Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

AFIFE NOTICIAS REGIONAIS

As noticias da região em duas linhas.... Edição do Afife Noticias, Informação Regional..

25/05/18

...

 -----------------------------------

---------------------------------------------

Em Darque, foi concluída a empreitada do centro histórico, na primeira fase de um investimento de 8 milhões de euros em nove empreitadas de regeneração urbana na vila, naquela que é a maior intervenção de sempre na freguesia. Parte das intervenções foram realizadas ao abrigo do programa de - Reabilitação Urbana de Viana do Castelo, que prevê um investimento global no concelho de 18,4 milhões de euros até 2020, e outras são financiadas pelo orçamento municipal. Em breve, serão lançadas as obras de prolongamento da ciclovia do Cabedelo até à ponte Eiffel sobre o rio Lima, orçada em mais de 495 mil euros, e a requalificação, de um milhão de euros, da sede da Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD). A intervenção de requalificação de um bairro social, estimada em cerca de 1,1 milhões de euros, da responsabilidade do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), é outra das grandes obras previstas para a freguesia.

---------------------------------------------------------

Em Darque, decorre ainda a empreitada de remodelação da envolvente do Cemitério de Darque, que implica a quase duplicação da área do cemitério daquela vila e a execução de um novo arruamento com estacionamento para cerca de 200 viaturas. A empreitada, lançada com valor base de 860 mil euros, vai permitir o aumento disponível de área do cemitério, o alargamento do arruamento ali existente e a criação de lugares de estacionamento para apoio ao cemitério e ao pavilhão desportivo ali existente.

-----------------------------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira no dia 8 de setembro, o cine teatro da vila, acolhe aquele que vai ser o primeiro encontro regional de cuidadores informais, que vai contar na sessão de encerramento com a presença do Presidente da Republica Marcelo Rebelo de Sousa. A iniciativa, que visa o reconhecimento do importante papel do cuidador informal pela criação do estatuto específico, conta com a presença de vários representantes de altas entidades do foro político e médico-científico, para além de testemunhos na primeira pessoa. A sessão de abertura deste “1º Encontro Regional de Cuidadores Informais” em Vila Nova de Cerveira está agendada para as 14h00, do dia 8 setembro, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, e da Vice-Presidente da Alzheimer Europe e Eurodeputada Marisa Matias.

 -------------------------------------------------------

Por parte do Governo vai ser apresentada na Assembleia da República uma proposta de lei que poderá colocar fim à fusão de freguesias realizada em 2013. O novo mapa autárquico que daí resultará deverá ficar pronto até 2021, ano em que se realizarão as próximas eleições autárquicas. No entanto vai caber aos autarcas eleitos a decisão de desagregar as freguesias, o que poderá frustrar o desejo de autonomia de algumas das anteriores freguesias. Assim e caso a proposta venha a ser aprovada, muitas dessas freguesias que se viram obrigadas a agregarem-se, têm agora aqui uma oportunidade de vir a recuperar a sua autonomia.

 --------------------------------------------------

Em Valença a oferta hoteleira de Valença, este ano aumentou 18% relativamente a 2017. Segundo dados da autarquia, o concelho tem 44 unidades de alojamento, com mais significado na cidade e nas freguesias atravessadas pelo Caminho de Santiago. Entre os monumentos mais visitados no concelho está a Fortaleza de Valença. Recebe anualmente, em média, cerca de 2 milhões de turistas. O património edificado e o emblemático comércio tradicional são um chamariz. A Ecopista do Rio Minho, classificada como a 3ª melhor via verde, é uma das grandes referências do turismo verde na Península Ibérica, atravessando toda a margem ribeirinha de Valença. O número de utentes, sobretudo ao fim de semana, feriados e férias tem disparado. Os Caminhos de Santiago vivem um aumento exponencial, em Valença. O número de peregrinos em 2018, face aos mesmos períodos de 2017, regista já um aumento de 35%.

