Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2016

...

 ----------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------

160 mil euros foi quanto a autarquia Vianense investiu na renovação da frota de transportes destinada a algumas freguesias para apoio à educação. Assim foi feita a aquisição de cinco carrinhas para as freguesias de Carreço e de Vila Franca, União de Freguesias de Cardielos e Serreleis, União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria. As carrinhas destinam-se a reforçar o apoio para o transporte de crianças para as escolas de ensino básico e jardins e infância em freguesias onde foram sentidas necessidades, sendo que a servirão também de apoio às atividades desportivas, culturais e sociais das respetivas freguesias.

 ---------------------------------------------------

Os caminhenses estão a ultimar os preparativos para que na quinta-feira, Caminha e Vilarelho acordem engalanadas com extraordinários tapetes floridos e coloridos. Para além dos originais tapetes, este ano a Solenidade do Corpo de Deus ficará marcada pela exposição fotográfica que ficará patente durante o fim de semana e pela participação, como convidado, do Município de Ponta Delgada. Com o regresso do feriado religioso, a 26 de maio, o Município quer potenciar as festividades e dar mais visibilidade ao concelho, atraindo maior número de visitantes e dinamizando assim o comércio local, ao longo de quatro dias. Do programa da Solenidade do Corpo de Deus faz parte às 16 horas a Oração de Vésperas e Sermão seguido de Procissão Solene, na Igreja Matriz de Caminha. Trata-se de uma organização do Arciprestado de Caminha com o apoio do Município, realiza-se entre esta quinta e domingo, constituindo todos os anos uma forte atração turística, que traz centenas de pessoas ao concelho, desejosas de apreciar os extraordinários tapetes floridos que são produzidos durante a noite pelos caminhenses, organizados em comissões de rua.

 ----------------------------------------------------------

Uma multinacional francesa que produz componentes para automóveis vai investir 18 milhões de euros em duas novas fábricas a instalar na zona industrial de Lanheses, Viana do Castelo, que em 2019 deverão atingir os cem postos de trabalho diretos. O novo investimento da Eurostyle Systems, indústria de plásticos e borrachas, apresentados na Câmara de Viana do Castelo, prevê que a primeira fábrica, orçada em 10 milhões de euros, inicie a laboração em março de 2017 num terreno com mais de 17 mil metros quadrados. A construção da segunda unidade fabril, estimada em oito milhões de euros, está prevista para 2018 um terreno de mais de 23 mil metros quadrados. O presidente da Câmara Municipal sublinhou que este novo investimento "vem reforçar a atratividade de Viana do Castelo no que diz respeito ao acolhimento de empresarial", destacando "a possibilidade de instalação, no concelho, de um centro tecnológico".

--------------------------------------------

A camara de Cerveira apresentou o projeto da ultima fase da eco via Caminho do rio, que liga os concelhos de Caminha, Cerveira e Valença, nesta 3ª fase falta construir um lance de 940 metros, estes marcados pela proximidade ao rio Minho. para o autarca da vila das artes, a intenção é apresentar, já no início do próximo mês de junho, uma candidatura a fundos comunitários, no valor de cerca de 300 mil euros e que, se for bem-sucedida, a obra poderá avançar no terreno ainda no corrente ano.

----------------------------------------------

O concelho de Viana viu a Quercus atribuir a qualidade ouro a 9 praias como Arda, Ínsua e Caracol em Afife, Amorosa, Cabedelo Carreço, Paçô, Castelo de Neiva e praia Norte em Viana. Nesta atribuição, este ano a 382 praias, contou com mais 68 que o ano passado

Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água das praias tem que ter uma qualidade EXCELENTE nas cinco últimas épocas balneares de 2011 a 2015. 

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de 5 anos apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água. Afife tem tido esta atribuição desde a primeira hora para a praia do caracol, depois seguiu-se a Insua e a Arda.

--------------------------------------------

Maria Luis Albuquerque, a antiga ministro das finanças do governo de Passos Coelho, vai estar em Caminha na sexta feira, para a tomada de posse da concelhia do PSD Caminhense, que volta a ser liderada por Liliana Silva e conta agora com Manuel Marques na presidência da mesa

-------------------------------------------------------------------

A comissão de festas da Meadela vai no dia 3 de junho fazer a apresentação publica do cartaz e do programa das festas da freguesia, a apresentação está marcada para as 7 da tarde na Quinta da Presa.

 ----------------------------------------------------------

Este ano o concelho de Esposende, viu a Quercus distinguir cinco praias com o simbolo qualidade ouro, como a da Couve e da Ramalha, em Apúlia, a de Ofir, em Fão, e as de Cepães e Rio de Moinhos, em Marinhas. Para além do selo de qualidade nestas zonas balneares, Esposende ostenta, na época balnear 2016, a Bandeira Azul nas praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães. O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de cinco anos apresentam sistematicamente água balnear de qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor, e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água.

