Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

25/05/18

...

---------------------------------

---------------------------------

Em Darque, 2 de setembro, é a data marcada para a realização de eleições antecipadas na freguesia, depois da renuncia dos eleitos da CDU e PSD, segundo avançou o autarca Vianense na ultima reunião, em que recebeu um ofício da secretaria de Estado da Administração Interna convocando aquele ato eleitoral, assim para 02 de setembro. Tudo se fica a dever ao facto de em Abril, a CDU e o PSD, ter visto os seus representantes eleitos na freguesia, renunciar ao mandato, o que provoca assim eleições antecipadas. Nas eleições autárquicas o PS, venceu, com 37,64% dos votos, a CDU obteve 28,9% eo PSD 22,41% e o CDS6,36%

  -----------------------------------------------

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo e a Associação para a Gestão de Resíduos promovem na segunda-feira,, pelas 14h30, o Seminário “Gestão de Resíduos: Valorização de Recursos” sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. A sessão de abertura vai contar com a presença do presidente do Conselho de Administração dos SMSBVC, Vítor Lemos, e com o presidente da direção da ESGRA, Paulo Praça. Durante o seminário será exibido o filme “Reciclar é Agora” e serão feitas apresentações dedicadas à gestão de resíduos e valorização de recursos, pelas entidades organizadoras.

 ----------------------------------------

O novo filme do produtor Leonel Vieira, “Tiro e Queda”, vai ser gravado integralmente em Viana do Castelo já no próximo mês de julho, para estrear no último trimestre deste ano. Este filme enquadra-se na tradição das duplas cómicas da história do cinema e é uma adaptação da peça de teatro com o mesmo nome. “Tiro e Queda”, com a divertida e já reconhecida dupla Eduardo Madeira e Manuel Marques, junta a tradição da comédia portuguesa com a modernidade dos humoristas contemporâneos.

 ----------------------------------------------------

O previsto encerramento do balcão da Caixa geral de Depositos de Darque, que pode acontecer no final deste mês, motivou já a intenção da camara de Viana cortar as relações institucionais com a Caixa Geral de Depositos, caso o banco não venha a recuar na sua intenção de encerra o balcão de Darque. O autarca Vianense advertiu no final da reunião do executivo que “Se não houver abertura, discernimento e a ponderação que todos esperamos, iremos incentivar as entidades públicas e mesmo as empresas a mudarem de dependências bancárias visto que quem abandona o território é porque não está interessado em manter relações com o território” frizou assim o autarca..

-----------------------------------------

A mordoma das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, Maria João Soares, vai estar presente na abertura da Feira Internacional do Artesanato, que acontece este sábado, em Lisboa. Também vários elementos da Comissão de Festas da Romaria D’Agonia vão marcar presença na inauguração que se assume como a maior feira de multiculturalidade que ocorre na Península Ibérica e a segunda maior na Europa, e que acontece a partir deste sábado até 1 de julho. Durante a presença da Vianafestas – Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Csatelo, será apresentado o vídeo promocional da romaria deste ano. Recorde-se que, este ano, a rainha das romarias vai ter como destaque, no Cortejo Histórico e Etnográfico que acontece no sábado da romaria, os 140 anos da Ponte Eiffel e ainda os 50 anos da Procissão ao Mar.

------------------------------------------

O Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, vai acolher na próxima quarta feira pelas 7 da tarde, uma sessão de esclarecimento sobre compostagem doméstica. Trata-se da última ação que o Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, leva a efeito, no âmbito da “Campanha de Sensibilização Intermunicipal para Recolha Seletiva e Compostagem Doméstica no Cávado”, da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado). Esta campanha visa sensibilizar para a recolha seletiva e compostagem doméstica, fomentando a adoção de hábitos ambientalmente mais corretos e consequente redução da quantidade de resíduos passíveis de valorização encaminhados para aterro. Assim, os munícipes interessados em reaproveitar os resíduos orgânicos podem requisitar um compostor doméstico, gratuito, sendo que, para tal, têm que participar, obrigatoriamente, numa ação de esclarecimento.

-----------------------------------------

O Município de Monção, o Desportivo de Monção, a União Desportiva “Os Raianos” e a União Desportiva de Moreira, formalizam esta quinta-feira, 21 de junho, pelas 21h30, no Salão Paroquial de Monção, um protocolo de cooperação interassociativo para o desenvolvimento desportivo do concelho de Monção.

