Terça-feira, 7 de Novembro de 2017

...

 

 ----------------------------------

---------------------------------

Viana do Castelo vai receber na sexta feira o evento comemorativo do 20º aniverssario da Rede Portuguesa de Municipios Saudaveis, estando assim agendada para as 3 da tarde no forte de Santigo da Barra, uma mesa redonda intitulada, O Estado atual da promoção da saúde a nivel local e desafios para os objetivos do desenvolvimento sustentável 2030. Para sábado, pelas 10 da manhã, é feita a abertura da exposição, Ernesto Roma, vida e obra e pelas 10 emeia na Sala Couto Vianba, tem lugar a conferencia, Psicoeducação e Grupos Multidisciplinares na Diabetes, pelas 4 e meia da tarde na biblioteca municipal, tem lugar um momento cultural. A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação de municípios parceira da Organização Mundial de Saúde que tem como missão desenvolver o Projeto Cidades Saudáveis, um projeto de promoção da saúde das comunidades que se sustenta numa Rede Europeia.

 ----------------------------------------------------------

Em Monção, a autarquia procedeu à requalificação do adro da Igreja de Tangil, num investimento de 60 mil euros, suportados em partes iguais pela camara e Secretaria de Estado das Autarquias Locais. A obra foi inaugurada com a presença do Bispo da Diocese de Viana do castelo, D. Anacleto Oliveira. Esta intervenção assume uma importância para a paroquia e população local e permite a valorização do património religioso do concelho.

------------------------------------------------------- 

Município de Esposende, através da Esposende Ambiente, está a desenvolver uma campanha de sensibilização apelando à poupança de água. Perante as condições climatéricas que tiveram como consequência a redução muito significativa das reservas hídricas que estão na origem dos sistemas de abastecimento de água às populações, a Esposende Ambiente apela a todos os utilizadores do seu sistema de abastecimento de água para assegurar um uso mais eficiente deste bem público essencial. Sob o lema “Um minuto por dia, vamos fechar a torneira à seca”, a campanha visa consciencializar todos os portugueses de que a água desperdiçada num minuto é suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de 1 milhão de pessoas.

-------------------------------------------------------------------- 

Cada vez são mais os peregrinos, que utilizam o caminho de Santiago pela costa, em Esposende o Albergue de São Miguel de Marinhas registava, em outubro, um total de 6.300 dormidas, ou seja, mais 3000 que em período homólogo do ano passado. Mas o número de peregrinos que passa por Esposende é bastante superior, encontrando-se alguns entre os cerca de 47 mil turistas que este ano colheram informação no Centro de Informação Turística. Reconhecendo a importância crescente do percurso, o Município de Esposende tem investido nesta área, na melhoria de percursos e no reforço da informação disponibilizada, através da sinalética e dos suportes oferecidos no Centro de Informação Turística. O Caminho Português da Costa pretende relevar o contacto entre terra e mar, desde o Porto, ao longo de 141 quilómetros, até Valença.

 --------------------------------------------------------

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, face ao prolongado período de seca registado no país e na região, vai implementar algumas medidas por forma a reduzir o consumo de água e, simultaneamente, através dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, vai dirigir campanhas para o uso eficiente da água. De entre as medidas, destaca-se a redução do consumo da água em cinquenta por cento no que toca ao plano de lavagens das ruas da cidade, a suspensão das regas que utilizam água para consumo público e vai também reduzir em metade o plano de regas dos espaços verdes e jardins que utilizam água não tratada.

Com estas medidas, pretende-se alertar e sensibilizar a população para a escassez da água, fenómeno que também já se sente no concelho, embora o sistema público de distribuição de água ao domicílio não esteja de momento ameaçado.

-------------------------------------------------------------- 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a promover, até dia 26, um conjunto de iniciativas designadas “Encontros Interculturais” no âmbito da Semana da Tolerância. De entre as iniciativas, destaca-se o “Família do Lado”, que passa por um almoço-convívio entre uma família vianense e uma família imigrante. De entre as várias atividades desenvolvidas incluem-se sessões de teatro e cinema, ações de sensibilização sobre migrações para empresários, ações de capacitação para a comunidade imigrante, voluntariado, encontros desportivos inseridos no Plano Municipal para a Integração de Imigrantes e diversos workshops de dança tradicional do Brasil, Portugal e do continente africano e um convívio intercultural. De sublinhar que, neste âmbito, a autarquia tem um Plano Municipal de Integração de Imigrantes, depois de aprovada a candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, através do Alto Comissariado para as Migrações. O Plano Municipal é um documento onde constam medidas de integração dos imigrantes residentes no concelho de Viana do Castelo, principalmente dirigidas aos Nacionais de Países Terceiros.