--------------------------------

A freguesia Valenciana de Gondomil, numa iniciativa da Camara de Valença, recebe no primeiro fim de semana de setembro, a ação gastronómica, Os Sabores do Anho, onde este será apresentado, com arroz pingado, à moda antiga. Os Sabores do Anho encerram o ciclo anual de eventos gastronómicos que a Câmara Municipal de Valença dinamizou ao longo deste ano e de que destacaram, ainda, os Sabores da Lampreia, Os Sabores Serranos, Os Sabores da Aldeia, os Domingos Gastronómicos e Fevereiro Mês da Lampreia.

---------------------------------------

O primeiro domingo de setembro, vai ficar marcado no concelho de Ponte de Lima, como X Festival de Música Popular da Feitosa, uma organização da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Feitosa, inserida nas comemorações do 12º Aniversário da sua fundação. Segundo o presidente da Direcção da Associação, Manuel Carvalheira, “a Festa do 12º Aniversário reveste-se de grande interesse, pela importância que tem para a Associação e para a freguesias da Feitosa. Comemora-se ainda o 2º aniversário sobre o lançamento do 2º Álbum de música do grupo da nossa associação, o Grupo de Música Popular da Feitosa. Grupo sobejamente conhecido, pois tem andado por todo o país, contando ainda com várias passagens por Espanha e presenças em Andorra e França”. Para assinalar a passagem do 12º Aniversário, preparamos o X Festival de Música Popular da Feitosa que contará com um leque de grupos de música tradicional popular de muita qualidade oriundos de diferentes regiões do pais, com qualidade bem firmada no panorama musical nacional”.

 -------------------------------

Nas pesqueiras do rio Minho, vai passar a ser obrigatório o uso do colete de salvação, esta norma entra em vigor a partir de do proximo mês de Novembro, a norma foi publicada em Diario da Republica. A medida surge depois das duas mortes que aconteceram em pesqueiras em Monção e Melgaço no inicio deste ano.

 -------------------------------------------

Valença espera passar até ao fim do ano, a fasquia dos 60 mil peregrinos para Santiago, já que marca um incremento de 35%, face a 2017, segundo dados, cedidos pela Oficina do Peregrino da Xunta de Galicia. Em 2016 foram 33.380 e em 2017, 42.000 a percorrer os troços deste caminho em Valença.

 ------------------------------------------------------------------

A Azenha da Almerinda em Alvarães, foi o local escolhido para as ferias de campo do Grupo de Caminheiros da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, que assim realiza pela primeira vez, as Férias de Campo, nesta localidade do Alto Minho. Esta iniciativa vai decorrer de 29 de agosto a 1 de setembro e durante os quatro dias, os jovens escuteiros vão desenvolver diversas atividades, entre elas, as equestres, as radicais e as aquáticas, permitindo aos jovens rapazes a vivência do Escutismo. As Férias de Campo 2018 conta com o apoio da Junta Regional de Viana do Castelo, no entanto, o grupo de Caminheiros procura, ainda, alguns apoios de empresas que queiram contribuir, quer em valor monetário, quer em valor material para que tornem possível a realização da atividade de solidariedade.

 --------------------------------------------------------------

“Esposende, terra de mareantes”. É o tema para uma recriação histórica, a que remete os visitantes para a época dos descobrimentos, numa organização do município e que acontece entre  30 deste mês e 2 de setembro. Dando assim continuidade ao formato introduzido em 2017 e que sucedeu à denominada Feira Medieval, o Município de Esposende mantêm os objetivos de promoção turística do concelho e de dinamização do tecido económico local. Depois do sucesso que marcou a edição deste ano da Galaicofolia, em que o Castro de S. Lourenço acolheu a recriação histórica dos tempos galaicos, antevê-se que a Festa da História consiga atrair um elevado número de visitantes.