O documento, aprovado em reunião do executivo municipal, aprovado ontem na sede da junta de freguesia de Mazedo, destina-se à formação dos jovens atletas monçanenses, na modalidade de futebol, englobando-se, por esse motivo, apenas os clubes com atividade na área da formação.

Em linhas gerais, o protocolo entre o Município de Monção e os três clubes mencionados tem como objetivo definir as condições de organização de cada um dos clubes envolvidos, visando o aumento da qualidade e competitividade das equipas monçanenses.

 ----------------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) promoveram, na Praia do Cabedelo, uma iniciativa de sensibilização para as correntes fortes existentes nas praias. Numa ação de segurança, o Cabedelo recebeu a primeira demonstração nacional de sobrevivência em agueiros, numa iniciativa promovida no âmbito do projeto MELOA - que corresponde a um derivador flutuante que monitoriza as correntes marítimas de superfície. Nesta ação, o ISN estabeleceu ainda contato com os nadadores salvadores, surfistas locais e o Viana Beach Center. Foram, assim, levados a cabo ensaios científicos com o objetivo de contribuir para o estudo da circulação de superfície, mas também contribuir para o contínuo desenvolvimento do derivador flutuante, garantindo-o de baixo custo, fácil de manusear e capaz de ser usado em diferentes ambientes marítimos, desde o mar profundo até zonas mais terrestres, incluindo áreas costeiras, ribeiras e zonas de desportos aquáticos. De referir que os derivadores flutuantes que foram utilizados neste ensaio permitiram a aquisição de novos dados sobre as correntes oceânicas na zona de rebentação, incluindo detalhes das correntes de deriva litoral no setor a sul do rio Lima e sobre a estrutura dos agueiros.

--------------------------------------------------

A Howa Tramico inaugurou, em Viana do Castelo, a sétima fábrica do grupo, que vai representar um investimento de 10 milhões de euros até ao final de 2019. Durante a visita às novas instalações, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assegurou que o investimento em curso em novas indústrias no concelho é de 230 milhões de euros, sendo que o setor automóvel representa 132 milhões de euros, prevendo-se até ao final de 2019 a criação de 1800 empregos. No discurso, o autarca indicou que o município se tem vindo a afirmar como um concelho industrial, assumindo-se como o 16º concelho nacional com mais vendas ao exterior em 2017, num total acumulado de 831 milhões de euros, correspondendo a 1,5% das exportações nacionais. José Maria Costa referiu ainda que Viana do Castelo é o 12º concelho com maior subida entre 2013 e 2017, no que toca a exportações, que ascenderam a 191 milhões de euros.

-----------------------------------------------------

Descendentes de Gustave Eiffel vão estar em Viana, nas comemorações dos 140 anos da Ponte Eiffel de Viana do Castelo, são dois tetranetos do engenheiro Gustave Eiffel vão assim marcar presença nas comemorações dos 140 anos da Ponte Eiffel de Viana do Castelo. O convite foi formulado pela camara de Viana do Castelo e estes, vão marcar presença nos diversos momentos de celebração, homenageando o engenheiro responsável pelo projeto e construção e a ponte de ferro que é considerada Património Municipal.

---------------------------------------------

O município de Viana do Castelo vai marcar presença, entre sábado e 1 de julho, na Feira Internacional de Artesanato que decorre na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Viana do Castelo estará representada com um stand promocional de 54 metros quadrados que aposta na divulgação turística do concelho, entre oferta de alojamento, restauração, serviços de animação turística, artesanato, património natural, património cultural e lazer. O stand do Município integra ainda uma mostra de Bordados de Viana do Castelo. No sábado, na inauguração da Feira Internacional de Artesanato, estão previstos momentos de animação promovidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, levados a cabo por um grupo folclórico. No Espaço Workshop's FIA serão promovidos dois workshops com a artesã vianense Conceição Pimenta.

-------------------------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprecia, esta quinta-feira, em reunião de executivo, a proposta de adesão à entidade gestora regional Águas do Alto Minho. A adesão a esta nova entidade irá permitir que os Municípios que a integram disponham de um volume de investimento nos próximos trinta anos de 271 milhões de euros, sendo que o investimento de Viana do Castelo é de 75 milhões de euros, 21 milhões dos quais a serem investidos até 2023.

