Segunda-feira, 15 de Junho de 2015

...

 ------------------------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira está a ser efetuada a limpeza da praia da lanta e area envolvente, numa extensão de 2.300 metros pela margem ribeirinha, entre a Ponte da Amizade e a Praia da Lenta. A intervenção permitirá sobressair um espaço natural espelhado sobre o rio Minho até aqui recôndito e inacessível pela densa vegetação. A ação, da responsabilidade da União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe em coordenação com algumas entidades responsáveis como a Polícia Marítima e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, consiste na desmatação, no corte e remoção de árvores infestantes, como austrálias e mimosas. A intervenção, que arrancou em setembro, deve prolongar-se por mais alguns meses, dada a complexidade nos acessos e na quantidade de vegetação. Este trabalho dá sequência à limpeza geral da Ecopista do Rio Minho, ao longo de toda a frente ribeirinha, encetada pela autarquia cerveirense no final de 2014 e inícios de 2015. O intuito foi o de tornar o percurso pedestre/ciclável mais atrativo, com boas condições de visibilidade e de desfrute da bela paisagem sobre aquele troço de água internacional e o outro lado da fronteira.

 -------------------------------------------------------

A CDU veio em comunicado mostrar-se contra a conclusão daquilo que considera um mau negocio do município Vianense com a empresa aguas do norte SA, salientando que a conclusão da venda de infraestruturas de abastecimento de água e infraestruturas de saneamento de águas residuais à Empresa Águas do Norte, SA é uma grave decisão para o município de Viana do Castelo e para as suas populações. A alternativa que a CDU defende é aquela que vários municípios estão também a tentar: voltar a municipalizar as infraestruturas de abastecimento de água e infraestruturas de saneamento de águas residuais, recorrer aos fundos comunitários para concluir directamente as obras e infraestruturas que faltam para abastecer de água e garantir a rede de saneamento de águas residuais a toda a população do concelho. A finalizar os comunistas Vianenses, lamentam que insistam na decisão tomada pelo PS e PSD no município de Viana do Castelo quando, há cerca de um ano, (20 de Novembro de 2014) aprovaram o contrato de Concessão de Exploração e Gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água.  A CDU alerta a população para as consequências graves da decisão que agora entra em vigor.

--------------------------------------------------------------------

È neste sábado que a concelhia do PSD Vianense vai a votos e Antonio Amaral, apresenta-se como candidato com o lema Renovar Com Confiança. Há na concelhia, 700 militantes com direito a voto.

-----------------------------------------------------------------------

È neste sábado que a piscina municipal de Vila Nova de Cerveira vai reabrir ao público , depois de ter sido alvo de obras de requalificação orçadas em dois milhões de euros, segundo adiantou a autarquia Cerveirense, que adianta que esta foi a maior beneficiação realizada, nas últimas décadas, num equipamento público do concelho para oferecer um serviço de maior qualidade aos utilizadores. A intervenção agora concluída, orçada em dois milhões de euros, foi comparticipada em 1,2 milhões de euros pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON2), para beneficiação interior e arranjos exteriores. No âmbito da aposta na eficiência energética a piscina municipal, para o aquecimento dos balneários foi instalada uma bateria de painéis solares, sendo que a piscina passou a ser abastecida por gás natural. De acordo com as estimativas da autarquia, estas alterações vão representar uma redução considerável na fatura energética, com ganhos contabilizados em cerca de 30%.

------------------------------------------------------------------------

A camara de Melgaço, com o objetivo de criar uma nova oportunidade de promoção para os espumantes, lança em novembro um novo certame ligado a esta categoria de vinhos. Neste momento cerca de 30 profutores do concelho, estão a lançar no mercado uma media anual de 150 mil garrafas de espumantes, segundo avançou o autarca Melgacense. A primeira Festa do Espumante de Melgaço vai decorrer de 20 a 22 de novembro, com a presença de 13 produtores de espumantes, três expositores de fumeiro e outros produtores regionais típicos do concelho, bem como dois restaurantes que vão apresentar propostas gastronómicas, harmonizadas com os vinhos.

------------------------------------------------------

Os Encontro de Participação do concelho de Caminha, chegam ao fim na quinta feira,  Até ao momento já decorreram 4 encontros de participação, onde intervieram 138 pessoas e de onde já saíram 15 projetos para a equipa técnica avaliar para as freguesias de Lanhelas, Seixas, Gondar, Argas, Venade, Azevedo; Argela, Âncora, Vile e Riba de Âncora. O Município de Caminha convida os caminhenses a participarem, a apresentarem propostas e a decidirem os projetos que querem para o concelho.