 ---------------------------------------------

O PCP questionou o ministro da saúde, depois de ter reunido com a Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, onde foram apreciados vários aspetos do funcionamento desta unidade, nomeadamente os que decorrem do modelo de financiamento adotado pelo Ministério da Saúde àquela unidade de saúde. De acordo com os dados transmitidos pela Administração hospitalar, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, das sete existentes no país, é a que aufere menor financiamento, estando previsto receber, no presente ano, a quantia de 504euros per capita, ou seja, nova diminuição. Assim os comunistas querem saber do ministro se Pondera o Governo modificar os mecanismos de cálculo possibilitando um aumento da capitação e, consequentemente, da dotação orçamental da Unidade Local de Saúde do Alto Minho? Se Confirma o Governo a redução de verbas de orçamento, ou seja, uma redução que se cifra em cerca de 9 milhões. E se Pode o Governo garantir que em caso algum ficarão por assegurar os cuidados de saúde à população da Região do Alto Minho, por falta de meios financeiros?

-----------------------------------------------------

Em Esposende foi aprovado o Plano Operacional Municipal de Esposende para 2016, pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Neste plano estão definidas as ações de vigilância, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio a desenvolver pelos vários intervenientes, nomeadamente a Câmara Municipal, os Bombeiros Voluntários de Esposende, os Bombeiros Voluntários de Fão, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Guarda Nacional Republicana e a Associação Florestal do Cávado. Ter todos os meios e recursos inventariados e operacionais antes do início do período crítico de incêndios é determinante para uma preparação prévia, pelo que foi feito o levantamento da rede viária florestal e da rede de pontos de água operacionais, estando também identificadas as zonas de oportunidade ao combate, assim como outros meios complementares ao combate.

 -------------------------------------------------------

A Câmara Municipal de Caminha, a Junta de Freguesia de Vila Praia de Ancora  e a Comissão de Combatentes do Ultramar do concelho de Caminha, vão comemorara o dia de Portugal e prestar homenagem e honrar os que morreram em defesa da Pátria. Esta comemoração/homenagem terá início às 10h30, do dia 10 de junho, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora a que se , associa o XII Encontro da Comissão de Combatentes do Ultramar do Concelho de Caminha.

10h30 Concentração na Praça da República (Vila Praia de Âncora)

11h00--Cerimónia Religiosa Ecuménica na Capela de Nossa Senhora da Bonança.

12h00--Formatura dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, junto do Monumento dos Combatentes do Ultramar no Lugar de Erva Verde. Içar da Bandeira Nacional e Hino Nacional. Entrega de Medalhas Comemorativas das Campanhas aos militares das Forças Armadas no Ultramar. Homenagem aos mortos e deposição de flores. Intervenção das Autoridades presentes. 13h00 Almoço na Quinta do Cruzeiro, em Vile  

     -------------------------------------------------------                                                    

Os produtores de Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço vão estar presentes entre 3 e 5 de junho em Lisboa na Wine Fest. Que se realiza no Pátio da Gale, Praça do Comércio, em Lisboa. Subordinado à temática “A origem do Alvarinho”, o evento conta com cerca de 30 produtores de vinho Alvarinho dos dois concelhos e vários produtos típicos da região, estando previstas provas comentadas, sessões de showcooking, workshops, harmonizações e momentos de animação. A entrada é gratuita mediante a compra de copo de prova no valor de 3 euros.

 --------------------------------------------------------------

Em Monção o Corpo de Deus e Festa da Coca decorre entre quinta e domingo. O programa “abre” na noite, de quarta pelas 10 da noite, com verbena do Grupo “Roconorte” e sessão de fogo de artifício, quinta-feira, feriado nacional e municipal, dois dos momentos mais marcantes destas festividades: Eucaristia e Procissão Solene do Corpo de Deus e tradicional combate entre S. Jorge e a Coca haverá  a entrega de condecorações e títulos honoríficos a cidadãos e instituições de mérito, cerimónia que decorrerá no Museu do Alvarinho (11h00).

 ---------------------------------------------------------------------

O Município de Esposende, através da Esposende Ambiente e com a colaboração da Esposende 2000, está a promover, até sexta feira, a Semana da Biodiversidade, cujo programa integra um conjunto diversificado de atividades para diferentes públicos. O evento visa sensibilizar a população para a necessidade da conservação da diversidade biológica, destacando a importância do equilíbrio dos diversos ecossistemas existentes ao nível concelhio e os seus principais usos.

