Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

25/05/18

...

 

--------------------------------------------

 -------------------------------------------------------------

 O Município de Esposende vai disponibilizar livros, jornais e revistas aos veraneantes, através de quatro bibliotecas de praia instaladas, pelo 22.º ano consecutivo, em Marinhas, Esposende, Ofir e Apúlia. Este projeto pioneiro, à data, revela-se agora imprescindível para os veraneantes que não deixam a leitura entrar em férias, conforme revela a frequência média anual de 20 mil utilizadores.

 ---------------------------------------

Em Valença a autarquia investiu mais de 71 mil euros, na criação faixas de contenção de incêndios florestais numa área correspondente a 23 hectares. A Rede de Defesa da Floresta em Valença estende-se sobretudo pelas freguesias de São Pedro da Torre, Gandra e Ganfei. Na área envolvente à Zona Industrial de S. Pedro da Torre foi criada uma área de contenção limpa de 20 hectares. No Parque Empresarial de Valença, em Gandra, à área de proteção limpa abrange 5 hectares. No Monte do Faro, na área envolvente à estrada do faro foi criada uma faixa de contenção de 7 hectares.

------------------------------

Na Casa do Marco nas Argas, abriu a 10ª edição da Arte na Leira, onde o pintor Mario Rocha, homenageia a titulo postomo, um velho amigo, o conhecido Vilarinho de Covas, com um painel de azulejos, de grandes dimensões e em alto relevo, foi a forma escolhida pelo pintor Mário Rocha como homenagem a um velho amigo, um exímio tocador de concertina, conhecido como o “Vilarinho de Covas”. “Vilarinho de Covas” era um homem da região, sendo considerado um dos melhores tocadores de concertina do Alto Minho. Amigo de Pedro Homem de Melo, acompanhou o poeta por diversas vezes e levou o som da sua concertina além-fronteiras.

A obra pode ser admirada, ao lado de vários outros exemplares de múltiplas disciplinas artísticas, na Arte na Leira. Esta XX edição da Arte na Leira, pode ser visitada ate 19 de Agosto.

 --------------------------------------------------- 

A Águas do Norte está a fazer um investimento de 65 milhões de euros no concelho de Viana do Castelo, entre obras de abastecimento de água e saneamento de águas residuais. O plano de investimento previsto no contrato de concessão começou a ser executado em 2002, pela então empresa Águas do Minho e Lima, e deverá estar concluído até 2021, tendo já sido executados 53 milhões do montante total. Estão já em fase de conclusão pela Águas do Norte as empreitadas de abastecimento de água referentes à execução do reservatório e condutas de Pousados, que irão abastecer a freguesia de Nogueira, com um valor de 870 mil euros, das condutas e reservatórios de Milhões, Vila Franca e Barroselas, que irão abastecer as freguesias de Alvarães, Barroselas, Carvoeiro, Mujães, Vila Franca, Vila Fria e Vila de Punhe, no valor de 3,9 milhões de euros, e a empreitada de execução das condutas e reservatórios de Subportela e Mujães, que irão abastecer as freguesias de Subportela, Mujães e Portela Susã, no valor de 1,3 milhões de euros. Encontram-se ainda em execução os investimentos referentes às empreitadas de Deão, Deocriste e Freixieiro de Soutelo, que irão servir as mesmas freguesias, no valor de 1,8 milhões de euros, assim como a empreitada de reabilitação do intercetor de águas residuais de São Romão, no valor de 350 mil euros. No âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal estão ainda previstos, no concelho de Viana do Castelo, investimentos na ordem dos 7,3 milhões de euros em abastecimento de água, respeitantes ao reservatório de Afife, à ligação ao reservatório de Perre a Outeiro, à ligação do reservatório de Pousados a Montaria e à remodelação da conduta de Bertiandos. No que diz respeito ao saneamento de águas residuais, os investimentos previstos incluem o intercetor e estação elevatória de Serreleis, Cardielos, Torre e Vila Mou, o intercetor e estação elevatória de Vila de Punhe, Barroselas e Mujães, e a reabilitação da conduta da Areosa e de Darque, num valor total estimado de 2,8 milhões de euros.

