Sexta-feira, 8 de Julho de 2016

...

 -----------------------------------------------

O Município de Esposende e a EDP ligaram quatro novos postos de transformação, melhorando o serviço prestado aos habitantes das Freguesias de Vila Chã, Fonte Boa, Gandra e Fão, num investimento total de 170 mil euros.. Com a entrada em funcionamento destes postos, é melhorada a qualidade de serviço do fornecimento de energia elétrica nos lugares de Fonte da Aldeia, Alapela, Bouro e na Rua das Escolas, satisfazendo uma necessidade há muito sentida pela população e que o Município de Esposende procurou solucionar junto da EDP Distribuição.

 --------------------------------------------------------------------------

O Executivo Caminhense reúne esta quarta feira pelas 3 da tarde e vai ser apresentada uma proposta de apoio a instituições do concelho, cuja parte financeira total ascende aos 27.800 euros.

o Executivo vai votar a atribuição de subsídio à Santa Casa da Misericórdia de Caminha, para apoio na realização da Festa de S Rita em (7.500 euros), assim como a cedência de terrado à mesma instituição para exploração durante as festividades em honra de Santa Rita de Cássia.

Outro caso que será colocado à votação é a atribuição de subsídio à Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia para apoio na realização da sua festividade (5.000 euros).

Ainda em matéria de festas no concelho, será analisada e votada a cedência de terrado à Confraria de Nossa Senhora da Bonança para exploração durante as festividades em honra de Nossa Senhora da Bonança.

Também para apoio à organização de iniciativas/eventos serão votados subsídios ao Grupo Motard de Vilar de Mouros (1.500 euros), para apoio na realização do XIII Encontro Motard; ao Etnográfico de Vila Praia de Âncora (9.000 euros), para apoio na realização do evento Âncora Folk; à Fábrica da Igreja Paroquial de Moledo (1.000 euros) para apoio na realização da Feirinha de Petiscos; ao Centro Cultural Nossa Senhora de ao Pé da Cruz (1.800 euros) para apoio na realização da sua festividade nomeadamente na comparticipação da atuação da banda de música e ao Âncora Praia Futebol Clube (2.000 euros) para apoio na realização do Arraial do Âncora Praia Futebol Clube (Secção de Futsal).

Da ordem de trabalhos fazem parte ainda várias isenções e alterações de trânsito, designadamente: alteração temporária à postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho para a realização das festividades em honra de Santa Rita de Cássia; alteração temporária à postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho para a realização das festividades em honra da Senhora da Agonia; alteração temporária à postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho para a realização do evento Folk Monção – O Mundo a Dançar 2016; alteração temporária à postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Moledo e Cristelo para a realização do evento Sonic Blast Moledo 2016 e alteração temporária à postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Moledo e Cristelo para a realização das festividades de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz.

 --------------------------------------------------------------------

A Viana Festas tem abertas as inscrições para o cortejo etográfico das festas da Agonia, que este ano acontece no domingo dia 21. As inscrições vão estar abertas ate dia 17 no museu do traje e implica a apresentação em fotografia do traje que vai ser envergado. As inscrições podem ser feitas entre as 10 e as 6 da tarde de terça a sexta aos sábados e domingos entre as 10 e a uma da tarde e entre as 3 e as 6 da tarde

 -------------------------------------------------------------------

É em setembro que Viana recebe o campeonato do mundo de veleiros robóticos onde vão estar representados de nove países. os veleiros robóticos “são embarcações semelhantes aos barcos telecomandados em que a diferença reside no facto de terem capacidade de navegação autónoma, controlada por um computador interno programado para cumprir determinada missão”.“São embarcações pequenas, que podem ter entre um metro a 2,5 metros de comprimento, que usam como propulsão exclusivamente a força do vento. São capazes de permanecer no mar durante um período estendido de tempo, que pode variar entre as várias semanas a meses”,

---------------------------------------------------

A exposição, intitulada “Preparação da Romaria d’Agonia”, que reúne 40 fotografias inéditas sobre a festa popular minhota, vai ser inaugurada, na sexta-feira, às 18h00. Num antigo armazém de aprestos dos pescadores da ribeira de Viana do Castelo que se encontrava desativado Na ocasião será ainda lançado o livro “Romaria da Senhora da Agonia”, que reúne mais de 200 fotografias, sobre a preparação e os dias da romaria. Segundo o projeto “Somos todos Romaria”, marca oficial da Vianafestas para a promoção das festas da capital do Alto Minho, a exposição “pretende revelar os bastidores dos quadros mais importantes, mostrando as gentes que dão vida à maior romaria de Portugal”.

