa” é um movimento internacional que visa a consciencialização sobre a importância da prevenção do cancro da mama, uma vez que, descoberto numa fase inicial, as probabilidades de cura são maiores.

 ----------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira arrancou Campanha de Sensibilização Ambiental da Valorminho denominada “Comércio a Reciclar”, cujo objetivo passa por visitar os comércios sensibilizando-os para os modos corretos da separação dos resíduos, disponibilizando um serviço gratuito de recolha.

---------------------------------------

A Citânia de Santa Luzia, em Viana do Castelo, vai no próximo ano ser alvo de uma intervenção orçada em 100 mil euros. Esta vai ser realizada ao abrigo de um protocolo que o município estabelecerá com Direção Regional de Cultura do Norte que foi aprovado por unanimidade na ultima reunião do executivo.Esta “parceria permitirá fazer a consolidação das ruínas e um levantamento cartográfico mais apurado”, o projeto inclui ainda a publicação de uma edição com mais informação sobre aquele “elemento de referência” da capital do Alto Minho.

-------------------------------------

È no dia 16  que Município de Esposende, em colaboração com o – Instituto Superior de Saúde e o ACES Barcelos realiza um seminário subordinado à temática “Estratégias para a promoção de uma alimentação saudável em contexto escolar”. A iniciativa decorrerá no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, e é dirigida à comunidade em geral, particularmente a técnicos da área da saúde. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

 -------------------------------------------

Os minis, tem encontro marcado para Paredes de Coura este  sabado e domingo, a vila espera assim receber um numero significativo destes pequenos veículos, que ficarão em exposição na parte central da vila. Do programa destaca-se a animação e jantar convívio, assim como o habitual passeio dos minis e uma prova de perícia automóvel.

 -----------------------------------------

Em Viana do Castelo nos dias 13 e 14 de Outubro, realiza-se a Rampa de Santa Luzia, numa organização do Viana Motor Clube em parceria com a camara. Este é um evento sem qualquer cariz desportivo e que pretende “reviver os anos de glória daquele traçado sobranceiro à cidade e que chegou a integrar o calendário do campeonato nacional de rampas e mais tarde de velocidade”. O programa inclui várias subidas para as diversas categorias de veículos admitidos na prova e porque o Viana Motor Clube está a comemorar o seu 20ª aniversário, realiza ainda uma concentração de veículos clássicos.

--------------------------------------------------- 

 Em vila Nova de Cerveira a camara, parceria com o Clube de Celtas do Minho, promove 2º edição do Caminho de Santigo de Compostela, a pé e por etapas. Esta vai decorrer entre agosto e fevereiro e é imitadas a 50 participantes. Desta forma, Município e Clube Celtas do Minho avançam com nova realização das seis etapas propostas, sempre no último domingo de cada mês, entre os meses de agosto de 2018 e fevereiro de 2019 (com exceção de dezembro).

No total são 144 quilómetros divididos da seguinte forma:

2ª etapa: dia 30 de setembro, Tuy – Redondela (29 km)

  • 3ª etapa: dia 28 de outubro, Redondela – Pontevedra (24 km)
  • 4ª etapa: dia 25 de novembro, Pontevedra – Caldas de Rei (23 km)
  • 5ª etapa: dia 27 de janeiro, Caldas de Rei – Padrón (19 km)
  • 6ª etapa: dia 24 de fevereiro, Padrón – Santiago (24 km)

As partidas passam a ser junto ao Centro Coordenador de Transportes de Cerveira, onde o autocarro fará a ligação à última etapa percorrida, havendo regresso assegurado para o final da tarde.

 

  

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.