--------------------------------------------

É nesta segunda feira que o deputado comunista do Parlamento Europeu, João Pimenta, realiza uma serie de visitas ao distrito de Viana do castelo. Assim pelas 10 e meia vai reunir com a administração do porto de Viana e pelas 2 e meia da tarde, vai ter um encontro com os Bombeiros Voluntarios de Ponte de Lima e pelas 5 da tarde ruma até Arcos de Valdevez, para se encontrar com os bombeiros da vila e para finalizar as visitas deste dia, está marcada uma visita à praia da Valeta, pelas 6 da tarde. Na terça feira e pelas 10 da manhã, reúne com a administração do hospital de Santa Luzia, pelas 2 e meia da tarde visita o centro de monitorização e interpretação ambiental de Viana do Castelo e no mesmo local as 4 da tarde, dará uma conferencia de imprensa.

-------------------------------------------------

 

Ate 10 de Agosto, Valença está mais ativa, desenvolvendo atividades náuticas, como aprender a pescar, descobrir a fauna e flora e a Ecopista do Rio Minho e proporcionar momentos de lazer, divertidos, com atividades diversificadas, duas vezes por semana, em dois locais por excelência do Rio Minho, na sua passagem por Valença, é a proposta da Câmara Municipal. O Parque de Lazer de Friestas e o Parque de Lazer da Senhora da Cabeça (Cristelo Côvo) são os locais escolhidos para acolher esta proposta do verão valenciano. Esta ação, enquadra-se na estratégia municipal de aproximação ao rio e à potencialização deste recurso no carácter desportivo, lúdico e turístico.

 --------------------------------------------------

A política de incentivos à reabilitação urbana e de dinamização das Áreas de Reabilitação Urbana em Viana do Castelo permitiu gerar, entre 2014 e 2017, investimentos que ascendem aos 60 milhões de euros. Isto porque, nos três últimos anos, o investimento privado rondou os 40 milhões de euros e, em curso e até 2020, o Município de Viana do Castelo está a investir cerca de 20 milhões de euros.

Este é o principal resultado da ação efetuada hoje sobre “Reabilitação Urbana em Viana do Castelo – Investimentos e instrumentos de financiamento” organizada pela Câmara Municipal, numa altura em que a implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) está em plena execução. Neste plano, a autarquia está a investir 18,7 milhões de euros na reabilitação urbana de Viana do Castelo mas, fruto deste investimento, também os privados apresentam uma enorme dinâmica com valores a rondar os 40 milhões de euros. De lembrar ainda que a Câmara Municipal está a investir, até 2020, no âmbito do PEDU, 20 milhões de euros em trinta diferentes projetos, cuja intervenção será focada nas ARUS. Financiado pelo Portugal 2020, este programa visa a qualificação do sistema urbano, mediante três diferentes planos: o Plano de Mobilidade Sustentável, o Plano de Ação de Regeneração Urbana e o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.

 -----------------------------------------------

Este domingo a freguesia Monçanense de Cambeses, realiza a III Festa da Rosca e do Papudo , que tem lugar na Praça Nossa Senhora dos Milagres, esta é uma iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Cambeses com apoio da autarquia monçanense, tem como finalidade a divulgação e promoção daquele produto típico da doçaria local. Além das provas de vinhos dos rótulos produzidos na freguesia (Cortinha Velha, Milacrus e Trinta Raios), a III Festa da Rosca e do Papudo, engloba ainda o workshop “A Rosca” e atuação dos grupos Sons do Gadanha, de Moreira, Cantares do Alvarinho, de Troviscoso, e “Os Teimosos”, de Cambeses.

---------------------------------------------------------

Em Vila nova de Cerveira, este fim de semana o Aquamuseu do Rio Minho comemora 13 anos e vai estar de portas abertas ao público, oferecendo uma programação diversificada, familiar e gratuita. Destaques vão para as atividades ‘Dormir com os Peixes’ e ‘Festa com os Peixes Migradores’. De portas abertas desde 13 de julho de 2005, o Aquamuseu do rio Minho é um dos maiores polos de atração turística de Vila Nova de Cerveira, alcançando uma média de 25 000 visitantes por ano.

-------------------------------------------------

O Largo do Souto da Silva, em Santa Marta de Portuzelo, vai ser palco a 5 de agosto e a partir das 9 da noite, do 61ª festival Internacional de Folclore de Santa marta de Portuzelo. Este é um dos mais antigos festivais internacionais de folclore do país, contará com a presença de grupos originários de Itália, Turquia e Polónia. A representação de Portugal estará a cargo do Grupo Regional de Moreira da Maia (Douro Litoral), do Grupo de Folclore do Rochão (Madeira), e do anfitrião, o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, que encerrará o festival.