 -----------------------------------------------------------

Em Caminha, estão de regresso as reuniões públicas descentralizadas e a primeira deste novo mandato acontece dia 29 em Arga de Baixo, pelas 6 e meia da tarde na sede da junta de freguesia. As sessões públicas descentralizadas continuam a fazer parte da agenda do executivo caminhense. Recorda-se que estas sessões tiveram inicio em 2014, aquando do primeiro mandato de Miguel Alves.

 -------------------------------------------------

Em Ponte de Lima arranca no ultimo sábado deste mês, mais uma edição do, Em época Baixa, Ponte de Lima em Alta, que assim se prolonga até ao ultimo fim de semana de MAIO DE 2018. Dirigido aos agentes locais e aos empresários do setor turístico hoteleiro e da restauração, o projeto potencia os recursos endógenos como forma de tornar este território num espaço ideal para continuar a alavancar a economia local e o turismo em época baixa. O Em Epoca Baixa, Ponte de Lima em Alta, aposta na Gastronomia de Ponte de Lima, aliando-a a um diversificado programa de animação. Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta 2017/2018, será apresentado publicamente na próxima quarta-feira, às 15 horas, na Clara Penha – Casa dos Sabores..

        --------------------------------------------- 

Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo vai  realizar no sábado dia 25, a partir das 2 e meia da tarde no Hotel Axis Viana , o primeiro encontro da associação, que tem como objetivos a divulgação dos dados estatísticos recolhidos tanto no Albergue de Peregrinos de Caminha, que esta associação gere desde 2012, e do Posto de Informação mantido nos meses de Julho e Agosto na freguesia de Darque em Viana do Castelo, o agradecimento e entrega de Certificados a todos os voluntários que diariamente ou pontualmente colaboram com a associação, bem como o reconhecimento a todas as entidades que de forma mais ou menos direta são parceiros desta associação. A associação informou que o albergue de Caminha, a funcionar desde 2012, já acolheu mais de 11.000 peregrinos, sendo que, este ano, está perto de atingir 5.000. Neste 1º Encontro haverá também um momento de homenagem e de reconhecimento ao Comendador Dr. Francisco Sampaio, ex-presidente da Região de Turismo do Alto Minho (RTAM), pelo apoio incondicional na fase de marcação do Caminho Português da Costa, Caminho este iniciado e revitalizado pela AACS-VIANA.

 ---------------------------------------------------

Em Vila Nova de Cerveira a camara municipal mantem o financiamento direto as freguesias do concelho, tal como em 2016, no montante global de 250 mil euros, acresce a ver4ba suplementar de 60 mil euros para apoiar possíveis candidaturas a fundos comunitários. Assim a transferência de verbas para 2018 segue os mesmos moldes praticados em 2017, com um complemento de cerca de 25% que ficará de reserva, caso algumas freguesias submetam um projeto a fundos comunitários e necessitem de um enquadramento financeiro para o concretizar. Se esse fundo de maneio não for gasto até outubro, a autarquia compromete-se a distribuí-lo pelas freguesias.

----------------------------------------- 

Em Monção a camara municipal dá á concessionária do balneário termal, 30 dias para pagar uma dívida de 100 mil euros, relativa a pagamentos em atraso pela exploração do equipamento municipal, segundo refere a autarquia. O executivo Monçanense Refere que o montante em dívida inclui o pagamento de 11 rendas mensais, 55.000 euros, o incumprimento na liquidação do fornecimento de água pública, 11.587 euros e atrasos no plano de pagamentos aprovado por deliberação camarária, 11.000 euros. Àqueles valores, acrescentou a autarquia, acresce IVA à taxa legal em vigor, situando-se a divida global muito perto dos 100 mil euros, adiantando que o ultimato agora tornado público foi aprovado, por unanimidade, na última reunião ordinária do município

 -----------------------------------------------

Em vila Nova de Cerveira a camara local aprovou um projeto que visa dotar o concelho em 2018/2019 de mais e melhores infraestruturas de saneamento básico, abrangendo cerca de 2.200 cerveirenses, num investimento de 3 milhões de euros. Com este objetivo, o executivo aprovou, oito projetos de execução, que serão agregados em três candidaturas a submeter ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos .

---------------------------------------------

Paredes de Coura está a acolher  até sexta feira, cerca de 100 especialistas oriundos dos Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Chile, Espanha e Portugal, para debater o tema do uso do fogo como forma de gestão e prevenção de grandes incêndios florestais. Estes durante 7 dias, vão estar reunidos em regime de internato, no CEIA, em plena Paisagem Protegida de Corno do Bico, para debater, trocar experiências e executar diversas queimas em ambientes e ecossistemas diversificados do Alto Minho. Estas ações de uso de fogo controlado, ou chamado “fogo frio”, estão já previstas nos planos de fogo controlado desenvolvidos pelos respetivos Gabinetes Técnicos Florestais de cada município que integra a CIM Alto Minho.  ---------------------------------------------------

Em Viana do Castelo, começou a formação para 12 novos bombeiros municipais, tendo o presidente da camara, Jose maria Costa assinado os contratos de trabalho com os novos recrutas, 10 homens e 2 mulheres. Estes vão efetuar formação de um ano, depois de um processo de recrutamento aprovado em reunião de câmara tendo em conta a diminuição dos recursos humanos ao serviço e ao aumento do volume de trabalho. De acordo com a proposta aprovada, durante os últimos anos verificou-se uma diminuição dos recursos humanos ao serviço do Corpo Municipal de Bombeiros da autarquia, sobretudo devido às regras de aposentação destes trabalhadores, o que originou a realização de grande volume de trabalho suplementar, situação que foi mantida atendendo às rígidas limitações no âmbito do recrutamento de trabalhadores, e que importa agora reverter.

--------------------------------------------------

O Centro Cultural e Social de Vila Praia de Ancora vai reunir a sua assembleia geral no dia 25, pelas 10 da manha no salão nobre da associação, com 5 pontos a fazer parte da ordem de trabalhos, onde se destaca o orçamento para 2018 e o parecer do conselho fiscal

 ----------------------------------------------------

 

No proximo domingo, pelas 10 da manhã será oficialmente inaugurado o Souto de Santa Marta, depois de um processo de requalificação. Terá a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng. José Maria Costa. Um espaço emblemático para a freguesia de Santa Marta de Portuzelo, o mesmo mereceu uma intervenção profunda em toda a sua área, nomeadamente a criação de um auditório ao ar livre, um parque infantil e um parque de manutenção. Instalado ao lado da Antiga Escola de Fonte Grossa, será um espaço de lazer, convívio e de manutenção física. .

 

 ------------------------------------------

 

Em Caminha os alunos do 3º e 4º anos do agrupamento de escolas Sidonio Pais, iniciaram a sua formação desportiva na modalidade de remo, com as “Primeiras Remadas”, uma atividade a desenvolver ao longo do ano letivo, é uma das apostas no desenvolvimento da náutica, e resulta de uma nova política na área do desporto, com parcerias entre a Câmara Municipal de Caminha, Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Nautiminho e Sporting Club Caminhense .

O Remo é uma das novidades deste ano letivo em matéria de desporto. Os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais vão ter também nas aulas de Educação Física, pela primeira vez, as modalidades de SUP (Stand Up Paddle) e Canoagem. O Surf vai igualmente, em breve, ser uma realidade. Para concretizar estas práticas, foram assinados em setembro último dois protocolos, entre a Câmara Municipal de Caminha, Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Nautiminho e Sporting Club Caminhense.

 -----------------------------------------

Em Arcos de Valdevez a autarquia e os bombeiros locais, assinaram um protocolo no valor de 60 mil euros, para dar continuidade ao trabalho meritório de proteção e socorro, que esta associação desempenha junto das populações. Com este protocolo as duas entidades irão cooperar nos domínios do aviso, alerta, intervenção, apoio e socorro através do corpo de Bombeiros Voluntários; Colaborar com o Serviço Municipal de Proteção Civil, na implementação e coordenação de programas de prevenção e vigilância de fogos florestais; Assegurar, com plena eficácia, as comunicações telefónicas, via rádio ou outras, na Central de Comunicações, 24 horas por dia, todos os dias do ano e Assegurar a emergência pré-hospitalar, como reforço complementar ao – Suporte Básico de Vida, de forma a garantir a continuidade de parâmetros de qualidade na assistência pré-hospitalar à população..