-----------------------------------------------------------

O Município de Esposende pretende melhorar as condições de mobilidade e de acessibilidade nos núcleos urbanos de Esposende, Cepães-Marinhas, Ofir-Fão e Apúlia. Neste sentido, lançou um concurso público para a “Prestação de Serviços de Desenvolvimento e Implementação de Um Plano de Mobilidade em Esposende”, cujo valor base é de 25 000 euros, acrescido de IVA.

A empresa a contratar irá, numa primeira fase, proceder ao levantamento dos dados para elaborar a caracterização da circulação de tráfego e do estacionamento. Posteriormente, efetuará uma análise aos sentidos de trânsito e à hierarquia da rede viária com vista a desenvolver uma proposta que minimize conflitos, reduza pontos negros de congestionamento e minimize os impactos da época balnear sobre o normal funcionamento da mobilidade. A proposta definirá, também, o modelo de política de estacionamento a adotar, tendo em conta as alterações propostas e a necessidade de criação de uma resposta eficaz à procura de estacionamento.

 -----------------------------------------------------

descentralizada_Ancora_11.jpg

A reunião pública descentralizada da camara de Caminha realizada em Ancora, foi longa e bastante participada, com as intervenções da população a traduzirem as numerosas necessidades de uma freguesia. O presidente da Junta de Freguesia António Brás na sua intervenção reivindicou um conjunto vasto de obras, lamentando que haja tanto por fazer na freguesia de Âncora que, na sua opinião, foi praticamente esquecida durante décadas, permanecendo sem estratégia. Das necessidades de intervenção elencadas, o autarca falou, entre outras, de melhorias na escola primária, área empresarial da Gelfa, Cividade, Forte do Cão e acessibilidades, apontando numerosas artérias da freguesia que carecem de melhoramento. Na resposta, Miguel Alves disse que a Rua do Pinheiro Manso, apesar de não estar prevista no Plano Plurianual de Investimentos, poderá ser intervencionada, isto para além da Rua do Calçadão. O presidente da Câmara informou que a Rua da Bargiela, onde havia um compromisso de intervenção, está afinal em zona de reserva ecológica, o que inibe neste momento a Câmara. Quando o novo PDM entrar em vigor, este constrangimento deixará de existir, porém, para já, Miguel Alves aceita trocar o investimento previsto para a artéria pela Rua do Pinheiro Manso, se a Junta assim entender.

 ----------------------------------------------------------------

A revista Exame trouxe a público as localidades onde se podem encontrar até ao momento os maiores projetos empresariais do país, apoiados pelos fundos europeus do Portugal 2020.

Dessa análise salta à vista o Norte do País, com uma grande parte do investimento aqui sedeado, e onde podemos encontrar Arcos de Valdevez com a Eurocast e um investimento de 24,9 milhões de euros.

 ---------------------------------------------------------------------

Cerveira vai avançar com a instalação de rede de fibra ótica nos pólos industriais do concelho. Comunicação eletrónica de alta velocidade interligará todas as entidades ali instaladas oferecendo ganhos de competitividade. Esta rede de comunicações eletrónicas de alta velocidade, hoje formalmente contratualizada, permitirá que todas as empresas instaladas nos pólos se conectem em pontos de presença de quase todos os operadores de telecomunicações, dotando de melhores condições ao nível das tecnologias de informação.

 -----------------------------------------------------------------

Miguel Alves presidente da camara de Caminha e o vereador das obras publicas, Rui Teixeira efetuaram uma visita à freguesia de Riba de Ancora, afim de visitarem algumas das obras que decorrem nesta freguesia, como o Caminho do Lopes, Caminho da Juía, Largo da Presa da Bufeira, Fontanário Largo do Cano, zona envolvente de S. Bartolomeu, e outras artérias onde foram executados pequenos reparos. Da visita ainda fez parte passagem pela Zona envolvente de S. Bartolomeu que foi também alvo de trabalhos de beneficiação. Para além dos locais mencionados, o executivo visitou outras ruas onde foram executados pequenos trabalhos, mas igualmente importantes para a melhoria das condições de vida de todos os riba ancorenses e de todos aqueles que visitam a freguesia.