------------------------------------------------------

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo lançaram  uma campanha de entrega porta-a-porta de kits de compostagem. Os SMSBVC estão neste momento a implementar um projeto que prepara o futuro da gestão dos resíduos sólidos urbanos produzidos no município, contando com um investimento global superior a 5 milhões de euros apoiados pelo PO SEUR do Portugal 2020, através do Fundo de Coesão da União Europeia, para fomentar a separação e incrementar a valorização de resíduos orgânicos, evitando a sua deposição em aterro e potenciando o papel deste recurso desaproveitado na Economia Circular.

 -------------------------------------------------------------------------

É na segunda-feira, que o concelho de Caminha recebe, na praia de Vila Praia de Âncora pelas 5 da tarde, o Orçamento Participativo Jovem de Portugal e conta com a presença do secretario de Estado da juventude e desporto. Esta é uma iniciativa do Governo de Portugal que prevê a disponibilização de 500 mil euros para serem gastos em projetos propostos e decididos por jovens com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive. Assim, o encontro está marcado para as proximidades do Posto de Turismo de Vila Praia de Âncora, na Avª. Dr. Luís Ramos Pereira. Os jovens são convidados a estarem presentes na praia de Vila Praia de Âncora, e a apresentarem as suas propostas. Ao mesmo tempo será assinado um protocolo resultante de um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem 2017, "Minhotacleta", da autoria de duas jovens vianenses, Marta Silva e Joana Amorim, que vai abranger os concelhos de Viana do Castelo e Caminha e consiste na aquisição de bicicletas que estarão disponíveis em parques e infraestruturas de apoio ao turismo.

--------------------------------------------- 

As inscrições para o Desfile da Mordomia da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia vão acontecer de 16 de julho a 3 de agosto e, pela primeira vez, acontecem exclusivamente através de uma plataforma digital. Ao longo de quase três semanas, centenas de mulheres vão poder inscrever-se no desfile que se assume como um ícone das Festas da Cidade, festividades que acontecem de 17 a 20 de agosto. O Desfile da Mordomia da Romaria da Nossa Senhora D’Agonia é um quadro imponente e solene, tal como todos os outros momentos festivos que a Romaria proporciona. Foi construído e aprimorado com o passar dos anos, assinalando este ano os 50 anos da sua primeira realização.

 -------------------------------------------- 

A serra de Santa Luzia, já está a ser vigiada pelos militares da Escola Prática de Serviços da Póvoa de Varzim e resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Exército. Assim pelo oitavo ano consecutivo, até final do mês de outubro. Os militares estão, assim, a realizar operações de vigilância mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (CODIS, Bombeiros Municipais de Viana do Castelo) e comunicando, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo. Esta vigilância, pretende ser preventiva de incêndios nos quase 30 quilómetros quadrados de extensão da Serra de Santa Luzia.

 -------------------------------------

Vila Nova de Cerveira, vai contar com dois concertos a ter lugar a 21 e 28 deste mês, no auditório municipal, com duas noites de fado, a primeira com os fadistas, Maria Emilia e Miguel Ramos e a segunda com Ana Moura 

 ----------------------------------------------------

Em Monção, de 29 de julho a 6 de agosto, vai decorrer o Folk Monção

 

 

Festival, de folclore , que vai decorrer em 9 concelhos do Alto Minho (exceção é Viana do Castelo) e 2 da Galiza (Salvaterra de Miño e Vila Nova de Arousa). Os espetáculos, vão contar com a participação de agrupamentos da África do Sul, Argentina, Bielorrússia, Buriácia, Colômbia, Espanha, Taiti, Ucrânia e Portugal. Os espetáculos vão decorrer sempre pelas 10 da noite.

 -----------------------------------------

Entre 27 e 29 deste mês, a CEVAL e a AEVC vão promover no Jardim Publico de Viana do Castelo, a 1ª Edição do Street Market - Feira Mostra de Comércio, Serviços e Indústria. Esta iniciativa vai levar até ao Jardim Público de Viana do Castelo diferentes tipos de negócios , onde o objetivo, é mostrar o dinamismo da atividade empresarial da região. 

--------------------------------------------

Viana do Castelo recebe, no domingo (22), a 2ª edição dos Generation Games - Jogos para Tod@s!, num evento promovido pelo projeto CLDS-3G Viana Consigo do Gabinete de Atendimento à Família e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com instituições de solidariedade social e clubes desportivos locais. O Jardim da Marina é o palco escolhido para este evento desportivo que assenta num princípio simples: todas as pessoas de diferentes gerações a praticar desporto juntas, inspirando-se mutuamente. Criado na Holanda em 2012, o conceito de Generation Games tem vindo a espalhar-se pelo mundo, tendo sido realizadas edições em diversos países. Tem como objetivo promover a atividade física, o desporto, a cooperação, a educação e a saúde, considerando sempre uma perspetiva de coesão e inclusão social. O evento é constituído por uma série de atividades desportivas, nas quais várias equipas inclusivas, constituídas por pessoas mais velhas, mais novas, com funcionalidade diversa, participam, competindo entre si, mas, ao mesmo tempo, num espírito cooperativo e inspirador, partilhando e aprendendo umas com as outras.