----------------------------------------------------

É esta quinta feira que a cidade de Valença acolhe na Escola Superior de Ciências Empresariais, o I Fórum Estratégico de Cooperação Inteligente do Rio Minho Transfronteiriço, em que se pretende "um debate de toda a sociedade" desta euro-região, de modo a poder beneficiar dos fundos do próximo programa comunitário a partir de 2020.

----------------------------------------- 

Em vila Nova de Cerveira a Festa da Historia, vai acontecer entre 16 e 19 de agosto, através de uma viagem única à época medieval, que conta com Mercadores, taberneiros, artesãos e associações .Assim todos aqueles que queiram participar, deves proceder à respetiva inscrição ate sexta feira, junto dos serviços culturais da autarquia. A organização é da Câmara Municipal e a produção, da Associação Velha Lamparina.

---------------------------------------

Areosa realiza uma vez mais o S. João da Ponte, que se vai prolongar ate ao dia 24, este domingo pelas 4 da tarde tem lugar o cortejo do carro do pinheiro, para sexta feira são as tasquinhas e a animação musical que vão animar a noite, no sábado há um baile popular, atuação do Grupo Etnográfico de Areosa e fogo de artificio, alem das tasquinhas, que vão estar a funcionar.

----------------------------------------------

No sábado, dia 23 de junho, o Mercado Municipal de Viana do Castelo acolhe novo Feirão Mensal. O destaque desta edição vai para o workshop “Sardinha Portuguesa e Carapau à Mesa”. Pelas 11h00, acontece o workshop “Sardinha Portuguesa e Carapau à Mesa”, bem como uma campanha de valorização do pescado das lotas portuguesas. A fechar a manhã, pelas 12h00, a Viana Bombos – Grupo de Bombos da Casa dos Rapazes vai garantir a animação, num momento musical e de convívio entre todos os presente.

----------------------------------------------------

O Concelho de Caminha já avançou com a data de 30 deste mês, para içar as bandeiras azuis atribuídas a quatro praias do concelho, como, Gelfa, Vila Praia de Ancora, Moledo e Caminha, a primeira bandeira a ser içada vai ser em Vila Praia der Ancora pelas 9 e meia da manhã. Refira-se quer Caminha tem ainda uma outra bandeira, atribuída à praia fluvial das azenhas em Vilar de Mouros.

-----------------------------------------------------

Entre 29 deste mês e 1 de julho, realiza-se em Monção a Feira do Alvarinho, certame destinado a promover aquele produto vínico singular e nobre da região, apresentando uma programação destinada a todos os públicos, complementada com provas de vinho, conferências temáticas e animação musical. Num evento de sucesso que se renova de ano para ano, a presente edição apresenta duas novidades. Um novo espaço. No Parque das Caldas. E o regresso da restauração após um interregno de vários anos. Estão presentes quatro restaurantes do concelho. Participam 29 produtores de vinho Alvarinho, 20 tasquinhas com produtos tradicionais, fumeiros, queijaria e doçaria e 20 expositores destinados a instituições e artesanato. Presentes também um posto médico, espaço lounge, Eprami.com, espaço infantil, posto de informação, sala de provas e área para workshops de culinária..

 ---------------------------------------------

A Junta de Freguesia de Vila de Punhe e pelo Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de agosto, levam por diante a 13 de julho uma caminhada noturna Intitulada “Queimada no Souto” e tem como destino o Largo das Neves, mas a partida é dada junto da igreja paroquial de Vila de Punhe. “Os participantes caminharão até ao Souto das Neves para uma exibição popular que inclui coreografias, esconjuro e queimada galega. O percurso passará em Arques, nomeadamente em frente às Quintas seculares, para depois derivar para o Outrelo, passar pela rua da Travessa, subir a rua Matias Santos e, finalmente, chegar ao destino desejado, o Souto das Neves”, A iniciativa contará com a participação “dos bombos e os cantares, sendo que, no final, haverá um concerto musical.