 -----------------------------------------------------------

Em Monção, regista-se a taxa de desemprego mais baixa do distrito, segundo os dados referentes ao mês de junho assinalam uma diminuição de 101 inscritos no Centro de Emprego do Alto Minho e colocam Monção com uma taxa de 6,4%, quase metade da média nacional que, de acordo com o INE, deverá situar-se em 11,2% no final do segundo trimestre.

Monção possui a taxa mais baixa (6,4%) sendo acompanhado no pódio por Vila Nova de Cerveira (7,4%) e Melgaço (7,5%). Do total de 467 pessoas inscritas, 228 são homens e 239 são mulheres. 267 estão inscritos há menos de um ano e 200 há um ano ou mais.

 -----------------------------------------------------------

Em Vila Praia de Ancora entre 5 e 7 de agosto, tem lugar mais uma edição do Viagens à Terra Nova, onde se vão homenagear mais de 700 pescadores do concelho que andaram na faina do bacalhau. O programa apresenta Street Art; um espaço de Memórias, com o lançamento do livro “Viagens à Terra Nova - Memórias de um Tempo”; muita música, com o Festival de Habanera e Outras Canções, e o concerto Viagens pelo Mar; além da boa gastronomia, com destaque para a “Aposta Bacalhau”, em cerca de três dezenas de restaurantes.

Esta edição vai apresentar vários momentos culturais. O certame abre no dia 5 de agosto, no Forte da Lagarteira, com o Festival da Canção Marinheira – Festival Bienal de Habanera e Outras Canções, com a participação do Orfeão de Vila Praia de Âncora, Agrupación Coral Polifónica de A Guarda – Espanha, Grupo Folclórico Vento Mareiro – Espanha. Trata-se de uma organização do Orfeão de Vila Praia de Âncora que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha. O espetáculo, cuja temática é o mar, vai decorrer pelas 22 horas. O evento termina com mais um momento musical, com o Concerto Viagens pelo Mar, com a participação do Odaiko Percussion Group e Banda Musical Lanhelense. Este espetáculo terá lugar no dia 7, na Praça da República, pelas 22 horas.

 ------------------------------------------------------

Ate ao dia 28 de agosto, está a decorrer o prazo para apresentação à Câmara Municipal de Esposende de sugestões e informações sobre a alteração ao Plano de Urbanização da Zona Industrial de Esposende .

Durante este período, poderão ser apresentadas as sugestões e informações que os interessados entendam expor, por escrito, as quais poderão ser entregues no serviço de atendimento da Câmara Municipal, durante as horas de expediente, A alteração ao Plano de Urbanização da Zona Industrial de Esposende, que contempla a ampliação da sua área de intervenção, prende-se com a recente revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que veio estabelecer uma área de atividades económicas que ultrapassa os limites estabelecidos no Plano de Urbanização. O processo de revisão prevê a alteração dos limites do Plano de forma a incluir a totalidade da área integrada em Espaço de Atividades Económicas do PDM, bem como a reformulação da estrutura urbana definida e do zonamento das áreas não ocupadas.

Territorial. O processo de alteração implicará a suspensão do Plano de Urbanização da Zona Industrial de Esposende por dois anos, prazo que poderá ser alargado por mais um ano. Durante esse período, vigorarão as normas previstas no PDM para aquela área, garantindo, assim, as necessárias medidas preventivas ao nível do planeamento.

 -----------------------------------------------------

Em Cardielos, está a realizar-se a 2ª Edição do Campo de Trabalhos Arqueológicos de S. Silvestre, iniciativa que pretende continuar os trabalhos já desenvolvidos em 2015.

Em 2015, o plano de trabalhos arqueológicos realizou a reescavação de uma área que foi alvo de escavações amadoras no passado, das quais não existe qualquer registo nem qualquer espólio cerâmico conhecido e permitiu por a descoberto um edifício oblongo, um muro de limite de “propriedade”, um muro de contenção construído para possibilitar a construção em patamares diferenciados e um arruamento.

Este ano, o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Viana do Castelo, vai continuar as escavações com o objetivo de por a descoberto mais edifícios e fragmentos cerâmicos, bem como a identificação de mais unidades familiares.