---------------------------------

Em Darque, 2 de setembro, é a data marcada para a realização de eleições antecipadas na freguesia, depois da renuncia dos eleitos da CDU e PSD, segundo avançou o autarca Vianense na ultima reunião, em que recebeu um ofício da secretaria de Estado da Administração Interna convocando aquele ato eleitoral, assim para 02 de setembro. Tudo se fica a dever ao facto de em Abril, a CDU e o PSD, ter visto os seus representantes eleitos na freguesia, renunciar ao mandato, o que provoca assim eleições antecipadas. Nas eleições autárquicas o PS, venceu, com 37,64% dos votos, a CDU obteve 28,9% eo PSD 22,41% e o CDS6,36%

  ---------------------------------------- 

Em vila Nova de Cerveira a Festa da Historia, vai acontecer entre 16 e 19 de agosto, através de uma viagem única à época medieval, que conta com Mercadores, taberneiros, artesãos e associações .Assim todos aqueles que queiram participar, deves proceder à respetiva inscrição ate sexta feira, junto dos serviços culturais da autarquia. A organização é da Câmara Municipal e a produção, da Associação Velha Lamparina.

----------------------------------------------

Este ano as festas da Agonia em Viana do Castelo, acontecem de 17 a 20 de Agosto e vão abrir com o concerto do grupo Sons do Minho, para finalizar com o concerto de Augusto Canario. No entanto há uma alteração no programa, já que o cortejo da mordomia de sexta feira, vai acontecer as 4 da tarde e não pelas 10 da manhã como vem sendo habitual. Este ano as inscrições para a participação neste numero da festa, processa-se através da plataforma oneline.

 ------------------------------------------------------------

Em Esposende a edição de 2018 da Galaicofolia, vai acontecer a partir desta sexta e prolonga-se até domingo  no Castro de S. Lourenço em Vila Chã. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã. Insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo e visa promover a cultura, a arte, o artesanato, a gastronomia e a enogastronomia do noroeste peninsular, área de influência da Cultura Galaica. Assim os vendedores que queiram participar no mercado Romano desta edição, podem até 31 de maio efetuar a respetiva inscrição

 --------------------------------------------------

A feira medieval de Caminha, este ano acontece entre 25 e 29 de julho com o tema “Caminha, a Navegação e seus Ofícios” e durante este período vai encher as ruas do casco histórico de animação e colorido. Como é habitual, o evento permitirá aos milhares e visitantes que são esperados fazer uma viagem no tempo, desta vez tendo o elemento água como o grande agregador, vincando-se assim a posição territorial e as fronteiras de água, que ditaram à Vila uma vocação tripartida: pesca costeira e fluvial, transporte entre margens e navegação. São muitas as inspirações de que a Feira Medieval vai tirar partido este verão e muitas também as novidades que por Caminha vão estar à disposição do público lá mais para finais de julho, tudo por um grande objetivo, a “recriação de um ambiente medieval através do comércio, das artes, ofícios, divertimentos, sabores e hábitos alimentares da Idade Média. No ano de 1291. A vila de Caminha é detentora de um centro histórico de grande riqueza patrimonial, cuja configuração remonta à época medieval, e que a Câmara Municipal de Caminha pretende valorizar, potenciar e promover”.

 ------------------------------------

Vila Praia de Ancora já tem comissão para realizar as festas da Senhora da Bonança em setembro, a presidente é Anabela Pereira, vice-presidente, Andre Matos, tesoureiro, Jose Lima, secretario, Orlando Silva e a segunda responsável das finanças é Candida Rodrigues. Esta é uma comissão renovada, até porque vários elementos que vinham a compor anteriores comissões, haviam alertado a tempo e horas, que não iriam continuar e que era tempo de dar a vez a outros. Depois de um certo impasse, até porque a comissão já deveria estar a trabalhar desde o inicio do ano, foi assim nomeada esta nova comissão que vai dar o seu melhor, para garantir o êxito daquelas que são as maiores festas do concelho de Caminha.

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.