Terça-feira, 24 de Maio de 2016

...

 ----------------------------------------

-----------------------------------------

CERVEIRA Saudavel é uma iniciativa da camara Cerveirense, que está a acontecer até setembro  e tem como objetivo de incentivar a população para a prática regular de exercício físico, com um conjunto de atividades que promovem estilos de vida saudável. A autarquia cerveirense sugere, para os fins-de-semana, uma programação lúdico-desportiva integrada na iniciativa ‘Cerveira Saudável’, desde caminhadas, passeios de bicicleta, demonstração de remo, entre outras.

 -----------------------------------------------------------------

A Câmara de Caminha e os herdeiros dos proprietários da Quinta da Barrosa, em Vila Praia de Âncora, celebraram um acordo que prevê o pagamento de 240 mil euros pelos terrenos, em duas tranches iguais, liquidando também a primeira parcela. O anterior Executivo tinha-se comprometido a entregar três apartamentos de tipologia dois, até 31 de dezembro de 2013, o que nunca aconteceu. A camara diz que fica resolvido mais um imbróglio herdado pela gestão de Miguel Alves, à semelhança do que tem acontecido noutros casos, como os que envolviam o campo do Âncora Praia ou a casa arrendada na Travessa do Tribunal, em Caminha.

--------------------------------------------------------------

Ebtre sexta e domingo realiza Ponte de Lima recebe  a oitava edição da feira de caça, ,pesca e lazer, este evento que acontece na Expolima, está inserido no projeto Ponte de Lima ConVida, e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, a qual visa divulgar e potenciar todas as atividades ligadas ao setor da Caça, Pesca e Lazer.

 -----------------------------------------------

Sábado no largo Neves e 22 e 23 no jardim publico da cidade de Viana, tem lugar a edição 2016 de Eixpressões, que é o sexto encontro de teatro popular do noroeste, que uma vez mais se desenrola no município Vianense. O Eixpressões – Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular é o maior ponto de encontro do teatro popular que prolifera no Norte de Portugal e na Galiza.  Com um programa repleto de novidades, a 6ª edição do Eixpressões atesta a credibilidade e dinâmica deste projeto cultural, ao mesmo tempo que testemunha a fertilidade e a diversidade do teatro popular no noroeste peninsular. Serão várias as manifestações culturais que, através da dança, da música, da máscara e da representação, farão “companhia” ao Auto da Floripes. Um conjunto eclético de expressões artísticas e culturais reunir-se-á em Viana do Castelo para celebrar o nosso património cultural imaterial que se reveste de uma riqueza incalculável! Este ano ano o Auto da Floripes será representado na cidade de Viana do Castelo - Jardim Publico da Marginal - no dia 24 de julho às 22 horas.

 ----------------------------------------------------

Abriu oficialmente a fase crítica para a ocorrência de incêndios florestais, mantendo-se o período de prevenção até 30 de setembro. Durante este época e independentemente das condições meteorológicas, em todos os espaços rurais é expressamente proibido realizar fogueiras para a confeção de alimentos, queimar matos, silvas ou qualquer tipo de sobrantes agrícolas ou florestais, bem como lançar foguetes e balões com mecha acesa.

As entidades alertam a quem avistar um incêndio, deve liguar de imediato 117 (chamada gratuita)!

 -----------------------------------------------------

Em Melgaço de 12 a 14 de agosto realiza-se a Feira de Artesanato ação esta que se insere no Melgaço em festa, realização esta, que vai decorrer de 5 a 14 de agosto. Assim o artesanato local, regional e mesmo nacional, vai marcar este certame organizado pela autarquia, onde os visitantes vão ter a oportunidade de ver os artesãos a trabalhar ao vivo. O objetivo desta realização, passa por valorizar o artesanato, promover o turismo e o património cultural. Os interessados em participar, devem fazer a sua inscrição até ao dia 1 de julho, junto da camara de Melgaço, sendo o valor de inscrição por cada stand de 50 euros.

 -------------------------------------------------------------------------------

O Teatro do Noroeste realiza, ao dia 21, a segunda edição da Escola de Verão para Atores, que acontece no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com coordenação do espanhol Guillermo Heras. Apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, esta iniciativa destina-se a atores profissionais e estudantes de teatro, que receberão formação intensiva em interpretação performativa contemporânea, em regime de residência aberta.

-------------------------------------------------------------

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo e dois artesãos de Viana do Castelo vão representar Portugal no Festival Mundial Folkloriadas, a realizar em Zacatecas, no México, entre 30 de julho e 14 de agosto e que representa a maior montra artística do CIOFF Internacional. A escolha recaiu depois de um processo que envolveu o CIOFF nacional, que solicitou em 2015 à Câmara Municipal de Viana do Castelo apoio na escolha, sendo que a autarquia decidiu propor este grupo uma vez que, no mesmo ano, o grupo assinalou 75 anos de existência. Assim, 28 elementos deste grupo, juntamente com a bordadeira Conceição Pimenta e o artesão de cabeçudos Francisco Cruz, vão representar Portugal neste evento mundial.

 -----------------------------------------------------------------

Os gigantones e cabeçudos são este ano o tema escolhido para o cortejo histórico-etnográfico da Romaria d`Agonia, que vai decorrer de 20 a 23 de agosto. Trata-se de uma homenagem singela à manifestação mais popular e imediata da romaria e que contagia singularmente toda a população, disse a vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro, que também preside à Viana Festas, entidade organizadora da Romaria da Agonia. Para Maria José Guerreiro, a escolha do tema deste ano foi extremamente feliz por permitir não só refletir sobre o papel de Viana do Castelo nesta arte milenar da máscara, como ao mesmo tempo homenagear algumas das figuras da cidade, como a Taipeira de Darque, artesã daquela localidade do concelho que continua a arte familiar de modelar artesanalmente os gigantones e cabeçudos.

 ---------------------------------------------------------

publicado por afifenoticias às 13:01
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.CONTADOR

Contador grátis
Imobiliarias

.Novembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


.posts recentes

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

.arquivos

. Novembro 2017

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Fevereiro 2016

. Junho 2015

.favorito

. ...

blogs SAPO

.subscrever feeds