A 2ª Edição do Campo de Trabalhos Arqueológicos de S. Silvestre decorre até 12 de Agosto e conta com a participação de 10 elementos, 7 voluntários com a coordenação de 3 Técnicos do Gabinete de Arqueologia da Autarquia.

 ---------------------------------------------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira entre 10 e 14 de agosto, tem lugar a II BIA – Artes e Ofícios Tradicionais. Que se realiza no Parque do Centro Coordenador de Transportes e vai contar com 50 artesãos

Para além de muitos portugueses e de espanhóis de várias regiões, destaca-se a presença de artesãos oriundos de Cabo Verde e Brasil. Os trabalhos apresentados vão desde a cestaria, trabalhos em madeira e em vidro, tapeçaria, couro, cerâmicas, bijuterias, até às várias produções de autor ao nível de joalharia e outras áreas.

A II BIA – Artes e Ofícios Tradicionais aposta ainda num vasto programa de animação ao som de música tradicional portuguesa com bombos e grupos folclóricos do concelho, mas também na dinamização de quatro concertos com diferentes estilos musicais associados à tradição.

 ---------------------------------------------------------

Este verão Valença tem duas piscinas públicas, de acesso grátis, durante os meses de julho e agosto, a de Boivão e a de Sanfins, com acesso livre e gratuito, com nadadores salvadores. A mais recente reabertura é da Piscina de Sanfins, um equipamento que foi requalificado e preparada para colher os banhistas. As duas piscinas estão abertas ao pública, até fins de agosto, todos os dias, entre as 14h00 e as 20h00. A requalificada Piscina de Sanfins, para além do tanque principal dispõem de um tanque infantil, para os mais pequenos. Em Sanfins os utilizadores dispõem, ainda, na área envolvente, de parque de merendas e parque infantil.

-------------------------------------------------------

Vila Nova de Cerveira acolhe, quinta feira   04 de agosto, mais uma edição do Festival Internacional de Danças Folclóricas – ‘O Mundo a Dançar’. Este ano, o espetáculo tem como palco o Terreiro. A partir de domingo e até 08 de agosto, ‘O Mundo a Dançar’ vai percorrer nove concelhos do Alto Minho, espalhando muita alegria, cor, movimento e, acima de tudo, intercâmbio cultural, e cativando mais de 80 mil pessoas. A edição deste ano conta com grupos folclóricos da África do Sul, Argentina, Bielorrússia, Bolívia, Chechénia, Colômbia, Filipinas e Sérvia. Portugal está representado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, Monção.

 ---------------------------------------------------------------------------------

Entre quinta e domingoa11 e 13 de agosto, Há Jazz na Praça da Erva em Viana e vão estar presentes alguns dos melhores músicos de jazz do mundo. Este ano comemora-se 25 anos de jazz em Viana na Praça da Erva e para David Martins que é o promotor deste evento, realçou o facto de este ser “um dos mais antigos festivais de jazz em Portugal”, que tem decorrido “de forma contínua referindo que ”. “Ao longo destes 25 anos a evolução do jazz em Portugal foi meteórica e que este crescimento “tem facilitado a vida, tendo em conta as dificuldades económicas”.

 -------------------------------------------------------

 Em Valença nesta primeira semana de agosto, Cerca de 200 Guias de Viana do Castelo vão participar, no IV Acampamento Regional, A iniciativa pretende assinalar os 85 anos Associação Guias de Portugal e os 40 anos da associação no distrito de Viana do Castelo. A Associação Guias de Portugal é a entidade que promove o Guidismo em Portugal, sendo este baseado no método preconizado pelo Lord Baden Powell. Com o tema “Sete mil milhões de outros”, o acampamento vai centrar-se “nos valores do respeito, justiça, tolerância do diálogo e da solidariedade, como fórmula para a paz mundial

---------------------------------------------------------------------

A ecovia entre Moledo e Vila Praia de Ancora, vai ter continuidade no espaço entre a Capela de Santo Isidoro e a area de Cruz Velha, já que este é um troço que falta concluir, para ligar Moledo até ao fim da marginal de Vila Praia de Ancora. O diretor da Agencia Portuguesa do Ambiente, já deu a conhecer que este projeto é para avançar a curto prazo.