----------------------------------------------

Em Carvoeiro o mosteiro de Santa Maria, vai receber a 8 de julho, o lançamento do livro “A Sombra da Verdade” de Luis Ferreira. A organização da obra, está a cargo dos Amigos dos Caminhos de Santiago de Viana do Castelo. A “Sombra da Verdade”, de Luís Ferreira – autor português que mais se tem dedicado à ficção associada aos Caminhos de Santiago - inspirou-se na lenda do Abade Pedro Afonso – sepultado no Mosteiro de Santa Maria de Carvoeiro – que conta o resgate da cabeça do Apóstolo Santiago na Terra Santa, em inícios do século XI, para depois a entregar a Compostela.
 -----------------------------------

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira dando continuidade à substituição das luminárias no concelho, avançou com a segunda fase em que vai substituir 1859 luminarias, para a tecnologia leed. A autarquia Cerveirense já investiu cerca de meio milhão de euros nesta area, com recurso a fundos comunitários e parcerias.

---------------------------------------- 

O Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto foi convidado para marcar presença na cidade de Tavira. A coletividade, em articulação com a Comissão de Festas da Senhora das Neves, as autarquias locais e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, representará o Auto da Floripes, a 30 de junho, na Praça da República da cidade de Tavira. Ao representar na cidade de Tavira, que tudo aposta a sua identidade na ligação ao mundo Islâmico - daí o brilhante Núcleo Museológico Islâmico -, a presença do Auto da Floripes contribuirá para a promoção do património nacional e da comunidade que lhe serve de suporte, mas também para a sensibilização local e para a motivação e a coesão dos comediantes.

-----------------------------------------------

Este ano as festas da Agonia em Viana do Castelo, acontecem de 17 a 20 de Agosto e vão abrir com o concerto do grupo Sons do Minho, para finalizar com o concerto de Augusto Canario. No entanto há uma alteração no programa, já que o cortejo da mordomia de sexta feira, vai acontecer as 4 da tarde e não pelas 10 da manhã como vem sendo habitual. Este ano as inscrições para a participação neste numero da festa, processa-se através da plataforma oneline.

 ------------------------------------------------------------

Em Esposende a edição de 2018 da Galaicofolia, vai acontecer entre 20 e 22 de julho no Castro de S. Lourenço em Vila Chã. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã. Insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo e visa promover a cultura, a arte, o artesanato, a gastronomia e a enogastronomia do noroeste peninsular, área de influência da Cultura Galaica. Assim os vendedores que queiram participar no mercado Romano desta edição, podem até 31 de maio efetuar a respetiva inscrição

 --------------------------------------------------

A feira medieval de Caminha, este ano acontece entre 25 e 29 de julho com o tema “Caminha, a Navegação e seus Ofícios” e durante este período vai encher as ruas do casco histórico de animação e colorido. Como é habitual, o evento permitirá aos milhares e visitantes que são esperados fazer uma viagem no tempo, desta vez tendo o elemento água como o grande agregador, vincando-se assim a posição territorial e as fronteiras de água, que ditaram à Vila uma vocação tripartida: pesca costeira e fluvial, transporte entre margens e navegação. São muitas as inspirações de que a Feira Medieval vai tirar partido este verão e muitas também as novidades que por Caminha vão estar à disposição do público lá mais para finais de julho, tudo por um grande objetivo, a “recriação de um ambiente medieval através do comércio, das artes, ofícios, divertimentos, sabores e hábitos alimentares da Idade Média. No ano de 1291. A vila de Caminha é detentora de um centro histórico de grande riqueza patrimonial, cuja configuração remonta à época medieval, e que a Câmara Municipal de Caminha pretende valorizar, potenciar e promover”.

 ------------------------------------

Vila Praia de Ancora já tem comissão para realizar as festas da Senhora da Bonança em setembro, a presidente é Anabela Pereira, vice-presidente, Andre Matos, tesoureiro, Jose Lima, secretario, Orlando Silva e a segunda responsável das finanças é Candida Rodrigues. Esta é uma comissão renovada, até porque vários elementos que vinham a compor anteriores comissões, haviam alertado a tempo e horas, que não iriam continuar e que era tempo de dar a vez a outros. Depois de um certo impasse, até porque a comissão já deveria estar a trabalhar desde o inicio do ano, foi assim nomeada esta nova comissão que vai dar o seu melhor, para garantir o êxito daquelas que são as maiores festas do concelho de Caminha.

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.