---------------------------------

O Campus Desportivo arrancará na sexta-feira, 24 de novembro, com uma cerimónia de abertura no Pavilhão Municipal de Desporto de Vila Nova de Cerveira, seguindo-se dois jogos de futebol amigáveis entre duas equipas mistas formadas por adolescentes da Galiza e de Portugal. No dia seguinte, 25 de novembro, a manhã fica reservada para uma atividade de orientação em família no Parque do Lazer Castelinho, em Vila Nova de Cerveira. No período da tarde, a iniciativa volta ao concelho de Tomiño, para acolher uma ação de atletismo e uma exibição de ‘calistenia’ na área desportiva de Mosteiro e outra de ténis de mesa no Pavilhão de Sobrada.

As atividades do domingo, 26 de novembro, são direcionadas para a família, com natação na Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira e com pilatos no Pavilhão de Goián.

da política desportiva municipal, foram também aprovados protocolos de colaboração desportiva com diversos clubes no sentido de apoiar os atletas. Assim, a autarquia vai apoiar o atleta Miguel Ribeiro, na modalidade de atletismo através do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, para possibilitar a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e para o apuramento para o Campeonato da Europa 2018, Campeonato Mundial 2019 e Campeonato da Europa 2020. Foi também aprovado um protocolo com o mesmo clube para apoiar os planos de treino desportivo de preparação dos atletas Marcos Maio na disciplina de salto em altura (campeão nacional juvenil e júnior) e Miguel Pereira da disciplina de barreiras (campeão nacional 60m barreiras – juvenis, campeão nacional 110m juniores), bem como à sua participação no quadro da alta competição, visando a sua progressão desportiva e a integração nas representações nacionais. Com a EDV – Escola Desportiva de Viana, o protocolo visa o apoio ao desenvolvimento de um plano de treino desportivo de preparação da Esgrimista Carolina Oliveira, para disputar o apuramento Olímpico (Tóquio 2020), desenvolvido ao logo de quatros épocas desportivas, e visando o seu apuramento para o Campeonato da Europa de Juniores e para o Campeonato do Mundo de Juniores.

------------------------------------------------------------ 

Nos dias 2 e 3 de dezembro, em Caminha tem lugar a 3ª edição da Festa da Marioneta Luso-Galaica. A Vila vai neste periodo ciontar com, Espetáculos, animações de rua e workshops de construção de marionetas, de grupos portugueses e da Galiza, que  vão assim dar o mote a esta edição que promete um fim de semana repleto de atividades ligadas à Arte da Marioneta, com Portugueses e Galegos.

--------------------------------------------------- 

Valença prepara-se para viver entre 1 de dezembro e 7 de janeiro a animação de Natal, onde vão acontecer diversas atividades e atrações. Assim a Câmara Municipal em parceria com as associações, a hotelaria, a restauração e o comércio em geral vai promover, a Cidade Presepio, a Fortaleza de chocolate Pista de Gelo, Duendelândia, , Mercado de Natal, Comboio Turístico, concertos, recriação da Natividade, iluminação artística e Cavalgata de Reis, são 10 motivos para viver experiências únicas, este Natal em Valença..

 -------------------------------------------

A Banda Nova de Barroselas, vai no próximo dia 1 de dezembro, representar o distrito de Viana do Castelo no Desfile de Bandas Filarmónicas comemorativo da Restauração da Independência em 1640. A organização pertence ao Movimento 1º de Dezembro que lançou a ideia deste grandioso Desfile e mobilizou por todo o país, com o apoio dos seus delegados e da Confederação Musical Portuguesa, diferentes bandas e municípios. Será um total de 32 entidades, integrando 1 grupo de persussão, 1 banda nacional militar e 30 bandas filarmónicas civis, com cerca de 1900 músicos, provenientes dos mais diversos pontos do país que irão descer a Avenida da Liberdade, para celebrar Portugal, a Independência e a Restauração através de uma merecida homenagem a esta prática musical e à importante acção formativa e cívica das bandas filarmónicas. Tendo como ponto de partida o monumento aos Mortos da Grande Guerra, o desfile descerá até à Praça dos Restauradores para uma interpretação conjunta final das Bandas participantes sob a direcção do Maestro Capitão-Tenente Délio Gonçalves, da Banda da Armada. Ao longo do desfile, serão interpretadas várias marchas, bem como o Hino da Restauração. O alinhamento do momento colectivo conta também, além do Hino da Restauração, com a interpretação dos Hino da Maria da Fonte e Hino Nacional.

 ----------------------------------------------

 

publicado por afifenoticias às 21:12
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.CONTADOR

Contador grátis
Imobiliarias

.Novembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


.posts recentes

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

.arquivos

. Novembro 2017

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Fevereiro 2016

. Junho 2015

.favorito

. ...

blogs SAPO

.subscrever feeds