------------------------------------------------------

Em Melgaço decorre entre esta terça e domingo  2 e 7 de agosto o Festival Internacional de Documentário de Melgaço Filmes do Homem, vai contar com 27 filmes a concurso, entre os quais 13 longas-metragens e 14 médias e curtas-metragens, oriundos de mais de 18 países.O festival pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre a identidade, memória e fronteira e dinamizar o Museu do Cinema de Melgaço, inaugurado em 2005, onde se encontra o espólio que Jean Loup Passek, escritor e crítico de cinema francês, que doou ao município.

 -----------------------------------------------

Em Monção até  e 8 de agosto,  está arealizar-se a 31ª primeira edição do Folk Monção "O Mundo a Dançar" este que é um festival que junta vários grupos de folclore, numa organização do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita e que este ano conta com a participação de grupos provenientes da Africa do Sul, Argentina, Bielorrússia, Bolívia, Chechénia, Colômbia, Filipinas, Portugal e Servia. Vão acontecer atuações em em Arcos de Valdevez, Barbeita, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira. Considerado um dos melhores do país, este festival reuniu, de acordo com a organização, perto de 100 mil pessoas nas várias atuações da última edição. Este ano, o objetivo é manter o mesmo número de público e a qualidade dos espetáculos. Como sempre, as entradas são gratuitas.

-------------------------------------------

Em Vila Praia de Ancora, vai ser feita a requalificação do Nó da Erva verde e a camara de caminha já apresentou o projeto para a execução de uma obra importante para a vila. Com esta intervenção será eliminado o conflito existente nas ligações entre a Rua Miguel Bombarda, a Rua Lourenço Rocha e a EN13. Prevê-se ainda a promoção da acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada através da definição de percursos pedonais e criação de passadeiras sobre-elevadas, niveladas com os passeios, inibidoras de velocidade, de forma a promover e garantir a travessia das vias existentes sem barreiras arquitetónicas e em segurança. Este projeto ainda inclui a criação de uma nova entrada para a Ludoteca/Biblioteca de Vila Praia de Âncora, através da cedência de área de terreno ao domínio público e o acesso de viaturas por uma entrada lateral, possibilitando o estacionamento privativo e, por conseguinte, o desafogo de área de estacionamento público.

---------------------------------------------

Este ano as festas da Agonia em Viana, vão contar com a presença do Ministro da Cultura Luís Filipe de Castro Mendes, que vai assistir na tribuna de honra à passagem do cortejo Cortejo Histórico e Etnográfico que este ano acontece no ultimo dia da festa, domingo 21 de agosto. A presença já foi confirmada pelo presidente da camara de Viana.

 -----------------------------------------------

Em Melgaço de sexta a domingo 12 a 14 de agosto realiza-se a Feira de Artesanato ação esta que se insere no Melgaço em festa, realização esta, que vai decorrer de 5 a 14 de agosto. Assim o artesanato local, regional e mesmo nacional, vai marcar este certame organizado pela autarquia, onde os visitantes vão ter a oportunidade de ver os artesãos a trabalhar ao vivo. O objetivo desta realização, passa por valorizar o artesanato, promover o turismo e o património cultural. Os interessados em participar, devem fazer a sua inscrição até ao dia 1 de julho, junto da camara de Melgaço, sendo o valor de inscrição por cada stand de 50 euros.

-------------------------------------------------------------

Os gigantones e cabeçudos são este ano o tema escolhido para o cortejo histórico-etnográfico da Romaria d`Agonia, que vai decorrer de 20 a 23 de agosto. Trata-se de uma homenagem singela à manifestação mais popular e imediata da romaria e que contagia singularmente toda a população, disse a vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro, que também preside à Viana Festas, entidade organizadora da Romaria da Agonia. Para Maria José Guerreiro, a escolha do tema deste ano foi extremamente feliz por permitir não só refletir sobre o papel de Viana do Castelo nesta arte milenar da máscara, como ao mesmo tempo homenagear algumas das figuras da cidade, como a Taipeira de Darque, artesã daquela localidade do concelho que continua a arte familiar de modelar artesanalmente os gigantones e cabeçudos.

 ---------------------------------------------------------

publicado por afifenoticias às 22:12
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.CONTADOR

Contador grátis
Imobiliarias

.Agosto 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

.arquivos

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Fevereiro 2016

. Junho 2015

.favorito

. ...

blogs SAPO

.subscrever feeds