 ------------------------------------------------

Vila Nova de Cerveira vai receber de 20 a 22 de novembro o XVI Fórum Nacional de Apicultura, que vai reunir centenas de apicultores. Ao longo destes três dias, Vila Nova de Cerveira volta a receber um evento focado na excelência do mel, mas este ano de âmbito nacional. Além de workshops, palestras, mostra/venda de produtos, o XVI Fórum Nacional de Apicultura integra, pela primeira vez, a vertente gastronómica associada à confeção de pratos com este produto. Organizado pela APIMIL - Associação de Apicultores entre o Minho e Lima, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a chancela da - Federação Portuguesa de Apicultores de Portugal, o programa da XIV Feira Nacional do Mel e XVI Fórum Nacional de Apicultura contempla ações de formação/workshop abrangendo diversos temas, palestras, uma área dedicada à promoção/venda de produtos apícolas nacionais e estrangeiros, e ainda uma vertente pedagógica e expositiva. A expetativa da organização é atingir os 400 inscritos para os três dias da principal mostra da variedade e qualidade dos produtos de apicultura ao nível nacional, constituindo-se como a oportunidade ideal para produtores e organizações divulgarem os seus produtos junto de consumidores e dos principais operadores do mercado nacional e europeu do mel, bem como contactar com empresas fornecedoras de fatores de produção a operar na fileira apícola.

 ----------------------------------------------

Na quarta feira, o executivo Caminhense reúne uma vez mais fora de portas, em mais uma das reuniões descentralizadas, que ocorrem sempre na ultima quarta feira de cada mês, pelas varias freguesias do concelho, Desta vez a reunião acontece em Vilar de Mouros, esta quarta feira pelas 6 e meia da tarde, no edifício do centro escolar da freguesia..

------------------------------------------------

Em Ponte de Lima o Serviço Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, há semelhança dos anos anteriores mantêm a tradição e promove a 11 de novembro o tradicional magusto, na Quinta de Pentieiros. A iniciativa visa manter viva a tradição e proporcionar um encontro de gerações entre a comunidade escolar e sénior. Mais uma vez foi lançado o convite a todos os participantes a reescreverem a “Lenda de S. Martinho”. Pretende-se apelar à criatividade e imaginação de cada um, no sentido de apresentarem uma versão diferente da “velha lenda”. Os três guiões vencedores, eleitos pelo júri, a equipa técnica do Serviço Área Protegida, serão apresentados, no Dia de S. Martinho, pelos seus autores, durante a realização do Magusto.

----------------------------------------------------------------

A Camara de Cerveira, vai disponibilizar 10 bolsas de estudo para o ensino superior e para tral as candidaturas acontecem entre 9 de novembro e 9 de dezembro, onde os jovens cerveirenses a frequentar o ensino superior podem apresentar a sua candidatura, num apoio que visa fomentar uma maior igualdade de oportunidades no acesso à educação. Com a concessão destas bolsas de estudo, a autarquia cerveirense aposta na promoção da formação superior dos seus residentes, apoiando a prossecução dos estudos de jovens oriundos de famílias mais vulneráveis, fomentando a justiça social e uma maior igualdade de oportunidades.

 -------------------------------------------------

Ponte de Lima apresentou o projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, que abrange onze eventos, a realizar entre novembro do corrente ano e março de 2016. Destaca-se assim entre13 a 15 de novembro - V Feira do Ambiente e Energia, 27 a 29 de novembro – I Festival da Carne Minhota 04 a 06 de dezembro - IV Festa da Gente Miúda e do Livro Infantil, a 13 de dezembro - V Festival do Bacalhau e da Doçaria , 18 a 20 de dezembro – I Feirão de Natal, 15 a 17 de janeiro – IX Verde Noivos , 29 a 31 de janeiro - VII Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho , 12 a 14 de fevereiro – II Expo Saúde/Desporto , 26 a 28 de fevereiro – I Feira 100% Agrolimiano - , 04 a 06 de março – II Feira dos Jardins e Espaços Verdes –18 a 20 de março - III Feira Gastronómica da Lampreia

----------------------------------------------------------

Os feirantes com terrado na Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a usufruir, no próximo ano, da redução de taxas praticada ao longo deste ano Em reunião de Câmara o executivo cerveirense voltou a aprovar, por unanimidade, esta medida pontual.

 ---------------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira o Município, em parceria com os restaurantes locais, volta a propor, até ao final do ano e em todos os fins-de-semana de cada mês, uma iguaria típica numa ação designada de “Sabores Tradicionais de Cerveira”. Esta é uma proposta lançada, no ano passado, pelo atual executivo, com o objetivo de valorizar a cozinha tradicional e dinamizar os restaurantes, o comércio e os produtores locais. De acordo com o edil cerveirense, Fernando Nogueira, “a gastronomia assume-se como um incentivo de visita ao concelho cativando, não só os apreciadores de uma especialidade, mas também aqueles que associam a boa mesa ao conhecimento do património cultural e natural. E Cerveira é um concelho rico neste conjunto de ofertas”.

------------------------------------------------------

DESPORTO

Hoquei em patins, a Juventude de Vila Praia de Ancora vai receber o Maritimo na primeira eliminatória da taça de Portugal que vai acontecer a 2 de Dezembro.

 

publicado por afifenoticias às 21:45
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.CONTADOR

Contador grátis
Imobiliarias

.Agosto 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

.arquivos

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Fevereiro 2016

. Junho 2015

.favorito

. ...

blogs SAPO

.subscrever feeds