 ----------------------------------------------------------

.A próxima reunião descentralizada da camara de Caminha, vai ser quarta feira dia 25 na freguesia de Seixas, esta acontece pelas 6 e meia da tarde no salão do Centro Bem Estar Social de Seixas. Miguel Alves e o restante executivo regressam assim a Seixas no dia 25 de maio, para ouvir as preocupações e desafios da população. Recorda-se que Seixas acolheu a primeira reunião pública descentralizada em janeiro de 2015

---------------------------------------------------------

Em Esposende integrado no programa “Esposende em Movimento”, vai realizar-se, no domingo , mais uma edição da Caminhada “Cávado, o rio que nos une”, que ligará a freguesia de Gemeses, no concelho de Esposende, a Barcelos. A Caminhada tem um grau de dificuldade elevado e desenvolver-se-á ao longo da margem esquerda do rio Cávado, num percurso de 16 Km, com partida às 9h30, da Barca do Lago, e chegada prevista para as 13h00, ao largo da Porta Nova, na cidade de Barcelos. Para além do fomento da prática desportiva e de hábitos de vida saudáveis, esta iniciativa pretende igualmente dar a conhecer as potencialidades naturais do Rio Cávado, curso de água que une vários municípios, nomeadamente os de Barcelos e Esposende.

A Caminhada “O rio que nos une” é uma organização conjunta dos Municípios de Esposende e de Barcelos e das empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente.

 --------------------------------------------------

A Câmara Municipal de Caminha está prestes a dar inicio à 2ª edição do Orçamento Participativo. Os encontros de participação avançam dia 6 de junho, na AMIR – Associação Moledense de Instrução e Recreio, onde a população poderá apresentar as propostas e decidir os projetos que quer para o concelho de Caminha. . É importante referir que cada projeto não poderá ultrapassar os 65 mil euros. Durante três semanas, os caminhenses vão ser chamados aos encontros de participação. Estes encontros começam dia 6 de junho em Moledo. No dia 8 de junho, o Município deslocar-se-á a Vila Praia de Âncora; no dia 13, a Riba de Âncora; no dia 15 a Argela, no dia 20 a Vilar de Mouros e no dia 22 a Orbacém. Os encontros de participação decorrerão pelas 18 horas.

 ----------------------------------------------

È no domingo  que Caminha recebe o encontro nacional de tocadores de concertinas e cantares ao desafio nacional, naquele que designa de Desafios. O objetivo é reabilitar e recentrar o papel da concertina e dos cantares ao desafio nas manifestações populares. As inscrições terminam no dia 23 deste mês, sendo este um projeto da Fundação INATEL e do Município de Caminha.

------------------------------------------------------

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo e dois artesãos de Viana do Castelo vão representar Portugal no Festival Mundial Folkloriadas, a realizar em Zacatecas, no México, entre 30 de julho e 14 de agosto e que representa a maior montra artística do CIOFF Internacional. A escolha recaiu depois de um processo que envolveu o CIOFF nacional, que solicitou em 2015 à Câmara Municipal de Viana do Castelo apoio na escolha, sendo que a autarquia decidiu propor este grupo uma vez que, no mesmo ano, o grupo assinalou 75 anos de existência. Assim, 28 elementos deste grupo, juntamente com a bordadeira Conceição Pimenta e o artesão de cabeçudos Francisco Cruz, vão representar Portugal neste evento mundial.

 -----------------------------------------------------------------

Os gigantones e cabeçudos são este ano o tema escolhido para o cortejo histórico-etnográfico da Romaria d`Agonia, que vai decorrer de 20 a 23 de agosto. Trata-se de uma homenagem singela à manifestação mais popular e imediata da romaria e que contagia singularmente toda a população, disse a vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro, que também preside à VianaFestas, entidade organizadora da Romaria da Agonia. Para Maria José Guerreiro, a escolha do tema deste ano foi extremamente feliz por permitir não só refletir sobre o papel de Viana do Castelo nesta arte milenar da máscara, como ao mesmo tempo homenagear algumas das figuras da cidade, como a Taipeira de Darque, artesã daquela localidade do concelho que continua a arte familiar de modelar artesanalmente os gigantones e cabeçudos.

--------------------------------------------------------------------

Em Monção o Núcleo Museológico Torre de Lapela, vai abrir ao publico esta sexta feirapelas 9 da noite, depois dos trabalhos de requalificação que foi alvo, estes foram na ordem dos 70 mil euros, com financiamento no âmbito do “QREN – Valorização e Qualificação Ambiental – Eixo III – Património Cultural”, englobou a restauração da torre de menagem, a beneficiação do pavimento envolvente e a valorização dos canastros existentes. A Torre de Menagem de Lapela, é um Imóvel classificado como monumento nacional desde 23 de junho de 1910, constitui uma edificação com elevado significado histórico-cultural e um apelativo enquadramento paisagístico sobre o casario tradicional de Lapela, rio Minho e margem galega

 ---------------------------------------------------------

Feira Medieval de Viana do Castelo este ano acontece entre   16 a 19 de Junho e Já se encontram abertas as  inscrições até dia 15 de Abril. (Regulamento e Ficha de Inscrição disponível e pode ser consultado no site da Viana festas.

publicado por afifenoticias às 19:57
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.CONTADOR

Contador grátis
Imobiliarias

.Novembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


.posts recentes

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

.arquivos

. Novembro 2017

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Fevereiro 2016

. Junho 2015

.favorito

. ...

blogs SAPO

.subscrever feeds