 --------------------------------------------

Ate 23 de setembro está de portas abertas a Bienal de Vila Nova de Cerveira, que este ano homenageia o artista Cruzeiro Seixas, São mais de 600 obras e 400 artistas de 39 Países que assim marcam os 40 anos da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira. O evento vai decorrer até 23 de setembro, com o tema “Artes Plásticas Tradicionais e Artes Digitais – O Discurso da (Des)ordem”, “mantendo o formato adotado desde a primeira edição, em 1978, afirmando-se como um local de encontro, debate e investigação de arte contemporânea, num programa concertado com o ensino superior das artes a nível Europeu”.

 ---------------------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira, 30 atletas seniores estão a realizar treinos semanais, com o objetivo de representarem o concelho na 4ª edição das Olimpíadas Intergeracionais – ‘Olympics4All’, que vai decorrer entre 26 e 28 de setembro em Arcos de Valdevez.

----------------------------------------------------- 

Em vila Nova de Cerveira a camara, parceria com o Clube de Celtas do Minho, promove 2º edição do Caminho de Santigo de Compostela, a pé e por etapas. Esta vai decorrer entre agosto e fevereiro e é imitadas a 50 participantes. Desta forma, Município e Clube Celtas do Minho avançam com nova realização das seis etapas propostas, sempre no último domingo de cada mês, entre os meses de agosto de 2018 e fevereiro de 2019 (com exceção de dezembro).

No total são 144 quilómetros divididos da seguinte forma:

  • 1ª etapa: dia 26 de agosto, Cerveira – Tuy (25 km)
  • 2ª etapa: dia 30 de setembro, Tuy – Redondela (29 km)
  • 3ª etapa: dia 28 de outubro, Redondela – Pontevedra (24 km)
  • 4ª etapa: dia 25 de novembro, Pontevedra – Caldas de Rei (23 km)
  • 5ª etapa: dia 27 de janeiro, Caldas de Rei – Padrón (19 km)
  • 6ª etapa: dia 24 de fevereiro, Padrón – Santiago (24 km)

A primeira etapa tem ponto de encontro na Junta de Freguesia de Gondarém, às 7h30, enquanto que as restantes partidas passam a ser junto ao Centro Coordenador de Transportes de Cerveira, onde o autocarro fará a ligação à última etapa percorrida, havendo regresso assegurado para o final da tarde.

 -----------------------------------------

A 14 e 15 de setembro, Viana do castelo recebe a terceira edição do Viana bate Forte, que este ano vai ter o quinto palco, que fica instalado no Largo Fundação Maestro Jose Pedro, que se vai designar de Palco Gil Eanes. Alem deste mantem-se os palcos da Porta Mexia Galvão, Praça da Republica, da Praça da Erva e Prfaça da Liberdade. O Viana Bate Forte é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e decorre no centro histórico da cidade, “tendo por cenário os vários monumentos, edifícios centenários e o Rio Lima, um património que afirma cada vez mais o distrito como um dos destinos turísticos mais importantes de Portugal”.O evento representa “um investimento de 200 mil euros que a Câmara Municipal a fundos comunitários integrados num programa de animação e revitalização de espaços urbanos”. Os espetáculos são gratuitos e no primeiro dia atuam, Salvador Sobral,. Gisela João, Bezegol, Manuel Cruz, Dead Combo, Mundo Segundo e Sam the Kid, DJ Vibe, Linda Martini, Mishelawi, Oxi Platina, Jorge da Rocha, Ré Menopr, Wilson Honrado e 47 fevereiro.No dia 15 é a vez de Carolina Deslandes, HMB, Ana Bacalhau, The Legendary Tigerman, Slow J, DJ Patife, Elisa Rodrigues, Noiserv, NBC, Jarojupe, Barry White Gone Wrong, o Gajo, Nuno Luz e Cálculo.

 --------------------------------

Vila Praia de Âncora vai acolher a Feira Agrícola e dos Produtos Tradicionais 2018 de 21 a 23 de setembro. As normas de participação foram  aprovadas pelo executivo

 ---------------------------------

 

  

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.